Plano de aula - Leitura de livro pelo professor
SEXTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2013
Aprender a ler, lendo.
TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012
Reportagem da revista de Educação Infantil
Já está nas bancas e livrarias o Guia Prático de
Educação Infantil que traz minha reportagem
"Incentive a leitura".
Quem quiser pode ler a reportagem no link abaixo:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/108/artigo255228-1.asp
Leia as páginas 1 e 2 (reportagem completa).
QUARTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2012
18 de abril - Dia do livro infantil
TERÇA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2012
Para os pais incentivarem seus filhos a ler
SEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012
Ler por prazer
QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012
PROMOÇÃO: LIVROS INFANTIS
QUEM TIVER INTERESSE ENTRE NO SITE:
https://sites.google.com/site/diariodaprofaglauce/livros-infantis
TERÇA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2012
Incentivando a leitura
DOMINGO, 15 DE MAIO DE 2011
Livros de poesias para crianças
Este livro é um gostoso convite para a criança mergulhar no mundo da poesia.
QUEM É QUEM - LALAU E LAURABEATRIZ
A obra leva os leitores à surpresa e ao espanto da descoberta e, por meio do ritmo e da sonoridade, Lalau chega a definições poéticas para as coisas do cotidiano.
BEM-TE-VI - LALAU E LAURABEATRIZ
Numa linguagem simples e despretenciosa, que brinca saborosamente com rimas, cores, nomes e aparências de coisas, todo amplo universo de experiências se torna acessível à criança nos poemas de Lalau.
LIVROS INFANTIS
SALADA SALADINHA - PARLENDAS - DE MARIA JOSÉ NÓBREGA
Adivinhas, trava-línguas, parlendas e outros ingredientes saborosos estão no livro. Essas deliciosas brincadeiras de falar e dar risada, muita risada.
O LIVRO DA TRAVA-LÍNGUA DE CIÇA E ZÉLIO
A ideia da autora é entrar na brincadeira de ler rapidinho sem travar a língua. Busca incentivar as crianças a ler corretamente, por meio de divertidos jogos de palavras.
QUEBRA-LÍNGUA DE CIÇA E ZIRALDO
Neste livro a criança tem a oportunidade de brincar com a sonoridade das palavras. Através de aliterações e rimas bem-humoradas, o cotidiano infantil e suas fantasias são traduzidos em uma linguagem rica e original.
TERÇA-FEIRA, 10 DE MAIO DE 2011
LIVROS INFANTIS
Hoje trago algumas sugestões de livros para trabalhar o alfabeto:
RUTH ROCHA
A autora brinca com as palavras de cada letra do alfabeto.
O BATALHÃO DAS LETRAS
MÁRIO QUINTANA
O poeta brinca com as letras do alfabeto conciliando aprendizagem e diversão.
ALFABETO DOS PINGOS
MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA
Uma forma divertida de conhecer e familiarizar-se com as letras do alfabeto.
DOMINGO, 20 DE JUNHO DE 2010
Entrevista para a revista
* Tenha na sala de aula um cantinho da leitura ou uma "caixa mágica" com jornais, revistas e gibis, para que na hora da leitura livre os alunos entrem em contato com diversos tipos de textos.
* Monte um local agradável na classe, com tapetes e almofadas, para os alunos ficarem confortáveis.
* Faça leitura coletiva de livros.
* Crie o "dia do livro". Leve uma caixa com várias obras para que os alunos escolham uma e contem a história para os colegas após a leitura.
* Utilize jornais diários. Citar as notícias é um recurso interessante para familiarizar o aluno com a leitura.
* Realize um teatrinho com as histórias dos livros lidos pelos alunos.
* Seja um bom exemplo: leia e consumalivros, mostre aos alunos as obras novas que adquiriu.
* Procure trocar idéias e informações sobre as obras lidas. Isso aguça a curiosidade do aluno.
* Realize um sarau de poemas. A linguagem poética diverte, incita e desperta a imaginação.
* Faça uma "sacolinha da leitura", enfeitada com vários adereços, para que a criança leve o livro quando emprestar, junto mande um bilhete aos pais explicando o projeto da classe e ressalte a importância da participação deles no processo.
Projeto de incentivo a leitura
Este ano estou trabalhando com o PROJETO VIAJANDO NA SACOLINHA MÁGICA DA LEITURA.
Vou deixar aqui mais uma sugestão de trabalho para incentivar o gosto pela leitura.
JUSTIFICATIVA:
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouví-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura.
Assim, o livro deve ser mostrado com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
OBJETIVOS:
• Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias.
• Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
• Levá-los ao cuidado no manuseio de livros.
• Proporcionar o uso da biblioteca da escola, favorecendo a circulação de livros.
• Tornar a leitura um ato prazeroso.
• Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
CONTEÚDOS:
a) Conceituais: Construir critérios próprios para selecionarem o livro que vão levar.
b) Procedimentais: Utilizar a sala de leitura na escolha de livros.
c) Atitudinais: Permitir que as crianças construam o hábito de ouvir e ler histórias. Conscientizar-se da importância da preservação dos livros.
PROCEDIMENTOS:
No final de semana os alunos levarão a sacolinha com o livro para casa. Com a ajuda dos pais terão dois dias para lerem história do livro. No início da semana os livros deverão ser devolvidos à sala de leitura.
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor.
Projeto Passaporte para a Leitura
O Projeto PASSAPORTE DA LEITURA é uma viagem maravilhosa pelo mundo dos livros.
Desenvole o hábito da leitura e incentiva o contato com os livros desde cedo.
Envolve 50 atividades sendo que cada uma é destinada a um livro da literatura infantil. Na bibliografia há autores como Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Ziraldo, Eva Furnari etc.
Dia do Livro Infantil - 18 de abril
O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.
O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades. Uma das maneiras de permitir aos alunos entrarem nesse maravilhoso mundo da leitura é trabalhando com Projetos de Leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário