segunda-feira, 27 de abril de 2015

MENSAGENS,REUNIÃO DE PROFESSORES.

Ver Vendo




Otto Lara Rezende

De tanto ver, a gente banaliza o olhar – ver... não vendo.

Experimente ver, pela primeira vez, o que você vê todo dia, sem ver.

Parece fácil, mas não é: o que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade.

O campo visual da nossa retina é como o vazio.

Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta.

Se alguém lhe pergunta o que você vê pelo caminho, você não sabe.

De tanto vê, você banaliza o olhar.

Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório.

Lá estava sempre, pontualíssimo, o porteiro.

Dava-lhe bom dia, às vezes, lhe passava um recado ou uma correspondência.

Um dia o porteiro faleceu.

Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima idéia.

Em 32 anos nunca consegui vê-lo.

Para ser notado o porteiro teve que morrer.

Se, um dia, em seu lugar tivesse uma girafa cumprindo o rito, pode ser, também, que ninguém desse por sua ausência.

O hábito suja os olhos e baixa a vontade. Mas a sempre o que ver; gente; coisa; bichos.

E vemos? Não, não vemos.

Uma criança vê aquilo que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpo para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez, o que, de tão visto, ninguém vê. O pai que raramente vê o próprio filho. O marido que nunca viu a própria mulher.

Os nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos.

...e por ai que se instala no coração o monstro da indiferença.

Leitura do texto
  • Dividir o grupo em pares, um de frente para o outro. Enquanto um fecha o olho o outro modifica uma coisa no seu visual, o de olhos fechados terá que descobrir.
  • Socializar e discutir como às vezes não observamos as coisas a nossa volta. Como temos um olhar viciado, entre outras conclusões bastante pertinentes, para trabalhar os relacionamentos interpessoais.

A Estrela Verde - Texto para reunião pedagógica



"Era um vez, milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas e azuis. Um dia, elas procuraram o Senhor Deus Todo-Poderoso e disseram-lhe: “Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra, entre os homens.” "Assim será feito" - respondeu Deus - "Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer até a Terra." Conta-se que naquela noite houve a mais linda das chuvas de estrelas. Algumas aninharam-se nas torres das igrejas, outras foram brincar e correr com os vaga-lumes dos campos, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.

Passado algum tempo porém, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para ao céu, deixando a Terra outra vez escura e triste. "Por que voltaram?" perguntou Deus à medida em que chegavam novamente ao céu. "Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra; lá existe muita desgraça, muita fome, muita violência, muita injustiça, muita maldade, muita doença." E o Senhor lhes disse "Claro, o lugar real de vocês é aqui no céu, estamos no lugar da perfeição, no lugar onde tudo é imutável, onde nada perece." Depois de chegadas todas as estrelas e conferindo-lhes o número, Deus tornou a falar: "Mas está faltando uma estrela... Perdeu-se pelo caminho?" Um anjo, que estava perto, replicou: "Não, Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem." "Mas que estrela é essa?" - voltou Deus a perguntar. "Por coincidência, Senhor, é a única estrela dessa cor." "E qual a cor dessa estrela?"- insistiu Deus. E o anjo disse: "A estrela é verde, Senhor, a estrela verde do sentimento da esperança." Quando então olharam a Terra, a estrela já não estava só. A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que o homem tem e Deus não tem é a esperança. Deus já conhece o futuro, enquanto que a esperança é própria da Natureza Humana. Daquele que cai, daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe ainda como será o seu futuro."

  • Primeiro o texto deve ser lido.
  • Depois fazer várias estrelas verdes de papel, uma para cada participante da reunião.
  • Coloque para os professores que eles são a estrela verde de cada aluno na escola. Pedir que cada um escreva dentro da estrela como ele pode iluminar a vida dos alunos que mais precisam de atenção em sua sala de aula.
  • As estrelas devem ser trocadas entre os participantes e lidas.

Apenas você pode tirar esta pedra do seu caminho



Você provavelmente já ouviu um ditado popular que diz que “fulano é uma pedra no sapato de beltrano”. E também já deve ter passado por uma situação assim. Quando está caminhando e de repente uma pedrinha se atreve a entrar no sapato e aí, o incômodo começa. Esse incômodo continua e quanto mais você insiste em andar, mais incomoda e machuca. A nossa primeira atitude então é parar o mais rápido possível e retirar aquilo que nos incomoda.
E porque em nosso cotidiano nos acomodamos e passamos a conviver com pedras que nos machucam sem nos preocuparmos em retirá-las?
É como se no meio do nosso caminho existisse uma pedra que nos impedisse de ver o outro lado da estrada, barrando nossa passagempara progredir e, além disso, impedindo que em nossas vidas vejamos o mover de Deus que nos leva à vitória e, mesmo assim continuamos a conviver com ela.
Entre tantos problemas que nos afligem continuamente, insistimos em conviver com essa pedra, e por mais que ela nos incomode, não a retiramos, somente aceitamos e normalmente ela está impedindo que tenhamos uma perspectiva dos nossos sonhos, impedindo que o milagre de Deus se realize.
É meus amigos(as), muitas pessoas se queixam de que Deus não atende suas orações, contudo, não estão nem um pouco dispostos a retirar a pedra. E se não estamos dispostos a retirar a pedra, Deus não vai operar o milagre. Pode ser que tenham coisas na sua vida que já morreram e você está a espera de um milagre. Há muitas coisas boas que já foram sepultadas em nossa vida. Muitos já estão aceitando como mortos seus filhos, sua saúde, seu emprego, seus sonhos, porque não acreditam que Jesus pode ressuscitá-los.
Quando Jesus chegou ao túmulo de Lázaro, encontrou um obstáculo: A pedra. Em nossa caminhada deparamos com muitas pedras. Uma parte do milagre pertence a nós. Temos que retirar a pedra. Você retira a pedra e Deus realiza o milagre! Depende de nós removermos algumas pedras para que Jesus possa agir em nossas vidas. Mesmo Jesus tendo mandado tirar a pedra, as irmãs de Lázaro continuaram não acreditando, alegando que o corpo já cheirava mal. Estavam colocando a pedra de volta, sem perceber. Precisamos deixar Jesus ressuscitar as coisas boas que morreram dentro de nós. Não importa a quanto tempo algo morreu em sua vida. Espere Jesus chegar e retire a pedra. O que para você não tem mais jeito, Ele pode ressuscitar. E lembre-se que ao remover a pedra que tanto tem assombrado sua vida, você encontrará uma rocha chamada “Jesus Cristo” que te sustentará e nunca deixará que seus sonhos sejam sepultados.

O POTE VAZIO



Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente. Flores, arbustos e até imensas árvores frutíferas desabrochavam como por encanto.


Todos os habitantes do reino também adoravam flores. Eles plantavam flores por toda a parte e o ar do país inteiro era perfumado.


O imperador gostava muito de pássaros e outros animais, mas o que ele mais apreciava eram as flores. Todos os dias ele cuidava de seu próprio jardim.


Acontece que o imperador estava muito velho e precisava escolher um sucessor.
Quem podia herdar seu trono? Como fazer essa escolha?


Já que gostava muito de flores, o imperador resolver deixar as flores escolherem.
No dia seguinte, ele mandou anunciar que todas as crianças do reino deveriam comparecer ao palácio. Cada uma delas receberia do imperador uma semente especial. – Quem provar que fez o melhor possível dentro de um ano – ele declarou – será meu sucessor.


A notícia provocou muita agitação. Crianças do país inteiro dirigiram-se ao palácio para pegar suas sementes de flores.


Cada um dos pais queria que seu filho fosse escolhido para ser o imperador, e cada uma das crianças tinha a mesma esperança.


Ping recebeu sua semente do imperador e ficou felicíssimo. Tinha certeza de que seria capaz de cultivar a flor mais bonita de todas.


Ping encheu o vaso com terra de boa qualidade e plantou a semente com muito cuidado.
Todos os dias ele regava o vaso. Mal podia esperar o broto surgir, crescer e depois dar uma linda flor.
Os dias se passaram, mas nada crescia no vaso. Ping começou a ficar preocupado. Pôs terra nova e melhor num vaso maior. Depoistransplantou a semente para aquela terra escuta e fértil. Esperou mais dois meses e nada aconteceu. Assim se passou o ano inteiro.


Chegou a primavera e todas as crianças vestiram suas melhoresroupas para irem cumprimentar o imperador. Então correram ao palácio com suas lindas flores, ansiosas por serem escolhidas. Ping estava com vergonha de seu vaso sem flor. Achou que as outras crianças zombariam dele por que pela primeira vez na vida não tinha conseguido cultivar uma flor.


Seu amigo apareceu correndo, trazendo uma planta enorme:
- Ping, disse ele, você vai mesmo se apresentar ao imperador levando um vaso sem flor? Por que não cultivou uma flor bem grande como a minha?

- Eu já cultivei muitas flores melhores do que a sua, disse Ping. - Foi essa semente que não deu nada.
O pai de Ping ouviu a conversa e disse:

- Você fez o melhor que pôde, e o possível deve ser apresentado ao imperador.
Ping dirigiu-se ao palácio levando o vaso sem flor.

O imperador estava examinando as flores vagarosamente, uma por uma. Como eram bonitas! Mas o imperador estava muito sério e não dizia uma palavra.
Finalmente chegou a vez de Ping. O menino estava envergonhado, esperando um castigo. O imperador perguntou:

- Por que você trouxe um vaso sem flor?
Ping começou a chorar e respondeu:

- Eu plantei a semente que o senhor me deu e a reguei todos os dias, mas ela não brotou. Eu a coloquei num vaso maior com terra melhor, e mesmo assim ela não brotou. Eu cuidei dela o ano todo, mas não deu nada. Por isso hoje eu trouxe um pote vazio. Foi o melhor que eu pude fazer.


Quando o imperador ouviu essas palavras, um sorriso foi se abrindo em seu rosto e ele abraçou Ping. Então ele declarou para todos ouvirem:

- Encontrei! Encontrei alguém que merece ser imperador!

- Não sei onde vocês conseguiram essas sementes, pois as que eu lhes dei estavam todas queimadas. Nenhuma delas poderia ter brotado. Admiro a coragem de Ping, que apareceu diante de mim trazendo a pura verdade. Vou recompensá-lo e torná-lo imperador deste país.
(extraído do livro O Pote Vazio – Demi, Editora Martins Fontes)

Essa história é linda, nos faz refletir bastante sobre lealdade, respeito e os princípios éticos do ser humano...

Quantas vezes para conseguirmos o que queremos, passamos por cima de valores, esquecendo de respeitar e amar o próximo como nos foi ensinado?

Quantas vezes usamos de artifícios errados para alcançar nossosobjetivos?
Reflitamos sobre isto...

A Criança que existe dentro de nós!!



Grande Homem é aquele que não perdeu o Coração de Criança.

Todo mundo carrega dentro de si uma criança.
E todo mundo aprende a reprimi-la para ser adulto.
Crescemos e "temos" que ser sérios.
Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer: "deixe de criancice!"?
E desde quando precisamos deixar de ser crianças?

Ria de você mesmo, seja "ridículo",
brinque na chuva, de fazer castelos na areia, de fazer castelos no ar...
sonhe, faça bagunça no meio da rua, cante na hora que der vontade,
converse com você mesmo como se tivesse conversando com um
amiguinho
assista desenho animado e veja a sua vida
como se ela fosse um desenho animado,
brinque com uma criança... como uma criança...

Fique feliz simplesmente por ficar,
sorria e ria sem motivo,
ria de você, dos seus dramas, do ridículo das situações...

E acredite na pureza do ser humano...
na pureza de criança que talvez esteja escondida,
mas que existe em cada um de nós.

Para alguns você vai parecer louco, bobo ou infantil...
mostre a língua para esses "alguns" e diga,
como uma criança: "sou bobo mas sou feliz!"

Esses "alguns" com certeza têm uma criança maluquinha,
doida
 pra fazer bagunça também.

A
 vida já é muito complicada para vivermos sérios e carrancudos.

E isso tudo não é deixar de 
viver com seriedade...
é viver com a leveza de uma criança
e obrigações de adulto.

Fica muito mais fácil viver assim.

Então, coloque uma panela na cabeça
e solte o menino(a) maluquinho(a) que existe dentro de você!
Só não vale subir no muro e achar que sabe voar, né?

Feliz Dia das Crianças!

Que Nossa Senhora da Aparecida e seu Anjo da Guarda,
estejam sempre presente,
protegendo de todos os males dessa vida.
Um beijo, um abraço e um aperto de mão...
com todo meu carinho....


Mensagem: Uma aula inesquecível


Se alguém me perguntasse o que é ser um bom professor eu diria que é aquele capaz de dar uma aula inesquecível.

Uma aula inesquecível é uma aula teatral (aula magistral se for teatral), uma aula em que o professor é mais do que um professor — é um professor-ator.

Chega de ser o professor que entra em sala de aula disposto a “dar a matéria”. O professor-ator compreende que, por trás das aparências de uma sala de aula na qual os alunos estão “sedentos de conhecimento”, esconde-se uma outra verdade.

Os alunos estão é sedentos de vida, e, se o conhecimento não for vital, os alunos manifestarão seu desagrado na forma de dispersão, de conversas paralelas e até mesmo de sono. Neste caso, o comportamento rotineiro do professor “ofendido” com a falta de respeito dos alunos será uma reação ineficaz e estéril.

O professor-ator renuncia a reações ineficazes porque já renunciou à ideia de uma aula organizada, tranquila, com começo, meio e fim, cada passo previsto, cada tema devidamente abordado; já renunciou à ideia de um curso sem acidentes e incidentes, surpresas e impasses. Sabe que eram idealizações honestas, mas puras idealizações.

O realismo recomenda-lhe outra voz. E a aula inesquecível é justamente a ocasião propícia para seouvir a outra voz.
Gabriel Perissé

Então, que tal ser-mos professores inesquecíveis, que tal adotar-mos outras metodologias de ensino, tente inovar, fazer diferente, vamos ouvir a outra voz (nossos alunos), e conferir a produtividade dessa relação ensino-aprendizagem de uma forma descontraída e eficaz!! 

Pense Nisso!!

A Canoa


Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falarmuito, o advogado pergunta ao barqueiro: Companheiro, você entende de leis? Não – Responde o barqueiro. E o advogado compadecido: É pena, você perdeu metade da vida! A professora muito social entra na conversa: Seu barqueiro sabe ler e escrever?Também não – Responde o remador. Que pena! – Condoi-se a mestra! – Você perdeu metade da vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro preocupado, pergunta:Vocês sabem nadar? Não! – Respondem eles rapidamente. Então é uma pena – Concluiu o barqueiro – Vocês perderam toda a sua vida!” 
"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!" 

Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha contato.
Cada uma delas tem algo diferente para nos ensinar...
(Paulo Freire)

Mensagem de uma criança


Dizem que sou o futuro;
Não me desampare no presente.
Dizem que sou a paz;
Não me preparem para a guerra.
Dizem que sou a promessa de Deus e do bem;
Não me entreguem ao mal.
Dizem que sou a luz de seus olhos;
Não me deixem mergulhar na escuridão.
De vocês não espero o pão apenas;
Dêem-me a luz do entendimento....
Não quero de vocês o carinho somente;
Suplico que me eduquem...
A vocês não lhes peço apenas brinquedos,
peço-lhes boas palavras e bons exemplos...
Não vejam em mim um enfeite na casa de vocês;
sou alguém, pessoa humana à imagem de Deus.
Ensinem-me a oração, o trabalho, a humildade,
para que eu venha a ser bom, puro, forte e justo.
Corrijam-me agora, ainda que eu sou sofra...
Enquanto é tempo..
Amanhã poderá ser tarde...
Ajudem-me hoje, eu lhes suplico:
para que amanhã eu não os faça chorar....
...
Autora Meimei Psicografada Chico Xavier

Educando com Amor!!

"Quem não ama o que faz dá pouco de si. Não se esforça. Bate cartão, cumpre protocolo. O amor move gestos e intenções, em qualquer profissão. Mais ainda naquelas em que se lida diretamente com pessoas. Que são diferentes de livros, armários, números... Tem coisa pior do que ser chamado de 26? Ou 12? Amor é vital. No trabalho, na vida, em tudo. Ao ver o rosto encantado e feliz da pequena aluna sob o olhar atento e carinhoso da professora, quem há de negar a importância do amor na educação?"

Rubem Alves, em entrevista a revista Nova Escola-Outubro de 2001)

Oração do Professor I


Senhor!
Deste-me a vocação de ensinar e de ser professor.

É meu compromisso educar,
comunicar e espalhar sementes,
nas salas de aula da escola da vida.

Eu te agradeço pela missão que me confiaste
e te ofereço os frutos de meu trabalho.

São grandes os desafios no mundo da educação,
mas é gratificante ver os objetivos alcançados,
na trajetória para um mundo melhor.

Quero celebrar a formação de cada aprendiz
na 
felicidade de ter aberto um longo caminho.

Quero celebrar as minhas conquistas
exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador.

Dá-me paciência e humildade para servir,
procurando compreender profundamente as
 pessoasque a mim confiaste. Ilumina-me para exercer esta função com amor e carinho.

Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.

Amém

Aos Pais...(Vale a pena ler e refletir)

-Perguntem-me o que fiz na escola, encorajando-me para que eu conte algo;
-Mostrem-me um interesse sincero por tudo que eu relatar;
-Não caçoem de meus enganos, valorizem antes os esforços que eu despendi;
-Falem de minha escola com carinho;
-Digam tudo o que ela precisa saber para compreender-me melhor;
-Não falem de meus problemas na minha frente;
-Não joguem fora meus trabalhinhos, tão importantes para mim;
-Ensinem-me uma frequência assídua, ajudem-me a chegar pontualmente na escola, mandem justificativa quando eu realmente tiver que faltar;
-Não deixem de ir apanhar-me na hora certa, se eu me sentir abandonado posso ficar com medo de retornar à escola;
-Sempre que possível esteja um de vocês em casa quando eu retornar;
-Dêem-me um lugar para eu guardar meu material e permitam que eu assuma as primeiras responsabilidades;
-Sou uma criança, tratem-me como tal, não sou nem um adulto em miniatura, nem um bebê;
-Não façam comparação entre meu progresso e o do vizinho ou do meu irmão mais velho, ou mesmo com vocês quando tinham a minha idade. Lembrem-se que eu sou um pequeno indivíduo com minhas próprias características;
-Se caso minha professora solicitar opinião ou acompanhamento de um especialista, não reclame, aceitem, porque estou precisando;
-Todo material solicitado visa o meu desenvolvimento global, não é sem utilidade.

A integração entre a escola e a família é fundamental na construção dos valores necessários para a formação integral da criança.”

(Autor Desconhecido)
Fonte: Blog Educação-Mensagens sobre Educação

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 Dica aos professores: Achei esta mensagem super interessante para ser usada como abertura de reuniões de pais. É uma boa forma de fazê-los pensar na importância da integração FamíliaxEscola!_______________________________________


"Dedique-se ao seus filhos, dê a devida atenção a eles, pois este é o princípio da formação docaráter da criança, ela desenvolve aquilo que recebe, portanto, dê amor, atenção e carinho ao seus filhos, que com certeza ele se tornará um adulto feliz e seguro de suas capacidades."
Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples: - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.

Já conversou com seu filho hoje?


Muitos dos problemas na relação entre pais e filhos se devem à falhas na comunicação. Em muitos momentos os pais não compreendem e se preocupam com algumas atitudes dos filhos. Nesta situação, o diálogo é um caminho fundamental para que exista maior participação e integração com os filhos. Existem porem várias formas de diálogo e os pais devem estar atentos a isso. Muitas vezes inclusive o silêncio é uma forma de expressão que deve ser respeitada e compreendida, e em outros momentos longos papos que revelem idéias e emoções podem fluir naturalmente. Comunicar implica em saber ouvir, perceber e compreender as varias maneiras de expressão de uma pessoa, que revelam suas emoções, idéias, vontades etc. assim como tentar ser percebido e compreendido em nossa forma de expressão. As crianças pequenas por exemplo, tem seu universo particular de comunicação.Não poderíamos esperar que uma criança de cinco anos conversasse transmitindo organização e maturidade de pensamentos com alguém de 35 anos. Assim sendo para conseguirmos nos comunicar de forma saudável com uma criança é preciso entrar em seu universo infantil.Um dos principais problemas que dificultam a comunicação é o receio de não ser compreendido. Experiências passadas em que não fomos bem recebidos e aceitos podem causar certa ”magoa” ou deixar comosequela uma angustia interna que impedirá posteriormente de nos manifestarmos livremente com receio de sofrer uma situação semelhante de humilhação e sofrimento. Esse problema não emerge inicialmente nos filhos que ainda tem poucas experiências de vida, mas sim ocorre frequentemente com os pais, ou seja, muitas vezes a dificuldade de se expressar encontra-se primeiramente nos pais, que devem superá-la para estabelecer nova dinâmica de relacionamento com seu filho. Pais que são demasiado rígidos, não toleram erros, e só aceitam comportamentos preestabelecidos para os filhos, agindo com repressão, desvalorização ou desinteresse com o que a criança manifesta espontaneamente, estão sem duvida interrompendo o fluxo espontâneo de comunicação entre eles e ainda podem afetar a auto- confiança nas realizações e a capacidade de expressão dos filhos. A comunicação familiar é fundamental para que os filhos desenvolvam a habilidade de comunicação futura em outras situações como na profissão ou nas relações afetivas e sociais. É também importante para a própria saúde emocional dos familiares que convivem juntos e passam por tantos momentos particulares, que acabam afetando a dinâmica interna do lar. É através da comunicação que os sentimentos e opiniões podem fluir livremente, propiciando um relacionamento mais intimo e verdadeiro. 

ALGUMAS DICAS 
- Mostre interesse sobre os assuntos diários de seus filhos - Não demonstre qualquer julgamento que possam desvalorizá-los, ao contrario, elogie o que considerar positivo - Não espere que seus filhos tenham comportamentos, pensamentos ou vontades que sejam iguais aos seus, apenas atente pelo que não for saudável e respeite o que forem as escolhas que os deixem felizes. - Respeite a privacidade e compartilhem suas opções e realizações
Por Luciana Ibri
Psicoterapeuta

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