Leitura para refletir sobre a escrita
- Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos.
- Saber reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos linguísticos presentes nos textos
Flexibilização para deficiência visual
Escolha textos disponíveis em Braille para alunos cegos alfabetizados neste sistema. Alie o planejamento das aulas com a sala de recursos e estimule seu aluno a reler os textos atenciosamente no contraturno. Todos os pontos da discussão levantados pela turma devem ser repassados pelo professor ao aluno com deficiência visual. Uma máquina Braille disponível ou uma reglete para que ele anote as informações que considerar relevantes, é fundamental. Os problemas encontrados nas produções textuais dos alunos devem ser enumerados oralmente. Capriche, também, na interpretação da leitura das histórias. Ao longo da produção do cartaz, sugira que o aluno com deficiência visual colabore na discussão dos itens e expressões. O conteúdo do cartaz pode ser copiado em Braille, para que o aluno cego também tenha acesso a este material de apoio.
Alie o planejamento das aulas com as atividades na sala de recursos e estimule o aluno com deficiência a reler os textos com o máximo de atenção possível no contraturno. Leve para a sala de aula uma máquina braile ou uma reglete para que ele anote as informações que considerar relevantes para, mais tarde, produzir o seu próprio texto.
Todos os pontos da discussão levantados pela turma devem ser repassados pelo professor ao aluno com deficiência visual. Nesse caso, os problemas encontrados nas produções textuais dos alunos devem ser enumerados oralmente.
Ao longo da produção do cartaz, sugira que o aluno com deficiência visual colabore na discussão dos itens e expressões listados. O conteúdo do cartaz pode ser copiado em braile, para que o aluno cego também tenha acesso a esse material de apoio na sequência da atividade.
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