quarta-feira, 29 de abril de 2015

DINÂMICAS DIVERTIDAS: PROFESSORES E ALUNOS.... para adaptar!

dinamicas divertidas, dinamicas de grupo engraçadas

As dinâmicas de grupo possuem várias aplicações e tem o objetivo de conectar pessoas que são membros de um grupo ou equipe de trabalho para que possam trabalhar determinadas competências, avaliar objetivos, motivar e até divertir, sim, dinamicas podem ser divertidas para quebrar o gelo, enturmar pessoas, apresentar e muito mais.
Nosso objetivo é ensinar como fazer dinâmicas divertidasengraçadas para aplicar em equipes de trabalho, em sala de aula, em grupos de jovens e até mesmo com grupos da terceira idade. Estudos comprovam que realizar atividades descontraídas com elementos divertidos auxiliam no entrosamento e um grupo e no processo de aprendizagem. As atividades em grupo vem se popularizando nos mais diversos setores e já não é mais uma exclusividade de empresas e instituições, aos poucos professores, coordenadores pedagógicos vem descobrindo uma nova forma de educar e integrar alunos.
Definição de Dinâmicas: A palavra dinâmica tem sua origem no grego dynamike que significa "forte", esta palavra foi muito utilizada pela física através do estudo do movimento dos corpos e suas causas. Nos anos 40 o psicólogo alemão Kurt Lewin  começou a realizar pesquisas com grupos de pessoas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT, seu objetivo era entender o comportamento de diversos grupos e suas motivações.
Baseado nos resultados de suas pesquisas Lewin desenvolveu a Teoria do Campo Psicológico  onde identificou a variação do comportamento humano relacionado quando um indivíduo está inserido em um grupo a partir da percepção de si mesmo e aquela gerada pelo ambiente em que está inserido, família, sociedade, política, trabalho, etc. A partir de suas descobertas Kurt Lewin começou a utilizar o termo "dinâmica de grupo" para explicar esses comportamentos fortes que movimentam um grande número de indivíduos em prol de um objetivo comum.

quebra gelo para dinamicas de grupo

Dinâmicas de Quebra Gelo, exemplos de como fazer, 

dicas com textos e vídeos

Aprenda como quebrar o gelo em uma reunião de negócios, uma seleção de dinâmicas de quebra-gelo explicadas passo a passo em textos e vídeos, para promover descontração em equipes. Quebra gelo é um termo popular para romper com as formalidades e descontrair as pessoas a sua volta, em se tratando de atividades e dinâmicas de grupos, as dinamicas de quebra gelo são populares, divertidas e cheias de motivação, ajudando a descontrair as pessoas e proporcionando uma melhor integração do grupo ou equipe de trabalho.

As dinâmicas quebra gelo são utilizadas em diversas situações, em apresentações de novos membros de um grupo promovendo descontração e integração, antes de realizar atividades ou reuniões para quebrar o gelo do grupo, em sala de aula, em grupos da terceira idade, enfim, são brincadeiras de quebra gelo que podem ser utilizadas nas mais diferentes situações, com as atividades aqui disponíveis o coordenador encontrará a melhor brincadeira para aplicar em sua equipe. 
Nos diversos treinamentos que ministramos em empresas e instituições de ensino uma pergunta recorrente é feita por líderes, coordenadores e professores: Como quebrar o gelo em uma reunião, ou antes de iniciar uma atividade em grupo ou na sala de aula? A resposta é bem simples, a melhor maneira é aplicando uma dinâmica quebra gelo ou uma atividade ou brincadeira paradescontrair o grupo.
quebra gelo teve sua origem no início do século XX  com os estudos realizados em grupos e através da observação de líderes ao desenvolver atividades em sua comunidade. Observou-se que a tensão inicial, tradicionalmente chamada de “gelo do publico” criava um grande desconforto nos coordenadores e nos participantes e após uma piada ou conversa informal essa tensão diminuía através da descontração geral e da atenção voltada ao orador. Com as dinâmicas quebra gelo que apresentamos aqui temos esse mesmo objetivo, oferecer ferramentas para aplicar nas mais diversas atividades, seja em escolas, empresas, organizações ou em reuniões comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário