Atividade: Leitura pelo aluno para aprender a ler
O que a criança aprende:
Sugestões de atividades e objetivos
- Familiarizar a criança com os diferentes gêneros literários.
- Estimular a capacidade delas de ouvir e compreender.
- Desenvolver a capacidade de análise e síntese.
- Estimular o desenvolvimento motor, fonador e rítmico.
- Valorizar e se apropriar do folclore infantil da região.
Produzir desenhos relacionados à historinha ouvida e apresentar para o grupo.
Objetivos
- Estimular o desenvolvimento motor.
- Aprimorar a capacidade de síntese.
Meios para tornar a leitura agradável e educativa
- reconhecer o tempo de atenção da criança e não ir além dele;
- procurar compreender o tipo de assunto que desperta a curiosidade na criança, para então escolher o material de leitura;
- estimular a interação da criança com o livro perguntando sobre do que trata a história que será lida. Isso pode ser feito depois de você ler a resenha da história; em seguida, abra espaço para deduções introduzindo perguntas como : “E agora o que vai acontecer?”, “Como será que vai acabar?”, “Como vocês gostariam que a história acabasse?”;
- permitir que a criança “leia” com ou para você, quando já conhecer bem a história, apoiada na memória e nas ilustrações do livro;
- promover oportunidades para o reconto da história.
Quando ler para a criança
- Ler, contar histórias, cantar, recitar poemas para a criança (desde recém-nascida), ao amamentar, dar mamadeira ou lanche.
- Aproveitar todos os momentos tranquilos e de lazer para o aprendizado lúdico, seja quando passear em parques e jardins, seja no avião ou no carro.
- Ler alguma história engraçada ou cantar uma música infantil (ritmos marcados e repetitivos) quando a criança estiver irrequieta, com medo ou nervosa, para acalmá-la.
- Falar sobre a importância do silêncio para quem lê e para quem ouve.
- Em visita ao médico, ao dentista, ou quando for tomar vacinas, ler para a criança ou com ela histórias que mostrem esses profissionais em ação.
- Ler e discutir com a criança um filme ou uma peça teatral antes e depois de vê-los.
- Ler as regras de jogos e brinquedos para a criança antes de começar a brincadeira procurando perceber o quanto ela entendeu.
- Levar à criança à biblioteca, explicando antes o que é uma biblioteca, o que ela guarda e como encontrar o livro desejado.
- Levar a criança frequentemente a livrarias, mostrar-lhe o ambiente e ajudá-la a escolher o livro. Há livrarias com espaço especial para crianças.
Práticas de Leituras
Falando de Literatura... ou de Literatura Infantil?
Orientações para o trabalho com os livros
- De 10 meses a 2 anos :
- De 2 a 3 anos:
- De 3 a 6 anos
As Ilustrações de gravuras predomínio de imagens.
Livros com dobraduras simples. Outro recurso é a transformação do contador de histórias com roupas e objetos característicos. A criança acredita, realmente, que o contador de histórias se transformou no personagem ao colocar uma fantasia.
Ler para a criança
10 atividades para estimular a leitura nas crianças
1- CONTOS
- Abrir as portas à fantasia;
- Dar conhecimento de outros costumes e tradições;
- Apresentar as dificuldades forma simples;
- Transmitir a forma de ver o mundo que cada povo conserva ao longo do tempo;
- O conteúdo escolhido deve ser do agrado do narrador;
- Deve haver identificação com o público;
- O contador tem que dominar bem a narração;
- O conto deve seguir uma ordem lógica;
- Ele deve ser simples, claro, direto;
- A leitura pode ser realizada dentro da sala de aula;
- Pode ser capítulo a capítulo, criando uma atmosfera de suspense e mistério.
2 – MUSEU DOS CONTOS
- As crianças são instadas a levar objetos que aparecem nos contos que elas ouvem em sala.
- Evitar objetos de plástico, comprados, sendo, preferencialmente, os objetos usados, antigos.
- Recolhidos os objetos faz-se uma ficha com os dados do objeto e respectivo dono. A entrada no museu dos contos será mediante uma retribuição que poderá ser a entrega de uma poesia, um travalíngua, uma adivinha.
3 – ÁLBUM DE FIGURINHAS
- Populariza as personagens;
- Selecionam-se os livros da biblioteca que farão parte do álbum;
- Desses títulos, os alunos retirarão os livros do seu agrado;
- Cria-se o álbum;
- Distribuem-se as figurinhas, conforme o critério que o professor adotar, sorteio, por exemplo;
- Depois é aferir: quem ler mais, ganha mais cromos e fica mais próximo de completar o álbum;
- Estimular não apenas a competição, mas a curtição da atividade.
4 – VISITA DE UM AUTOR
- Pode ser um Autor/ilustrador;
- Conhecer o trabalho deles, explicar a necessidade e importância da leitura.
5 – CONTO PROIBIDO
- Aguçar a curiosidade;
- Havendo suficiente interesse, o professor lerá alguma coisa como aperitivo;
- E vai repetindo a leitura até levar o livro, devolvido, para a biblioteca.
6 – MALETA DO INDIANO
- Maleta velha com objetivos variados e exóticos;
- Constrói-se uma narrativa com os objetos;
- Objetos podem ser substituídos por cartas, ilustrações, poemas.
7 – CONTOS DOS AVÓS
- Fazer os mais velhos contarem tradições. Reavivar a tradição oral.
- Utilizar as dicas dos contos.
8 – BRUXAS, PIRATAS, DRAGÕES
- Personagens fantasiados visitam inadvertidamente a escola;
- Cria-se uma atmosfera lúdica.
9 – JORNADAS LITERÁRIAS
- Cartazes dramatizações visitas à biblioteca municipal;
- Organizar oficinas de escrita, leitura, recitações, contar contos.
- A poesia deve invadir a atmosfera sob diversas formas.
10 – LIVRO-FÓRUM
- Escolhe-se cuidadosamente um título;
- O livro tem que ser lido por todos os participantes;
- Professor/animador em dia e local previamente ajustados coloca as questões, estimulando a participação.
:: Brincadeiras de Roda
:: Expressões Populares
:: Jogos e Brincadeiras Infantis Populares I
:: Jogos e Brincadeiras Infantis Populares II
:: Jogos e Brincadeiras Infantis Populares III
:: Literatura de cordel
:: Mamulengo
:: Palíndromos
:: Parlendas
:: Provérbios
:: Trava-línguas
Nenhum comentário:
Postar um comentário