QUAL É A MUSICA?
QUE MUSICA REPRESENTA VOCÊ?
Objetivo:
- Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída;
- Levar os participantes a identificarem seus ritmos e gêneros musicas, assim como refletirem sobre a importância de respeitar as preferências alheias.
Procedimentos:
- Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.
- Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.
- O professor/dinamizador da atividade tem o papel de sondar se todos já ouviram aquela música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.
- A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.
- Com todos devidamente apresentados pedir que sistematizem no papel criando um cartaz de sua apresentação.
- Com todos os cartazes prontos criar um painel para sala de aula: “Somos como músicas”
1- Bolinha de Papel:Leve a sua turma para fora da sala de aula, para um espaço bem amplo ( como a quadra de esportes). Fale para os alunos levarem uma caneta de qualquer cor. Faça uma roda e dê para cada aluno uma folha de papel, tome cuidado para que essa folha não se encontre suja e amassada!
- Peça para cada aluno observar a folha. Se está suja, amassada , com alguma dobra …
- Depois, peça para que façam uma bolinha de papel. Eles amam isso !
- Esteja certo(a) de que todos amassaram bem a sua folha e fizeram a bolinha. E então mande eles voltarem com a folha como estava. Sem o amassado, sem nenhuma ruguinha ou dobra.
- É claro que eles não conseguirão. Faça um paralelo entre os sentimentos e a folha de papel. “Será que quando eu faço uma besteira e magoo alguém, posso devolver os sentimentos dela, em relação ao que fiz, como eram? Posso desamassar os sentimentos, como uma folha de papel ? ” – pergunte e deixe -os pensar.
- Depois peça para cada um escrever uma qualidade sua nesta folha amassada ! Sem nome. Só a qualidade . Acredite essa é a parte mais trabalhosa, pois eles têm uma enorme dificuldade em reconhecer suas qualidades!
- Explique que uma das formas de ajudar o outro é colocar a sua disposição a sua melhor qualidade ! No final peça para eles trocarem “as qualidades” e darem ao seu colega o papel amassado com a sua qualidade.
- Tenho algumas experiências maravilhosas com essa dinâmica.
OBJETIVOS:
Socialização e entrosamento entre o grupo;
Desenvolvimento afetivo e emocional;
Respeito ás diversidades...
- Distribua uma tira de papel para cada aluno;
- Peça para que escrevam o próprio nome;
- Coloque as tiras dobradas em uma caixa de papel, e peça para que cada um sorteie uma;
- Devem guardar segredo do nome sorteado e devem observar bem as características da criança (se é menino ou menina, cor dos olhos, cabelos, se é magra, gorda, alta, baixa, quieto, feliz, engraçado, amigo...):
- Um por vez, descrever estas características e a classe deverá adivinhar quem é;
- Em seguida , cada um deve conversar um pouco com a criança sorteada, para saber seus gostos, hábitos, medos, manias... (conhecer bem seu amigo);
Para refletirem:
- O que acharam da dinâmica?
- Que aprendizado podemos tirar dela?
Atividade:
Diga-lhes que na próxima aula, irão criar uma linda historia, em que seu(a) amigo(a) será a personagem principal. Terão que imaginar um cenário, época e lugar que a sua historia vai acontecer. Poderão ainda incluir outros personagens.
Quanto ao gênero pode ser um causo, uma historia de amor, de medo, uma aventura, humor, suspense...
Enfim, dê-lhes todas as orientações necessárias para que escrevam sua história.
OBS: comentem esta atividade e se houver dúvidas ou sugestões entrem em contato comigo.
DINAMICAS COM NOSSOS ALUNOS NESTE ÍNICIO DE ANO LETIVO
1-DINÂMICA DE APRESENTAÇão
Brincadeira das bexigas
Tem como objetivo se apresentarem para o grupo e perceberem a importância de se trabalharmos unidos, sermos amigos...
Material: Aparelho de som, bexigas (uma para cada aluno),/
Cada criança escrever seu nome num pedaço de papel pensar num desejo para 2011. Peça para enrolar o papel, colocar dentro da bexiga e enche-la.
Ao som de uma música, deverão brincar/dançar com a bexiga, sem deixá-la cair no chão ou estourar. Ao sinal da professora, um aluno por vez vai saindo da brincadeira, mas a bexiga fica. Os que continuarem não poderão deixar as bexigas caírem, devendo cuidar de todas as bexigas, inclusive as dos alunos que saíram do jogo.
No início será fácil, mas depois serão poucas crianças para equilibrarem todas as bexigas. Termine a brincadeira quando tiver apenas uma criança tentando cuidar de todos os balões.
REFLEXÃO:
- O que acharam da brincadeira?
-o que aprenderam?
Leve-os a refletir o quanto é importante todos os alunos estarem comprometidos com suas tarefas.
2º momento
Pedir para estourarem a bexiga, ler o nome que está escrito e dizer uma característica desta criança que comece com a mesma letra do nome.
Ex: Eu tirei a Larissa e ela é Legal!
Brincadeira das bexigas
Tem como objetivo se apresentarem para o grupo e perceberem a importância de se trabalharmos unidos, sermos amigos...
Material: Aparelho de som, bexigas (uma para cada aluno),/
Cada criança escrever seu nome num pedaço de papel pensar num desejo para 2011. Peça para enrolar o papel, colocar dentro da bexiga e enche-la.
Ao som de uma música, deverão brincar/dançar com a bexiga, sem deixá-la cair no chão ou estourar. Ao sinal da professora, um aluno por vez vai saindo da brincadeira, mas a bexiga fica. Os que continuarem não poderão deixar as bexigas caírem, devendo cuidar de todas as bexigas, inclusive as dos alunos que saíram do jogo.
No início será fácil, mas depois serão poucas crianças para equilibrarem todas as bexigas. Termine a brincadeira quando tiver apenas uma criança tentando cuidar de todos os balões.
REFLEXÃO:
- O que acharam da brincadeira?
-o que aprenderam?
Leve-os a refletir o quanto é importante todos os alunos estarem comprometidos com suas tarefas.
2º momento
Pedir para estourarem a bexiga, ler o nome que está escrito e dizer uma característica desta criança que comece com a mesma letra do nome.
Ex: Eu tirei a Larissa e ela é Legal!
DINAMICAS SALA DE AULA (COLETANEA)
1-DINAMICA DO "CHEGA MAIS"
Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.
Material: Espaço físico amplo, cd, aparelho de som.
Procedimento: Os participantes deverão andar soltos pela sala ou espaço, ouvindo uma música. Haverá uma pessoa comandando, e quando a música pára, pede para o participante procurar um parceiro que esteja usando uma peça de roupa com a cor parecida com a sua, ou usando algum acessório parecido com o seu. Pede para os pares se cumprimentarem com o aperto de mão. Depois, volta a música, andam, pára a musica e sugira outra coisa: quem nasceu em mês par procure um parceiro que nasceu em mês par, impar com impar, assim vai. As mãos deverão estar para trás. Batem bumbum com bumbum. Fazer esta atividade sempre uma parte diferente do corpo sem repetir, e sem repetir parceiros. Quando chegar na última rodada, cumprimentar pelo nariz.
2- FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO"
Objetivo: Moral: Não deseje para os outros o que você não gostaria que fizessem com você.
Material: Folhas chamex cortadas ao meio, caneta ou lápis.
Procedimento: Faz-se um círculo e entrega-se meia folha para cada um e cada qual com sua caneta e pede-se a eles que escrevam algo que gostariam que o colega fizesse (mico mesmo), lembrando que eles devem escrever para eles, nenhum colega poderá ver. Após isto, recolhe-se os papeis e revela-se o que eles escreveram. O que eles escreveram sreá o que eles próprios irão fazer no centro da roda.
SUGESTAO 2
O professor distribuI um pedaço de papel e pede para que observem os amigos e penssem que animais poderiam ser.
Em seguida, de maneira secreta peça que cada um escreva o nome deste animal, pensando no amigo que se sentava atrás de cada um ...
Ao término, o professor pediu para ler em voz alta e que imitasse este animal.
CONCLUSÃO: Não podemos julgar as pessoas pela aparência ou colocar apelidos sem o concedimento deste, pois não sabemos se gosta ou não... Refletir: O que sou? Como me comporto?O que devo mudar?
3- GALERIA DO POSSO, NÃO POSSO
cada aluno confecciona duas telas em pintura (ou desenho em sulfite,...) expressando por meio de desenhos atitudes de grupo "posso, não posso". A professora expõe os desnhos e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras. Quando o combinado de regras são elaboradas pelos alunos há maiores possibilidades de que sejam obedecidas.
4- RECREIO COLORIDO
através de cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, lilás e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe : " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." Após a distribuição dos cartões solicite que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.
5- A DANÇA DAS BEXIGAS;
-Distribuir uma bexiga para cada aluno, juntamente com uma tirinha de papel e lápis/caneta;
- Solicitar que reflitam: O que você gostaria que alguém lhe falasse... um elogio que gostaria de receber... uma qualidade que fosse valorizada...
- Completar a frase" Você é ......."
- Coloque dentro da bexiga já cheia e através de uma música bem alegre que todos as mantenham no ar, evitando de cair, porém pode pegá-las do chão quantas vezes forem preciso;
- Ao parar a música, cada aluno deverá estar com uma bexiga nas mãos e estourá-la, ler a tirinha e em seguida abraçar uns aos outros.
Momento este, valorizar a amizade, as características de cada aluno.
6-DINAMICA PARA RECEBER OS ALUNOS
Objetivo:
- Demonstrar alegria, carinho, afeto por estar recebendo os alunos.
Como proceder:
- Utilizar uma caixa de sapato forrada de papel, com a tampa removível, embalada por um laçõ bem largo e bonito. Dentro dessa caixa deverá ter um espelho colado no fundo.
- Ela será entregue na porta da sala de aula, ao professor, que deverá recebê-la com grande alegria.
- Depois de abrir a caixa e olhar o presente, o professor, sorridente, comenta com seus alunos:
"Criança, hoje é um dia especial para mim! Recebi um lindo presente! É um presente vivo, que vai me alegrar muito, durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas. Vocês não podem imaginar a felicidade que sinto em recebê-lo. O que vocês acham que tem aqui nesta caixa?"
- Os alunos ficam curiosos, imaginando o que possa estar na caixa.
- O professor coloca a caixa no canto da sala, e convida cada aluno para ir olhar o presente. Pede que não comentem um com o outro sobre o que viu.
- A medida que eles abrem a tampa e olham para dentro da caixa, eles se vêem refletidos no espelho e cada um tem uma reação diferente.
- Depois que todos olharem a caixa o professor fará um comentário a respeito da alegria em que está ao receber seus alunos durante o ano. Falará que realmente eles são o presente que a escola está dando a ele naquele dia.
- Colher da classe opiniões sobre a sensação que cada um teve ao se ver refletido no espelho.
7-- ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
8)- DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula. Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
9)- O LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..." Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
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