PLANO DE AULA - 1º dia de aula
PLANO DE AULA - NATAL
PLANO DE AULA - TEMA NATAL
PLANO DE AULA - Sequência didática sobre a História do Brasil Colônia
Plano de aula - Leitura de livro pelo professor
No início do ano os professores necessitam fazer uma avaliação diagnóstica da aprendizagem de seus alunos. Nos 1º e 2º anos o professor deverá realizar a sondagem da escrita em Português ; a sondagem dos números e a resolução de situações-problemas em Matemática.
Exemplos de Planos de aula:
PLANO DE AULA - PORTUGUÊS
Planos de Aula
Planos de aula diversos
PLANOS DE AULA
Sequência didática - Plano para uma semana
Plano de Aula e Plano de Ensino
Você sabe a diferença entre Plano de Aula e Plano de Ensino?
Plano de aula
Módulo mínimo de planejamento, essa atividade é dada em uma única aula.
Pode ser avulsa ou estar inserida em uma seqüência didática ou em um projeto.
Devem estar claros para o professor: o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos, como será desenvolvida a aula (procedimentos) e como será avaliado o aproveitamento do aluno (avaliação).
Plano de ensino ou Planejamento Anual
É o planejamento do que vai ser trabalhado durante o ano letivo.
O Plano de ensino envolve os objetivos de aprendizagem de todas as disciplinas, os conteúdos a serem trabalhados, os procedimentos a serem utilizados e as formas de avaliação.
Plano de aula
Sendo que o plano de aula é o módulo mínimo de planejamento, essa atividade é dada em uma única aula. Devem estar claros para o professor: o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos de aprendizagem, os procedimentos para desenvolver a aula e como será avaliado o aproveitamento do aluno.
Abaixo segue um exemplo de plano de aula a ser aplicado em classe de alfabetização, utilizando a lista de nomes dos alunos.
PLANO DE AULA
Objetivos:
-Escrever listas de palavras/textos significativos;
-Construir um repertório de palavras estáveis.
-Levantar questões de ortografia (alfabéticos).
Conteúdo:
Lista de nomes próprios.
Procedimentos:
-Ajustar o nível de desafio às possibilidades dos alunos, para que realmente tenham problemas a resolver;
-Organizar agrupamentos produtivos, em função do que os alunos já sabem sobre a escrita;
-Ler a proposta definindo o que devem fazer: escrever o nome de quinze alunos da classe.
-Garantir a circulação de informações, promovendo a socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas;
Avaliação:
Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.
As formas de planejar do professor
Plano de aula
Módulo mínimo de planejamento, essa atividade é dada em uma única aula. Pode ser avulsa ou estar inserida em uma seqüência didática ou em um projeto.
Devem estar claros para o professor: o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos de aprendizagem, que recursos serão necessários para desenvolver a aula e como será avaliado o aproveitamento do aluno.
Projetos de ensino
Tem duração longa, pode levar até um ano. Envolve a construção de um produto final – um livro, uma exposição, uma campanha, por exemplo – destinado a um público definido, que podem ser outros alunos, os pais, os moradores do bairro etc. Nesse caso, a participação da turma se dá em todas as etapas do planejamento.
Seqüência didática
Nessa modalidade, a duração é limitada a algumas semanas de aula. O conteúdo é mais específico que o de um projeto e é explorado em atividades seguidas, que se tornam cada vez mais complexas.
Plano de ensino
É o planejamento do que vai ser trabalhado durante o semestre ou o ano letivo.
No caso do professor polivalente, envolve os objetivos de aprendizagem de todas as disciplinas, os conteúdos a serem trabalhados, os procedimentos a serem utilizados, os recursos didáticos e as formas de avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário