quarta-feira, 6 de maio de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CANTIGAS DE RODA



Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa
Ano: 1º   

Orientador de estudo:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CANTIGAS DE RODA

Apresentação
               
                 Cantigas de roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. É comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário, também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico.

           Hoje em dia não muito presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes, é geralmente usada para entretenimento de crianças de todas as idades em locais como colégios, creches, parques, etc. As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. As mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país.




      Considerando o universo infantil como um espaço especial de ensino/aprendizagem, o tema proposto permite resgatar as manifestações artísticas folclóricas por meio da musicalidade, inserida num conjunto amplo de atividades pedagógicas.

 A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povoFrançois Guizot

  Conteúdos
    Leitura e escrita;
      Produção coletiva;
      Construção de gráfico;
      Desenhos ilustrativos;

Área de aprendizagem
Ø Língua Portuguesa;
Ø Matemática;
ØHistória;
Ø Arte.
ØTransversalidade (Ética, cidadania)

Habilidades
ü Conhecer os usos e funções da leitura e escrita no contexto da musicalidade;
üIdentificar as situações que envolvam o gênero cantiga de roda;
üParticipar de situações coletivas de comunicação musical mediada pelo professor;
üConstruir  coletivamente gráficos e compreendê-lo;
üUsar a criatividade por meio de  desenhos, colaborando com o outro, bem como respeitando a opinião alheia.
üCompreender e respeitar diferenças e opiniões diferentes existentes num grupo de convívio.

TEMPO ESTIMADADO : 05 AULAS
MATERIAL NECESSÁRIO: Cartazes, atividades impressas, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, textos fatiados, instrumentos musicais (sucata).

 1ª etapa
         
         Roda de conversa: Questionamento com os alunos sobre folclore e o gênero em estudo: cantigas de roda, estimulando-os para as atividades que serão propostas. Apresentando um repertório musical para que o assunto seja atrativo e desta maneira, contribua com o avanço na leitura e escrita. Exemplo:
q
qO cravo e a rosa
qNa loja do Mestre André
qPeixe vivo
qMaria comeu pimenta
qPirulito que bate-bate
qSamba Lelê



2ª etapa
       Leitura dirigida pelo professor de trecho de música ou música  completa para que o aluno acompanhe, identifique palavras ou frases, interagindo com apoio e confiança. Reescrever palavras, Registrar novas palavras a partir das atividades propostas. Considerar que todos comentem sobre o que gostou ou não. Observar se contribuiu  para o avanço das hipóteses.




3ª Etapa 
             Disponibilizar textos fatiados das músicas em estudo para a montagem na sequência correta, palavras  para leitura,demais atividades complementares aguçando a leitura/escrita com dinamismo. Objetivar sempre que a criança olhe o material e participe da busca de informação, enriquecendo os seus conhecimentos.



4ª Etapa
             Apresentar um quadro previamente elaborado para a escolha da cantiga preferida, considerando importante a decisão do aluno. Esse trabalho coletivo ganha ênfase no tocante a escolha individual, o seu direito de escolher, bem como o saber ouvir e falar, devem ser valorizados. Explorar o gráfico de acordo a necessidade da turma, nesse caso, serão  feitas as mediações necessárias para a interpretação e cálculos, mediante o questionamento dirigido


5ª Etapa

Disponibilizar de papel, lápis, borracha e lápis de cor, ofertar aos alunos tempo e espaço para que os mesmos ilustrem com a sua interpretação da música escolhida pela classe. Ouvir o significado dos desenhos apresentados, fazer mediações sempre que for necessário. 




6ª Etapa
           Explorar no pátio da escola, algumas cantigas de roda, cada aluno com um instrumento musical ( sucata ).




                           AVALIAÇÃO

               Durante as aulas, observar se os alunos acompanharam as  propostas apresentadas, se contribuíram com o desempenho, valendo-se da participação contínua e o desenvolvimento nas áreas definidas, bem como a socialização e o gosto pelo gênero em estudo, consequentemente favorecendo  o avanço  nas hipóteses de escrita e leitura com satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário