Rotina do trabalho pedagógico/ quadro de uma rotina de uma sala de alfabetização
Ou se o trabalho com as disciplinas História,Geografia e Ciências ocorre apenas nas semanas que antecedem as provas,também estamos ensinando que esses conteúdos devem ser estudados apenas ás vésperas das provas. Outro exemplo é quando só damos atividades de ditado e cópia para alunos,pois estamos ensinando que é só por meio de ditado e da cópia que
se aprende a escrever. E assim por diante. Nossas concepções inevitavelmente, se expressam quando damos prioridade a algumas atividades, na forma como agimos durante as atividades e no uso que fazemos do tempo didático.
os seguintes aspectos previamente:
sequenciada projetos didáticos,atividades permanentes etc. )
ou em casa e sua frequência;
serem trabalhados e do tipo de atividade especifica que será
proposta, há ainda outra importante decisão pedagógica,
relacionada ao tratamento dos conteúdos: a depender dos
objetivos que se tem, eles podem ser trabalhados na forma de
atividades permanentes, atividades sequenciadas
atividades sistematização,atividades independentes ou projetos.
longo de um determinado período de tempo,porque são
importantes para o desenvolvimento de procedimentos,
de hábitos ou atitudes.
É ocaso de atividades como:
- leitura diária feita pelo professor;
- roda semanal de leitura;
- oficina de produção de textos ;
- hora das noticias;
- discussão semanal dos conhecimentos adquiridos etc.
encadeada: o que vem a seguir depende do que já foi realizado
( e aprendido ) anteriormente.
textos de um determinado gênero, para ensinar ortografia ou
o uso de certos recursos gramaticais etc.
propósitos imediatos,tem relação direta com os objetivos didáticos
e com os conteúdos: são atividades que se destinam á
sistematização dos conteúdos já trabalhados.
a priori ,mas que fazem sentido num dado momento.
alunos se comprometem com um propósito e com um produto final:
em um projeto, as ações propostas ao longo do tempo tem relação
entre si e fazem sentido em função do produto que se deseja
alcançar.
É o caso de atividades como o jogral, dramatização ,
apresentação pública de leitura, produção de livros de jornal
de textos informativos e outras similares.
Esta modalidade de projetos é privilegiada para organizar
conteúdos escolares,porém nem tudo pode ser abordado por meio
deles.
que o que deve ensinar aos alunos sabendo que há conteúdos que
não demandam um trabalho com projetos , pois há conteúdos
que precisam ser sistematizados outros não .
Há conteúdos que são recorrentes em toda escolaridade,
outros ser sistematizados, e outros circunstancias.....
para que os alunos desenvolvam diferentes capacidades.
propósito de desenvolver essas capacidades.
sala de alfabetização:
Segunda - feira:
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor de texto narrativo. Livro: O Visconde
partido ao meio de Ítalo Calvino ( em capítulos ).
Atividade permanente de alfabetização
Para alunos com escrita não-alfabética
palavras ou frases (provérbios,frase de caminhão,pensamento,
nome;
ou escrita de listas (frases de caminhão ,título de música ,
pensamentos , provérbios...)
. roda de conversa.
Atividade de matemática.
Atividade de Histórias.
Atividade de Artes.
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor de texto informativo,
Atividade ocasional abordagem de assunto trazido pelo grupo
Atividade permanente
gibis;
pensamento .
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor texto narrativo.
O visconde partido ao meio, de
Ítalo Calvino ( em capítulos).
os ingredientes advinhas.
Atividade permanente de escrita.
Escrita de trecho de história conhecida
Atividade permanente
Roda de biblioteca (compartilhar as leituras da semana)
Atividade de matemática
Atividade de geografia
Atividade de artes
Nenhum comentário:
Postar um comentário