Literatura Infantil - Pedro e Tina - Alfabetização/Apoio Pedagógico
Com o intuito de se trabalhar permanentemente a construção da escrita e da leitura pelos alunos de 2o/3o/4o/5o ANO e o respeito às características individuais de cada um, visando conhecer melhor os colegas da sala e para fazer novos amigos,irei desenvolver uma sequência didática que contempla a evolução no processo de alfabetização e toda uma magia em volta da amizade para tornar o aprendizado mais significativo e feliz.
O LIVRO - PEDRO E TINA contempla a história de Pedro que era diferente de Tina e esta, obviamente, diferente de Pedro; ele era disléxico e ela era perfeita na maneira de fazer as coisas. Assim pode-se trabalhar as diferenças e aceitação de cada um em sua particularidade. Juntos, Pedro e Tina aprenderam muito a amar-se, a tolerar-se, a aceitar-se.
Sequência Didática:
Conteúdo: Leitura e escrita de nomes próprios e amizade.
O som do sapato? Plac... plac...plac... ou ploc...ploc...ploc...
Explorar outros sons do dia a dia que os alunos lembrarem.
10a Etapa: assitir o vídeo (YOUTUBE) -PEDRO E TINA - Imagens e narração da história.
15a Etapa: Escrever as palavras do puxa palavra a partir da tabela. Abaixar as letras que formem palavras em sequência:
Atendimento/Contraturno-Apoio(Reforço)Pedagógico
Sala de Apoio Pedagógico (Reforço Escolar):
Professor(a):____________________________________________
Sequência Didatica – 2º Ano e 3º Ano
Período:_______ de __________ a _________de / 201__
Roda de Conversa:
-Acolhida e Interação com autoapresentações – Professora e alunos
-Confecção de crachás. Cada criança faz o seu com auxilio da professora, se necessário. Letra caixa alta (2º Ano) e cursiva (3º Ano)
-Colocar no cartaz da chamada. Após o término das atividades, o crachá ficará com a professora.
-Apresentar as atividades do dia – ROTINA -
- Reconhecimento da sala (partes e materias) – Primeiro Dia
- Conscientização da proposta de trabalho na sala de Apoio Pedagógico de forma positiva e motivadora.
Obs.: Primeiramente ouvir o que as crianças sabem e imaginam sobre as aulas de Apoio. Em seguida solicitar que pensem e digam o que elas mais gostariam de fazer e aprender. Registrar em cartaz único com o titulo:
Momento do autoretrato:
Obs.: Observar em cada aluno sua leitura de mundo (conhecimento prévio).
Atividade de escrita:
Sondagem Inicial - Anexo
. Anexar na pasta de evolução da escrita.
Observação: Os alunos de 3º ano escreverão sobre suas preferências e sobre a casa e com quem moram.
Atividade de Desenho:
Sondagem - Fazer duas ilustrações com os titulos:
* Eu aprendendo (objeto do conhecimento) e 0 (a)... me ensinando. (pessoa da família).
* Eu aprendendo na sala de aula.
Objetivo: Verificar como está o vinculo com a aprendizagem e registrar quem pode estar auxiliando no processo.
Atividade com o Alfabeto Móvel:
- Compreender, reconhecer (cartazes da sala) e compor a ordem alfabética utilizando a bandeja e caixa com alfabeto móvel.
- Manusear e reconhecer o que está escrito nos blocos da mesa alfabeto. Sacolas vermelhas e amarelas.
Obs. Deixar as crianças curiosas para explorar o material e criar expectativa prazerosa para usar o computador no próximo encontro.
Atividade com sacola surpresa:
-Verificar e retirar de uma sacola surpresa, vários brinquedos em miniatura e reconhecer o nome do brinquedo e a letra inicial e final. Trabalhar a contagem de silabas com palmas, contagem de dedos, pintando e ou recortando em quadradinhos.
- Adaptar a atividade com a escrita (quadro branco) dos brinquedos identificados.
- Explorar e separar os brinquedos por gênero, cor, tamanho, etc.
- Observar se houve brinquedo para cada letra. Verificar e comentar.
Atividade com Jogos:
Hora de aprender jogando!
- Interagir em grupo para identificar as letras iniciais de cada palavra no jogo Lince – Alfabeto da Turma da Mônica – 2º e 3º Ano.
*Obs. Os alunos dos 3 Anos poderão classificar as palavras do jogo por grupos – separar - e registrar em caderno ou folha a escrita de nome dos animais, alimentos, objetos, lugares e outros. Aproveitar o momento para observar a grafia dominante do aluno.
* Os alunos com dificuldade deverão ser orientados para observar em livros e tabelas o traçado da letra cursiva e treinar. Relacionar letras minúsculas com maiúsculas. Treinar a coordenação motora com tinta em folha, contorno da letra em cima de ficha, escrever com giz no chão, sempre orientando o movimento...direita, esquerda, pra cima, pra baixo, abrindo, fechando, etc.
Leitura pela professora:
Página 25 do livro 3 da Mesa Alfabeto– show de televisao - A chamada - Titulo da carta – O Amigo do Espaço
Obs.: Solicitar que desenhem como cada um imagina que seja o PG, Patrulheiro das Galáxias e no próximo encontro trazer a figura do PG (cartaz). Correlacionar o desenho da criança para identificar o que ficou semelhante e diferente da imagem do personagem.
Leitura pelos alunos:
-Realizar leitura prazerosa com escolha de algum livro da caixa encantada. O aluno lê um pedacinho para a professora. Avaliar no momento, registrando em ficha especifica.
Obs.: Observar e acompanhar a leitura individualmente.
Atividade na Mesa Alfabeto ( Computador):
2º Ano: Interagir com o personagem no computador e realizar as atividades de: Registro dos grupos (cada aluno digita seu nome aluno), SALA de AULA (pré-silábicos,) e da O JARDIM DA CASA de DOCE (silábicos-alfabéticos sem e com valor sonoro).
3º Ano: Interagir com o personagem no computador e realizar as atividades A CASA DE DOCES
Observação e Avaliação durante as atividades:
Registrar em ficha especifica de acompanhamento o que for relevante da criança quanto ao seu desempenho durante as atividades. O que for mais positivo e o que precisa ser trabalhado mais quanto aos aspectos físicos,cognitivos e sócio-afetivos. Ao longo do processo fazer parceria com a professora da sala, e das áreas de Educação Física e Artes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário