Tipo textual é a forma como um texto se apresenta. As únicas tipologias existentes são:
narração,
descrição,
dissertação ou
exposição, informação e injunção. É importante que não se confunda tipo textual com
gênero textual.
Tipos
Texto narrativo
Tipo textual em que se conta uns fatos, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo personagens e um narrador. Refere-se a objetos do mundo real ou fictício. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, como o Chapeuzinho Vermelho ou A Bela Adormecida, até as piadas do cotidiano.
Texto descritivo
Um
texto em que se faz um
retrato por escrito de um
lugar, uma
pessoa, um
animal ou um
objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o
adjetivo, pela sua
função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou
sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.
Texto argumentativo
Esse texto tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma idéia imposta pelo texto. É o tipo textual mais presente em manifestos e cartas abertas, e quando também mostra fatos para embasar a argumentação, se torna um texto dissertativo-argumentativo.
Texto dissertativo (ou expositivo)
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
Texto injuntivo
Indica como realizar uma
ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no
modo imperativo, porém nota-se também o uso do
infinitivo e o uso do futuro do presente do
modo indicativo. Ex: Previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, convenções, regras, e eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário