A prática todos os fundamentos teóricos acerca do trabalho com os eixos necessários à aquisição do sistema de escrita.
1 JUSTIFICATIVA
Diante dos novos contextos educacionais, o desafio de professores alfabetizadores está em considerar, simultaneamente, as contribuições dos estudos teóricos sobre a aquisição da língua escrita e a prática concreta, real, da sala de aula.
Hoje temos como urgente a necessidade de se conceber o processo de aquisição da língua escrita na perspectiva do alfa letramento, e os referenciais teóricos atestam que o trabalho com gêneros textuais se apresenta como caminho mais viável para vencer tal desafio.
Nessa perspectiva, trazer gêneros textuais como a música para a sala de aula é uma forma diferenciada de se valorizar aspectos da alfabetização e do letramento de maneira que podemos através desta, trabalhar a leitura, escrita, oralidade, interpretação e produção de textos de forma atrativa.
Adentrar neste universo é fundamental a formação das crianças, visto que possibilita a interatividade nas atividades, o que faz com que se ampliem aspectos imprescindíveis ao desenvolvimento das mesmas, atendendo não só as exigências escolares quanto à alfabetização em tempo hábil, como também vêm atender aos programas de formação de alfabetizadores que buscam transformar os ambientes escolares mais propícios ao ensino aprendizagem da língua.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Promover a partir de músicas infantis o desenvolvimento de habilidades de Leitura, Escrita, Oralidade, Interpretação e Produção de Textos, bem como a integração das crianças e a ampliação de seu conhecimento de mundo.
2.2 Objetivos Específicos
· Conhecer o alfabeto e compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (letras e símbolos);
· Ampliar o conhecimento dos alunos quanto à leitura e a escrita, explorando a relação entre fonemas e grafemas (decodificação de palavras);
· Desenvolver a partir da música atitudes e disposições favoráveis a leitura, interpretação e a produção textual;
· Oportunizar aos alunos a capacidade da fala e do ouvir com compreensão;
· Relacionar a leitura a aspectos da memória, mediante brincadeira musical.
3 METODOLOGIAS
· Escuta, apreciação e interpretação musical;
· Murais;
· Cartazes;
· Dramatizações;
· Vídeos;
· Atividades impressas.
4 RECURSOS
· Aparelho de DVD;
· Papéis diversificados;
· Lápis de cor;
· Cola;
· Tesoura;
· Computador;
· Projetor;
· Caixa de som;
· Microfone;
· Impressora, entre outros.
5 AVALIAÇÃO
Verificar mediante o desenvolvimento de atividades integradas a música, os conhecimentos e capacidades relacionadas à leitura, escrita, oralidade, produção e interpretação.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA
PRÓ-LETRAMENTO: Programa de Formação Continuada de professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alfabetização e Linguagem. Brasília: Ministério da Educação, 2008.
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA Nº 1
PROJETO: Alfaletrando com a Música
EIXOS PRINCIPAIS: Apropriação do Sistema de Escrita e Oralidade
GÊNERO: Música (O Alfabeto- Aline Barros)
OBJETIVOS: Conhecer o Alfabeto e Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (letras e símbolos).
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ATIVIDADES:
· Conhecimento prévio acerca de músicas cuja letra explore o alfabeto;
· Escuta da música “o alfabeto” de Aline Barros;
· Cantar a música com os alunos;
· Expor um cartaz com a letra incompleta da música e um mural com letras e outros símbolos gráficos;
· Propor que completem a letra da música no cartaz, fazendo uso das letras expostas no mural;
· Questionar quanto aos demais símbolos do mural, fazendo referência à diferenciação entre símbolos e letras, bem como sobre o porquê de usarmos letras;
· Fazer a leitura das letras usadas na composição da música, ler a música e cantá-la novamente com os alunos.
· Atividade impressa (1º e 2º anos): Texto fatiado com a letra da música para organizar.
RECURSOS: Aparelho de DVD, lápis de cor, papéis, fita adesiva, alfabeto móvel, diversidades de símbolos, entre outros.
AVALIAÇÃO: Verificar se as crianças fazem a distinção entre letras e outros sinais gráficos e reconhecem o alfabeto.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA Nº 2
PROJETO: Alfaletrando com a Música
EIXOS PRINCIPAIS: Apropriação do Sistema de Escrita e Leitura
GÊNERO: Música (Um lindo arco-íris - Xuxa)
OBJETIVOS: Ampliar o conhecimento dos alunos quanto à leitura e escrita, explorando a relação entre fonemas e grafemas (decodificação de palavras).
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ATIVIDADES:
· Cantar a música “um lindo arco-íris” da Xuxa;
· Expor um cartaz com a música em forma de texto enigmático, ler o cartaz com os alunos e cantá-la;
· Dramatizar a música fazendo uma relação entre as cores e suas representações;
· Atividade impressa: Completar a música em formato enigma, substituindo desenhos por palavras (enfatizando a sonorização quando da escrita dos nomes dos desenhos).
RECURSOS: Aparelho de DVD, lápis de cor, papéis diversificados, impressora, fita adesiva, entre outros.
AVALIAÇÃO: Observar se as crianças conseguem relacionar a segmentação oral e escrita de palavras.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA Nº 3
PROJETO: Alfaletrando com a Música
EIXOS PRINCIPAIS: Leitura e produção de textos escritos
GÊNERO: Música (O Circo Chegou - Xuxa)
OBJETIVOS: Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura, a interpretação e a produção textual
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ATIVIDADES:
· Exploração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema central da música, que é o circo;
· Propor a escuta e apreciação visual em DVD da música: O Circo chegou, enfatizando a observação das imagens e ao que diz a letra da música;
· Interpretação oral da música;
· Exposição de um mural circense com seus personagens;
· Fazer a leitura do mural, levando os personagens aos seus respectivos nomes;
· Produção textual coletiva sobre o circo, completando as sequências de frases com palavras adequadas (IV e V Níveis);
· Atividade (1º e 2° anos): Produção textual sobre circo, através de leitura de imagens.
RECURSOS: Aparelho de DVD, projetor, DVD (Xuxa 5), lápis de cor, papéis, computador, impressora, tesoura, fita adesiva, TNT, entre outros.
AVALIAÇÃO: Verificar se as crianças são capazes de ler um texto musical com apoio de imagens, bem como produzir textos com maior ou menor adequação, levando em conta sua situação de produção.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA Nº 4
PROJETO: Alfaletrando com a Música
EIXOS PRINCIPAIS: Desenvolvimento da Oralidade e leitura
GÊNERO: Música (As bonecas- canção popular)
OBJETIVOS: Oportunizar aos alunos a capacidade da fala e do ouvir com compreensão, explorando aspectos da memória musical.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ATIVIDADES:
- Leitura em cartaz da música;
- Cantar com os alunos;
- Interpretação oral da canção;
- Fazer a dramatização da canção (Três alunas das turmas serão as bonecas e o restante do grupo fará o coral na canção).
RECURSOS: lápis de cor, cartolina, computador, impressora, tesoura, fita adesiva, cola, vestimentas para bonecas, entre outros.
AVALIAÇÃO: Observar a expressividade, participação e o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA Nº 5
PROJETO: Alfaletrando com a Música
EIXOS PRINCIPAIS: Desenvolvimento da Oralidade e leitura
GÊNERO: Música – Diversidade de músicas conhecidas popularmente
OBJETIVOS: Relacionar a leitura a aspectos da memória, mediante brincadeira musical.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ATIVIDADES:
- Relembrar as músicas trabalhadas na semana e cantando-as com os alunos;
- Propor a brincadeira: QUAL É A MÚSICA?;
- Explicar as regras da brincadeira: mural com vários envelopes contendo trechos de músicas conhecidas; cada participante deverá ler o trecho que está no envelope e cantar no microfone uma canção de tenha o trecho lido. O aluno que conseguir acertar a “música referência” escolhida para a brincadeira, ganha um mimo;
- Desenvolver a brincadeira;
- Para finalização das atividades: escolher conjuntamente com os alunos uma canção infantil e cantá-la em coral;
- Distribuir um mimo para cada aluno.
RECURSOS: lápis de cor, cartolina, computador, impressora, tesoura, fita adesiva, cola, caixa de som, microfone, entre outros.
AVALIAÇÃO: Observar nos alunos capacidades de leitura, memorização e expressividade.
LETRAS DAS MÚSICAS TRABALHADAS NO PROJETO
O Alfabeto
Aline Barros
A,B,C,D,E,F,G,H,
I,J,L,M,N,O,P,Q,
R,S,T,U,V,X e Z
Eu já aprendi. Quer ver?
Vou mostrar pra você,
O alfabeto eu aprendi
Vou cantar, pode crer
A,B,C...
O alfabeto eu aprendi
Jesus me deu sabedoria
As letrinhas vou usar
Dia e noite, noite e dia.
A,B,C...
Um Lindo Arco-íris
Xuxa
Ah! O vermelho é a cor do coração
Laranja é a cor da laranja
Amarelo, é a cor do nosso lindo sol, sol, sol
Verde, é a cor do limão, meu pé de limão
E tem azul lá no mar
E o roxo que me lembra diversão
E quando gente junta essas cores
O que elas irão formar?
Um arco-íris
Um arco-íris
Um lindo arco-íris no céu
O Circo Já Chegou
Xuxa
Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou
Tem muita palhaçada só pra gente ser feliz
Tem foca equilibrando a bolinha no nariz
Tem lindas bailarinas
Na pontinha dos pés
Pipoca, algodão-doce e picolé
Malabaristas
Equilibristas
O circo já chegou
Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou
Tem mágico fazendo tudo desaparecer
Surpresas na cartola, tudo isso é pra você
Tem muitas piruetas
Palhaços de montão
Caindo de bumbum no chão
Trapezistas
Pernas de pau
O circo já chegou
Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou
As Bonecas
(Canção popular)
Somos três bonecas
Lindas e formosas
Saias engomadas
Faces cor de rosa
As bonecas vivem sempre a bailar
Trá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá
Eu que sou de pano
Posso me rasgar
Trá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá
Eu que sou de vidro
Posso me quebrar
Trá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá
Eu que sou de plástico
Posso me amassar
Trá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá
Somos três bonecas
Lindas e formosas
Saias engomadas
Faces cor de rosa
As bonecas vivem sempre a bailar
Trá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá
Nenhum comentário:
Postar um comentário