Tempo previsto: 30 dias
Justificativa
Objetivos
Refletir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.
Conhecer os símbolos da Páscoa e seu significado.
Utilizar o Laboratório de Informática Educativa para desenvolver as atividades propostas.
Desenvolvimento
Elaboração de textos sobre os símbolos da Páscoa.
Confecção de frases, poesias, textos, mensagens.
Educação Artística
Produção de cartões, lembrancinhas.
Produção de desenhos sobre os símbolos da Páscoa.
Ensino Religioso
Leitura de textos bíblicos sobre a Páscoa.
Elaboração de quadro comparativo sobre a comemoração do dia da Páscoa em diferentes culturas.
Utilização dos programas Word e Paint para desenvolvimento das atividades no LIEd.f
Avaliação
Através da observação da participação dos alunos nas atividades, da produção de textos e confecção dos materiais.
História da Páscoa
A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios. Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original. Durante a Semana Santa acontecem procissões e novenas que representam os momentos mais dolorosos da vida de Jesus. Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo.
O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o domingo de Ramos, e é quando se benzem os ramos de palmeiras e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Em muitas regiões do Mundo, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou com imagens de Jesus crucificado.
A Tradição do Ovo
O ovo é um dos mais antigos símbolos da Páscoa. Significa fertilidade e recomeço da vida. Alguns historiadores garantem que o costume de cozinhar e depois colorir ovos de galinha para depois presenteá-los surgiu entre os antigos egípcios, persas e algumas tribos germânicas.
Hoje atribui-se aos chineses o costume milenar de presentear parentes e amigos com ovos nas festas de primavera. Mas foram os reis e príncipes da Antiguidade que confeccionaram ovos de prata e ouro recobertos de pedras preciosas. O povo, sem recursos para tais luxos, manteve a tradição de presentear ovos de galinha confeccionados.
A tradição do Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário