Bate-papo para desenvolver a comunicação oral desde cedo
Caderno de recordações
Todos são autores
É possível também inverter a ordem pedindo que os pequenos contem ou criem o início.
Deixe fantoches e fantasias à disposição para a atividade ficar mais interessante.
O primeiro seminário
Mostre o texto para aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente, leia para eles ou peça aos que já são leitores que façam esse papel.
Fotos e ilustrações também são de grande ajuda.
Depois, prepare uma situação na qual os pequenos conversem com pessoas mais experientes.
Os adultos não precisam ter uma relação direta com o assunto que está sendo estudado, pois o foco, nesse momento, é apenas desenvolver a comunicação.
Reúna todos em uma roda e converse sobre a experiência vivida.
Planeje com as crianças a apresentação oral do que foi estudado e elabore um cronograma de trabalho – que inclui a preparação de roteiros e ilustrações para apoiar essa comunicação verbal. Enquanto uns expõem, os demais pensam em perguntas para fazer.
Organize momentos de avaliação com a sala toda.
Essa estratégia é útil para identificar o que está faltando e novas pesquisas podem ser necessárias. Dê mais um tempo para isso e prepare novas rodadas de apresentação, dessa vez gravadas em vídeo.
Reúna a classe e pergunte se alguém percebeu algum problema nas filmagens e o que se pode fazer para melhorar.
Na hora do desfecho, pergunte à turma: “Onde será a apresentação?”, "Como será a disposição dos apresentadores para que todos possam vê-los e ouvi-los?”, “Onde ficarão os ouvintes?", “Haverá textos e ilustrações de apoio?”
Por fim, elabore coletivamente os cartazes e convites para o evento e marque a data.
Este projeto dura até quatro meses.
Sessão de teatro
Escolha algumas bem conhecidas e oriente a turma para se dividir em grupos, de acordo com as histórias que cada uma deseja encenar.
As próprias crianças se encarregam de dividir os papéis, pois, com essa idade, já têm autonomia para isso.
Durante um tempo, você vai enfatizar a fala e a entonação de cada personagem e outros aspectos importantes em um teatro, como a expressão corporal e a desinibição.
Com essa parte resolvida, já é possível pensar no vestuário, nos adereços e no cenário.
As crianças ensaiam um pouco a cada dia para se apresentarem no pátio da escola para as outras turmas.
Anote as falas em um caderno e cole lembranças que apóiem esses relatos, como fotografias, embalagem de algum lanche que foi dividido entre os colegas ou um desenho feito em grupo. Depois das duas primeiras semanas, as crianças podem levar o diário para casa, uma por vez, para contar à família as aventuras do dia-a-dia na escola. Esta atividade pode se estender pelo ano todo.
Roda de conversa
Se for uma notícia, por exemplo, é preciso um jornal ou uma revista.
Sentadas em círculo num lugar aconchegante, as crianças falam de si, expressam sentimentos, opiniões e pontos de vista.
Em contrapartida, elas aprendem a ouvir os outros.
Planeje a rotina coletivamente com a turma, que decide a seqüência de ações e a dinâmica do grupo.
É um bom momento também para resolver conflitos e para tratar de assuntos de interesse comum, como uma notícia que está na mídia.
É importante que a roda de conversa aborde o que realmente acontece entre as crianças, afinal ela é um retrato de suas relações sociais.
Contadores de Histórias
MATERIAL: Livros ou histórias memorizadas, tapete, almofadas, gravador e fitas cassete.
Elas devem despertar ou manter nos ouvintes o interesse e o prazer em escutá-las.
Na hora da leitura, organize a turma de maneira que todos possam escutá-lo e enxergar as ilustrações, se houver.
Apresente o texto em forma de breve resumo e explique as razões de sua escolha.
Leia ou conte em voz alta e destaque o que achar interessante.
Garanta um tempo para conversar livremente sobre o texto ou até mesmo para relê-lo.
Faça isso com várias histórias.
Depois que as crianças já conhecerem um bom repertório de memória, reúna-as em uma roda e peça a um voluntário da própria turma que conte uma história para os colegas.
Grave a narração e avalie com todos: "É possível escutar?", “Precisa de fundo musical?”, “Tem muito ruído?”
Caso precise de um ambiente mais silencioso, por exemplo, providencie uma sala com uma acústica melhor.
Considerando todas as colocações, ensaie com os pequenos e grave todas as histórias em uma fita. Compare o resultado inicial com o final e discuta.
Está pronto um presente para uma outra turma da escola.
Planeje uma data para a turma entregá-lo.
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