terça-feira, 7 de abril de 2015

O lobo e os sete cabritinhos>Estímulos literários e afins> 01/04/2015


O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
A FÁBULA:
São características das Fábulas
• a narrativa é curta, geralmente, um diálogo;
• as personagens quase sempre são animais;
• no final da história, destaca-se uma moral.
Estrutura das Fábulas
• Através das fábulas podemos fazer duas leituras independentes:
Narrativa propriamente dita cuja estrutura narrativa sempre se repete:
• Situação inicial
• Obstáculo
• Tentativa de solução
• Resultado final
• Moral
Moral - linguagem temática, dissertativa. Ela pode ser usada e analisada independentemente da fábula.
A fábula nos leva a dois mundos:
• o imaginário, o narrativo, fantástico;
• e o real, o dissertativo, temático.


Na verdade, a fábula é um “estudo sério sobre o comportamento humano”, a ética e a cidadania.
TEM MAIS
LÍNGUA PORTUGUESA                           
OBJETIVOS 
 Na ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão. 
No interesse pela leitura de histórias. 
No reconhecimento de seu nome escrito. 
Na familiarização e no interesse pela escrita de palavras e textos. 
CONTEÚDOS 
Conteúdos Conceituais. 
FALAR E ESCUTAR. 
 Uso da linguagem oral para:. 
# conversar. 
# brincar. 
# comunicar. 
# expressar. desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos. 
# relatar suas vivências nas diversas situações de interação. 
# Reconto de histórias com auxílio de material e ajuda do professor.. 
# Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.. 
# Participação em situações que envolvam a necessidade de expor suas ideias e ponto de vista..
 PRÁTICAS DE LEITURA. 
Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.. PRÁTICAS DE ESCRITA. 
 Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.. 
# lista de palavras (tendo como suporte figuras).. 
# Escrita do próprio nome. 
Conteúdos Procedimentais. 
Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita.. 
PRÁTICAS DE LEITURA.
 Participação nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como:. 
#contos. 
Uso de diferentes fontes de leitura: 
#livros. como proposta de lazer e conhecimento da língua.. 
Conteúdos Atitudinal. 
PRÁTICAS DE ESCRITA. 
Respeito pela produção própria e do outro.. 
 Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento..  
MATEMÁTICA  
OBJETIVOS 
No reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma com ferramentas necessárias no seu cotidiano.    
Na comunicação de idéias, de hipóteses, de processos matemáticos utilizados em situações-problema relativas à quantidade, espaço físico e medida  
Na busca de suas próprias estratégias e na capacidade de lidar com situações matemáticas novas
 Conteúdos Conceituais 
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO 
 O Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. 
 Reconhecimento e identificação da grafia numérica.
 Conteúdos Procedimentais 
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO 
 Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. 
 Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Participação na resolução de situações-problema, surgida no dia-a-dia.  GRANDEZAS E MEDIDAS 
 Marcação do tempo por meio de calendários. 
ESPAÇO E FORMA 
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.  
Representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações. 
 Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras. Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço. 
 Identificação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, brincadeiras e diversas situações. 
ARTE 
OBJETIVOS ARTES VISUAIS 
Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte (livro).
 MÚSICA
 Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical. 
TEATRO 
 Na criação de desenhos, colagens, pinturas, modelagens partindo das histórias contadas no dia-a-dia (espaço cênico, personagens e ação dramática). 
DANÇA  
No experimento e pesquisa de diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos) 
 Na participação de manifestações da cultura corporal.  
Na descrição oral das partes do corpo e suas funções.                                                     Conteúdos Conceituais 
ARTES VISUAIS APRECIAÇÃO 
 Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como:
 # livros
 # colagens
 #ilustrações 
Conteúdos Procedimentais 
 FAZER ARTÍSTICO 
 Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. 
APRECIAÇÃO 
 Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns elementos da linguagem plástica.  
Apreciação de obras de arte (literatura) a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos. 
 Observação e identificação de imagens diversas. 
Conteúdos Atitudinal 
 FAZER ARTÍSTICO  
Organização, cuidado e preservação do material produzido e do espaço utilizado. MÚSICA Conteúdos Procedimentais 
 FAZER MUSICAL 
 Participação em jogos e brincadeiras sonoras que envolvam canto, danças, silêncio e ritmos diferentes. 
 Repertório de canções para desenvolver a memória musical. 
APRECIAÇÃO MUSICAL 
 Escuta de obras musicais variadas. 
EDUCAÇÃO  FÍSICA OBJETIVOS JOGOS E BRINCADEIRAS 
 No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.  
Na prática de jogos simbólicos. 
 Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas.                                              Conteúdos conceituais 
EXPRESSIVIDADE  
Conhecimento das sensações do próprio corpo. 
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO 
Conhecimento e controle sobre o corpo e movimento. 
Conteúdos Procedimentais  
EXPRESSIVIDADE 
 Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas e brincadeiras, otimizando os espaços.  
Percepção do ritmo para expressar-se corporalmente (dança, brincadeiras e outros movimentos).ip
TEM MUITO MAIS
VÍDEO E MAIS SUGESTÕES
PROJETO

Depois do filme ver  AQUI

O lobo e os sete cabritinhos

SLIDES AQUI

História e interpretação
AQUI

O lobo e os sete cabritinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário