PROJETO DE LEITURA
CULTIVANDO LEITORES
APRESENTAÇÃO
O mundo está carente de cuidados e precisa da ajuda de todos nós. E qual é uma das áreas importantes para preservar e cultivar? Sem dúvida, o hábito da leitura.
É importante que as sementes sejam muito bem cuidadas e selecionadas.
Não se forma bons leitores s eles não têm um contato íntimo com textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado às crianças sem interessante e que desperte a curiosidade deles.
As disposições favoráveis à leitura manifestam-se adesão a práticas sociais próprias do universo da cultura escrita. Inserir-se nessas práticas sociais implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicas de quem vive no mundo da leitura, partindo desses pressupostos que, os professores das séries iniciais da Escola Estadual Professora Dôra Barbosa juntamente a supervisão pedagógica percebendo a necessidade de “cultivar” o hábito de leitura entre os alunos apontaram como ação de intervenção do dia-a-dia o trabalho sistemático com o ato de ler.
Atitudes como gostar de ler, interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas para algumas pessoas no espaço familiar e em outras esferas de convivências em que a escrita circula. Mas, pra outros, é, sobretudo na escola que o gosto pode e deve ser incentivado. Para isso é importante que a criança, perceba a leitura como ato prazeroso e necessário tendo os adultos como modelo.
Neste projeto pretende-se resgatar o ato de ler daqueles envolvidos na construção do conhecimento escolar; professor, alunos, pais e equipe pedagógica, pois só com esse compromisso é que se chegará aos êxitos almejados.
Percebe-se que se trata de uma posição desafiadora, morosa e trabalhosa, uma vez que concorremos com meios de comunicação de alta tecnologia, atração e sedução. Lançar mão desses recursos poderá ser uma ferramenta aliada à construção do ato de ler.
OBJETIVO GERAL
J Disponibilizar a cultura escrita de maneira atrativa construtiva para estimular o desenvolvimento do gosto e do hábito de ler;
J Apropriar do ato de ler para construção da escrita;
J Reconhecer o valor da língua falada e escrita como meio de informação e transmissão de culturas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
J Conhecer e apreciar várias histórias e textos de diversos autores nacionais e internacionais;
J Promover momentos de leitura diariamente;
J Apropriar do hábito de ler na construção da escrita em sala de aula;
J Valorizar a leitura como fonte de fruição, estética e entretenimento;
METODOLOGIA
J Aula expositiva dialogada e interativa;
J Roda de leitura;
J Dramatização;
J Contação de histórias;
J Empréstimo de livros;
J Leitura oral e silenciosa pela professora e pelos alunos;
J Histórias audiovisuais.
J Escrita de fichas;
J Produção de textos a partir da história explorada.
CRONOGRAMA
PERÍODO
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ATIVIDADE
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RESPONSÁVEL
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MOMENTO
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1
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DIARIAMENTE
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LEITURA DELEITE
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PROFESSORA REGENTE
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INÍCIO DA AULA
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2
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DIARIAMENTE
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INTERVENÇÃO NA LEITURA
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PROFESSORA EVENTUAL
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APÓS O RECREIO
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3
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DIAS ALTERNADOS
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EMPRÉSTIMO DE LIVROS
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SUPERVISÃO E PROFª EVENTUAL
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DURANTE A AULA
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4
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QUINZENAL/SEXTAS- FEIRAS
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CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
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PROFESSORAS/ SUPERVISÃO
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APÓS RECREIO
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5
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QUINZENAL
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HISTÓRIA AUDIVISUAL/ ESCRITA
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SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
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INÍCIO DA AULA
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6
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ABRIL
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APRESENTAÇÃO DO PROJETO AOS PAIS
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PROFESSORAS/SUPERVISÃO
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REUNIÃO DE PAIS
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7
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MAIO/ DIARIAMENTE
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HISTÓRIA NOVELA
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PROFESSORA REGENTE
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TÉRMINO DA AULA
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8
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JUNHO/ SEMANAL
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VISITA A BIBLIOTECA
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PROFESSORA REGENTE/ SUPERVISÃO/ BIBLIOTECÁRIA
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INÍCIO DA AULA
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9
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JULHO/ DIARIAMENTE
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LEITURA COLETIVA
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PROFESSORA REGENTE/ALUNOS
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INÍCIO DA AULA
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10
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AGOSTO A NOVEMBRO
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MALA VIAJANTE
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PROFESSORA/ PAIS/ALUNOS
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DURANTE A AULA
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11
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DEZEMBRO
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CULMINÂNCIA
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PROFESSORAS/ SUPERVISÃO/ PEUB/ ALUNOS/ PAIS
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REUNIÃO DE PAIS
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PROCEDIMENTOS
1. Leitura deleite: o texto deve ser escolhido e preparado anteriormente. Pois trata-se de uma leitura prazerosa, então deve ser divertida e de fácil entendimento pelas crianças.
2. Intervenção na Leitura: momento em que a Professora Eventual terá com os alunos que estão com dificuldades na leitura. Propondo textos simples para memorização dos sons das sílabas e textos maiores para os eu precisam adquirir fluência na leitura. Acontecerá todos os dias individualmente após o recreio, o aluno levará o texto para casa para fixação da leitura.
3. Empréstimos de Livros: Os livros deverão ser expostos para que as crianças possam escolher de acordo a sua preferência. O professor responsável deverá sugerir algumas histórias para as crianças que apresentam dúvidas e que não tem hábito de leitura. Os empréstimos acontecerão em dias alternados de acordo disponibilidade das professoras responsáveis.
4. Contação de Histórias: Preparada com antecedência, a contação deve ser prazerosa e envolvente, com cantigas, movimentos e adereços.
5. História audiovisual: Organizar as histórias e passar na TV ou data show. Para os alunos do 1º ano histórias mais curtas como fábulas e para os alunos do 2º ano histórias maiores como contos. Após apreciação do filme realizar atividade escrita realizada pela supervisão escolar.
6. Apresentação do Projeto: Na reunião de pais cada professora deverá apresentar o projeto aos pais expondo a importância e objetivos, bem como a participação de todos. Neste dia é interessante que se conte uma história aos pais e entregue lembrancinhas referentes a história contada.
7. História novela: A partir de uma história maior divide-se capítulos que deverão ser contados com suspense todos os dias para os alunos, ou histórias auditivas.
8. Visita a biblioteca da escola: Combinar com a bibliotecária da escola um momento de literatura na própria biblioteca da escola, para que os mesmos possam conhecer e desfrutar desse espaço tão importante da escola.
9. Leitura coletiva: Ao receber os alunos todos devem se concentrar no pátio para audição de um texto feito pelos colegas no microfone.
10. Mala viajante: 1º A professora apresenta o escritor a ser trabalhado naquele momento através de suas obras e biografia, em seguida conta-se uma história, explora e entrega um mimo que deve ser colado no caderno de leitura, após sorteia uma criança ser a próxima a conhecer outra obra do escritor, que leva o livro para casa para deleite com a família e retornar-se uma semana depois para a contação. Cada criança deverá trazer um mimo para seus colegas e professoras. A família que quiser pode participar desse momento na escola junto a criança.
11. Culminâcia : em aberto
AVALIAÇÃO
J Observação do desempenho dos alunos em todo processo de leitura, inferência, interpretação e escrita;
J Participação dos pais, alunos e professoras;
SUGESTÕES DE LEITURA:
J Fábulas de Esopo
J Fábulas de Monteiro Lobato
J Fábulas populares
J Pequenos contos populares
J Autores:
1. Ziraldo: Menino Maluquinho, O menino Marrom, Os dez amigos, Flicts, Juvenal
2. Sylvia Orthof: Maria vai com as outras, Se as coisas fossem mães, Chora não! O sapato que miava.
3. Ruth Rocha: Marcelo, Martelo, Marmelo; O reizinho mandão; A rua do Marcelo; A família do Marcelo; Quem tem medo do quê?
4. Ana Maria achado: Menina Bonita do laço de fita; O menino Pedro e o seu boi voador; Dona Baratinha; Beijos mágicos; Beto, o carneiro; Palavras, palavrinhas, palavrões;
5. Eva Furnari: Nós; Você troca; Não confunda Amigos do peito; Filó e Marieta; Bilico.
6. Eliás José: Caixa mágica de surpresa; O amigão de todo mundo; Gente e mais gente; Bolo pra festa no céu
7. Monteiro Lobato: Caçada de Pedrinho; Reinações de Narizinho; Memórias da Emília; histórias das invenções
8. Enric Larreula: Todas as aventuras da Bruxa Onilda
J Livros:
1. A casa sonolenta;
2. Marley
3. Lila, e o segredo da chuva;
4. Minha casa azul;
5. Fugindo das garras do gato;
6. Rápido como gafanhoto;
7. Confusão no jardim;
8. Bruxinha e Frederico;
9. Que horas são;
10. Bom dia todas as cores;
11. O menino que aprendeu a ver;
12. Toca de gente, casa de bicho;
13. Trava-língua, quebra queixo, rema-rema, remelexo;
14. A noite assombrada;
15. Falando pelos cotovelos;
16. O valor de cada um;
17. Quase de verdade;
18. A margarida friorenta
“Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”
HERMANN HESSE
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