Plano de aula - Leitura de livro pelo professor
PLANO DE AULA
TEMA: LEITURA PELO PROFESSOR DE LIVRO NARRATIVO
OBJETIVOS:
- Ouvir um texto literário.
- Conhecer algumas características desse gênero.
PROCEDIMENTOS:
Informe os alunos sobre o livro que será lido, antecipando pequena parte da trama da história, seus personagens, o local onde ela se passa – como se fosse um anúncio da próxima novela.
Mostre a capa, o nome do livro, o nome do autor, da editora e também as ilustrações da capa, levando o aluno a antecipar a história com suas hipóteses.
Compartilhe com o grupo por que você gostou da história, pergunte do que eles mais gostaram, compare com outras histórias lidas ou já conhecidas do grupo, releia alguns trechos, retome ilustrações etc.
RECURSOS
Livro infantil.
AVALIAÇÃO:
Avaliação contínua observando a participação dos alunos.
Sugestões de livros narrativos:
Sinopse: Imagine alguém que faz os melhores doces do mundo, que está sempre inventando brincadeiras e que troca os personagens dos contos de fadas. Essa é a Vovó Neném. Um dia, as meninas da nossa rua decidiram fazer uma festa e um concurso de bonecas. Todas ficaram na maior euforia, menos a Mariana, que tinha uma boneca muito velhinha e desarrumada. Vovó Neném percebeu, pegou a boneca e abriu seu baú quase mágico. Pronto!
Sinopse: Em A decisão do campeonato o leitor vai conhecer Catapimba e sua turma, os craques do campinho pegado à casa do seu Manoel. E descobrir que estrago um Bicão pode causar quando resolve "ajudar" a apitar o jogo.
O PACOTE COM OS DOIS LIVROS ESTÃO À VENDA POR R$ 30,00 JÁ COM AS DESPESAS DE CORREIO INCLUSO. CONTATO POR E-MAIL glaucerossi@terra.com.br
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SEXTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2013
Aprender a ler, lendo.
Ao longo dos primeiros anos, quando muitos dos alunos ainda não sabem ler convencionalmente ou então leem com pouca fluência, é importante que as atividades de leitura favoreçam o desenvolvimento de estratégias de leitura que sirvam de apoio à compreensão e à construção de sentido do texto. Isso, sempre considerando que o processo de leitura de um texto se dá por meio de muitas ações além da decodificação.
Assim, é importante levar em conta tanto as situações de leitura do professor como aquelas nas quais osalunos são desafiados a ler por conta própria.
Proporcionar momentos em contato com os livros infantis de poucas páginas e em letra em bastão, disponíveis na sala de aula, levam as crianças a construírem estratégias de leitura, mesmo quando ainda não sabem ler. Elas antecipam o que pode estar escrito. Como ainda não dominam o sistema, estão o tempo todo usando informações sobre a escrita do próprio nome, do nome dos colegas ou outros que trazem da própria experiência. Essa tentativa de leitura não é aleatória. Ao contrário, é um trabalho intelectual. A criança compara as palavras, seleciona, olha para todas as pistas e só então verifica o que está escrito.
Aprender a ler e a escrever, lendo e escrevendo. “É preciso interagir com o objeto, pensar sobre ele como um todo para aprender a ler, produzir e compreender. (FERREIRO, TEBEROSKY, 1985).
Situações reais de leitura de crianças de seis anos:
Uma criança, com o livro Cinderela nas mãos, apontou para as letras da capa e disse "Cinderela começa com Ci, é o Ci da Cintia.
Outra criança que estava ao seu lado falou "e o la da Cinderela é da Laura"
Livros infantis disponíveis no meu site:
TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012
Reportagem da revista de Educação Infantil
Colegas,
Já está nas bancas e livrarias o Guia Prático de
Educação Infantil que traz minha reportagem
"Incentive a leitura".
Quem quiser pode ler a reportagem no link abaixo:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/108/artigo255228-1.asp
Leia as páginas 1 e 2 (reportagem completa).
Já está nas bancas e livrarias o Guia Prático de
Educação Infantil que traz minha reportagem
"Incentive a leitura".
Quem quiser pode ler a reportagem no link abaixo:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/108/artigo255228-1.asp
Leia as páginas 1 e 2 (reportagem completa).
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QUARTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2012
18 de abril - Dia do livro infantil
Comemora-se nesse dia, para homenagear Monteiro Lobato, um grande escritor que escreveu várias obras infantis e juvenis, dentre elas O Sítio do Pica-Pau Amarelo de grande sucesso.
A leitura do professor para os alunos, que deve ser uma atividade de todos os dias, e o contato com os livros pelas crianças possibilitam uma viagem ao o mundo letrado, repleto de histórias e fantasia, imaginação.
Aproveito para sugerir o trabalho com o PROJETO PASSAPORTE DA LEITURA que contém 50 atividades, onde cada uma está relacionada a um livro infantil para a leitura em sala de aula, a fim de incentivar o gosto pelos livros.O Projeto contém ainda capa, justificativa, objetivos, desenvolvimento, culminância e avaliação.
Para visualizar amostras (fotos) das atividades deste projeto, visite o endereço abaixo:
"Um país se faz com homens e livros" - Monteiro Lobato
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TERÇA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2012
Para os pais incentivarem seus filhos a ler
O gosto pela leitura nem sempre surge «do nada». Para que possa ajudar o seu filho a gostar de ler e a fazê-lo sem dificuldade, deixo aqui alguns conselhos práticos.
1. Fazer uma pausa na atividade cotidiana
Reserve um intervalo de tempo durante o qual sabe que não vai/vão ser perturbado/s. Quinze minutos é um intervalo de tempo suficiente.
2. Tornar a leitura agradável
Faça da leitura uma experiência agradável. Sente-se ao lado da criança. Não a pressione se ela mostrar alguma resistência e, se ela não estiver realmente interessada, opte por outra atividade ou deixe-a livre para fazer o que pretende na altura.
3. Não fazer interrupções bruscas
Se a criança ler mal uma palavra, não a interrompa de imediato. Esse intervalo dar-lhe-á a hipótese de se corrigir. Se não resultar, dê-lhe exemplos de outras palavras "difíceis" com um som semelhante para que não fique presa àquela palavra em particular e tente resolver o problema por si.
4. Ter uma atitude positiva
Evite expressões como "Não!" ou "Está mal!". Utilize expressões como "Agora vamos ler juntos..." e aponte para as palavras à medida que, lentamente, as lê. Aumente a autoestima da criança elogiando todos os progressos, até os aparentemente mais insignificantes.
5. Combater a ansiedade
Se os pais demonstrarem uma grande ansiedade, podem levar a criança a sentir que "é tudo muito difícil". Escolha livros com textos adequados aos gostos e capacidades da criança. Debater-se com um livro cheio de palavras "difíceis" pode dar origem a uma "fobia" da leitura, uma vez que a falta de fluência na mesma faz com que a criança não perceba o que lê e não retire prazer dessa atividade.
6. Ir à biblioteca
Habitue a criança a visitar e a requisitar livros nas bibliotecas públicas, escolares ou outras.
7. Fazer da leitura uma prática regular
Tente criar a rotina de ler com a criança todos os dias ou, pelo menos, nos dias de escola. Não esqueça que os professores têm pouco tempo para se dedicar individualmente a cada criança.
8. Manter contato regular com a escola e com o professor
Fale com o professor e mantenha-se informado sobre os progressos da criança. Se ela souber do seu interesse sentir-se-á mais motivada.
9. Falar sobre os livros
Antes de iniciar a leitura (ou no final), fale sobre o livro que a criança vai ler. Fale das imagens e até do tipo de letra. Se o livro já for conhecido pode falar sobre a parte favorita da criança. Esta é também uma forma de ficar a saber se a criança percebeu o que leu.
10. Promover a variedade
Escolha livros de gêneros diferentes para as sessões de leitura. Varie com gibis, livros de poemas, revistas etc. Deixe a criança escolher também.
Temos à venda kit de livrinhos infantis, entre no meu site:
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SEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012
Ler por prazer
As dificuldades enfrentadas pelos professores, para despertarem o interesse dos alunos pela leitura, são constantes. Os alunos leem pouco, consequentemente, escrevem menos ainda. Há vários agravantes que levam os alunos a não gostarem de ler e escrever como, por exemplo, a falta de incentivo na infância.
A leitura precisa ser incentivada na infância pelos pais, pela família. Mas sabemos que isso é algo complicado, pois muitos pais não possuem o hábito de ler e, na maioria das vezes, nem o sabem. Sendo assim, resta a escola, que deverá criar metodologias para educar os alunos para a prática da leitura.
Mas como incentivar as novas gerações a amarem a leitura? Esse é o desafio que pais e educadores enfrentam, nos dias de hoje, quando a televisão, se constitui num instrumento de emburrecimento precoce de nossa infância, impondo com sua programação inócua e bizarra.
Algumas escolas têm realizado projetos de incentivo à leitura, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para tal. A construção de uma boa biblioteca ou uma caixa com vários livros em sala de aula é um tremendo incentivo à leitura. Crianças que aprendem a conviver com os livros desde cedo aprendem a amá-los e reverenciá-los como fonte de cultura e saber.
Algumas ações práticas que podem ser adotadas pelo professor para despertar o interesse pela leitura:
*Em sala da aula, criar o dia do livro. Neste dia, o professor leva uma caixa com vários livros, que os alunos escolhem ao seu gosto e depois contam a história aos outros colegas.
*É importante que se faça também em leituras coletivas de livros, onde todos os dias o professor lê para as crianças um dos diversos tipos de textos.
*Dar o exemplo aos alunos, sendo um bom consumidor de livros.
*Promover oportunidades de troca de experiências e informações dos livros lidos, no ambiente escola, incentiva a prática de leitura.
É preciso redescobrir o prazer de ler, é preciso redescobrir o gosto pela leitura. Precisamos de pessoas que escrevam e leiam, mas por prazer, pelo simples prazer de ler.
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QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012
PROMOÇÃO: LIVROS INFANTIS
Os livrinhos despertam a curiosidade das crianças por serem contos de fadas, fábulas e sobre animais que são temas que as crianças adoram. Tenha sempre em um cantinho ou em uma caixa para que os alunos possam entrar em contato com o maravilhoso mundo das letras. Ideal para crianças que estão sendo alfabetizadas ou alunos com dificuldades na leitura.
Kit de livros Infantis por apenas R$16,00 com frete.
Clássicos de Ouro (10)
Clássicos de Sempre (10)
Fábulas inesquecíveis (10)
Clássicos Adoráveis (10)
Charadinhas (10)
Coleção Mamíferos (10)
Fábulas Divertidas (8)
Folclore em contos e cantos (10)
QUEM TIVER INTERESSE ENTRE NO SITE:
https://sites.google.com/site/diariodaprofaglauce/livros-infantis
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TERÇA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2012
Incentivando a leitura
Professor, aqui estão algumas atitudes simples para aproximar alunos e livros:
* Tenha na sala de aula um cantinho da leitura ou uma "caixa mágica" com jornais, revistas e gibis, para que na hora da leitura livre os alunos entrem em contato com diversos tipos de textos.
* Monte um local agradável na classe, com tapetes e almofadas, para os alunos ficarem confortáveis.
* Faça leitura coletiva de livros.
* Crie o "dia do livro". Leve uma caixa com várias obras para que os alunos escolham uma e contem a história para os colegas após a leitura.
* Utilize jornais diários. Citar as notícias é um recurso interessante para familiarizar o aluno com a leitura.
* Realize um teatrinho com as histórias dos livros lidos pelos alunos.
* Seja um bom exemplo: leia e consuma livros, mostre aos alunos as obras novas que adquiriu.
* Procure trocar idéias e informações sobre as obras lidas. Isso aguça a curiosidade do aluno.
* Realize um sarau de poemas. A linguagem poética diverte, incita e desperta a imaginação.
* Reserve todos os dias 10 minutos para contar o capítulo de algum livro.
* Crie o diário da leitura, um caderno onde os pais irão anotar junto com os filhos como é o momento da leitura em casa, apontando quais histórias gostaram ou não. Isso também ajuda a ver se a família está participando.
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DOMINGO, 15 DE MAIO DE 2011
Livros de poesias para crianças
POEMAS PARA BRINCAR - JOSÉ PAULO PAES
Este livro é um gostoso convite para a criança mergulhar no mundo da poesia.
QUEM É QUEM - LALAU E LAURABEATRIZ
A obra leva os leitores à surpresa e ao espanto da descoberta e, por meio do ritmo e da sonoridade, Lalau chega a definições poéticas para as coisas do cotidiano.
BEM-TE-VI - LALAU E LAURABEATRIZ
Numa linguagem simples e despretenciosa, que brinca saborosamente com rimas, cores, nomes e aparências de coisas, todo amplo universo de experiências se torna acessível à criança nos poemas de Lalau.
Este livro é um gostoso convite para a criança mergulhar no mundo da poesia.
QUEM É QUEM - LALAU E LAURABEATRIZ
A obra leva os leitores à surpresa e ao espanto da descoberta e, por meio do ritmo e da sonoridade, Lalau chega a definições poéticas para as coisas do cotidiano.
BEM-TE-VI - LALAU E LAURABEATRIZ
Numa linguagem simples e despretenciosa, que brinca saborosamente com rimas, cores, nomes e aparências de coisas, todo amplo universo de experiências se torna acessível à criança nos poemas de Lalau.
OU ISTO OU AQUILO - CECÍLIA MEIRELES
Um dos mais belos clássicos da poesia brasileira, o livro aborda os sonhos e as fantasias do mundo infantil.
LIVROS INFANTIS
Aqui estão algumas sugestões de livros que servem para brincar e se divertir com os alunos, além de auxiliarem no processo de alfabetização.
SALADA SALADINHA - PARLENDAS - DE MARIA JOSÉ NÓBREGA
Adivinhas, trava-línguas, parlendas e outros ingredientes saborosos estão no livro. Essas deliciosas brincadeiras de falar e dar risada, muita risada.
O LIVRO DA TRAVA-LÍNGUA DE CIÇA E ZÉLIO
A ideia da autora é entrar na brincadeira de ler rapidinho sem travar a língua. Busca incentivar as crianças a ler corretamente, por meio de divertidos jogos de palavras.
QUEBRA-LÍNGUA DE CIÇA E ZIRALDO
Neste livro a criança tem a oportunidade de brincar com a sonoridade das palavras. Através de aliterações e rimas bem-humoradas, o cotidiano infantil e suas fantasias são traduzidos em uma linguagem rica e original.
SALADA SALADINHA - PARLENDAS - DE MARIA JOSÉ NÓBREGA
Adivinhas, trava-línguas, parlendas e outros ingredientes saborosos estão no livro. Essas deliciosas brincadeiras de falar e dar risada, muita risada.
O LIVRO DA TRAVA-LÍNGUA DE CIÇA E ZÉLIO
A ideia da autora é entrar na brincadeira de ler rapidinho sem travar a língua. Busca incentivar as crianças a ler corretamente, por meio de divertidos jogos de palavras.
QUEBRA-LÍNGUA DE CIÇA E ZIRALDO
Neste livro a criança tem a oportunidade de brincar com a sonoridade das palavras. Através de aliterações e rimas bem-humoradas, o cotidiano infantil e suas fantasias são traduzidos em uma linguagem rica e original.
TERÇA-FEIRA, 10 DE MAIO DE 2011
LIVROS INFANTIS
Olá!
Hoje trago algumas sugestões de livros para trabalhar o alfabeto:
PALAVRAS, MUITAS PALAVRAS
RUTH ROCHA
A autora brinca com as palavras de cada letra do alfabeto.
O BATALHÃO DAS LETRAS
MÁRIO QUINTANA
O poeta brinca com as letras do alfabeto conciliando aprendizagem e diversão.
ALFABETO DOS PINGOS
MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA
Uma forma divertida de conhecer e familiarizar-se com as letras do alfabeto.
Hoje trago algumas sugestões de livros para trabalhar o alfabeto:
RUTH ROCHA
A autora brinca com as palavras de cada letra do alfabeto.
O BATALHÃO DAS LETRAS
MÁRIO QUINTANA
O poeta brinca com as letras do alfabeto conciliando aprendizagem e diversão.
ALFABETO DOS PINGOS
MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA
Uma forma divertida de conhecer e familiarizar-se com as letras do alfabeto.
DOMINGO, 20 DE JUNHO DE 2010
Entrevista para a revista
É PRECISO LER
A professora Glauce Rossi Quilici que trabalha com alfabetização na rede municipal de ensino em São Paulo propõe algumas atitudes simples para aproximar alunos e livros:
* Tenha na sala de aula um cantinho da leitura ou uma "caixa mágica" com jornais, revistas e gibis, para que na hora da leitura livre os alunos entrem em contato com diversos tipos de textos.
* Monte um local agradável na classe, com tapetes e almofadas, para os alunos ficarem confortáveis.
* Faça leitura coletiva de livros.
* Crie o "dia do livro". Leve uma caixa com várias obras para que os alunos escolham uma e contem a história para os colegas após a leitura.
* Utilize jornais diários. Citar as notícias é um recurso interessante para familiarizar o aluno com a leitura.
* Realize um teatrinho com as histórias dos livros lidos pelos alunos.
* Tenha na sala de aula um cantinho da leitura ou uma "caixa mágica" com jornais, revistas e gibis, para que na hora da leitura livre os alunos entrem em contato com diversos tipos de textos.
* Monte um local agradável na classe, com tapetes e almofadas, para os alunos ficarem confortáveis.
* Faça leitura coletiva de livros.
* Crie o "dia do livro". Leve uma caixa com várias obras para que os alunos escolham uma e contem a história para os colegas após a leitura.
* Utilize jornais diários. Citar as notícias é um recurso interessante para familiarizar o aluno com a leitura.
* Realize um teatrinho com as histórias dos livros lidos pelos alunos.
* Seja um bom exemplo: leia e consumalivros, mostre aos alunos as obras novas que adquiriu.
* Procure trocar idéias e informações sobre as obras lidas. Isso aguça a curiosidade do aluno.
* Realize um sarau de poemas. A linguagem poética diverte, incita e desperta a imaginação.
* Reserve todos os dias 10 minutos para contar o capítulo de algum livro.
* Faça uma "sacolinha da leitura", enfeitada com vários adereços, para que a criança leve o livro quando emprestar, junto mande um bilhete aos pais explicando o projeto da classe e ressalte a importância da participação deles no processo.
* Crie o diário da leitura, um caderno onde os pais irão anotar junto com os filhos como é o momento da leitura em casa, apontando quais histórias gostaram ou não. Isso também ajuda a ver se a família está participando.
Trecho da minha entrevista publicada na Revista Profissão Mestre
Projeto de incentivo a leitura
Este ano estou trabalhando com o PROJETO VIAJANDO NA SACOLINHA MÁGICA DA LEITURA.
Vou deixar aqui mais uma sugestão de trabalho para incentivar o gosto pela leitura.
JUSTIFICATIVA:
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouví-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura.
Assim, o livro deve ser mostrado com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
OBJETIVOS:
• Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias.
• Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
• Levá-los ao cuidado no manuseio de livros.
• Proporcionar o uso da biblioteca da escola, favorecendo a circulação de livros.
• Tornar a leitura um ato prazeroso.
• Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
CONTEÚDOS:
a) Conceituais: Construir critérios próprios para selecionarem o livro que vão levar.
b) Procedimentais: Utilizar a sala de leitura na escolha de livros.
c) Atitudinais: Permitir que as crianças construam o hábito de ouvir e ler histórias. Conscientizar-se da importância da preservação dos livros.
PROCEDIMENTOS:
No final de semana os alunos levarão a sacolinha com o livro para casa. Com a ajuda dos pais terão dois dias para lerem história do livro. No início da semana os livros deverão ser devolvidos à sala de leitura.
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor.
Projeto Passaporte para a Leitura
O Projeto PASSAPORTE DA LEITURA é uma viagem maravilhosa pelo mundo dos livros.
Desenvole o hábito da leitura e incentiva o contato com os livros desde cedo.
Envolve 50 atividades sendo que cada uma é destinada a um livro da literatura infantil. Na bibliografia há autores como Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Ziraldo, Eva Furnari etc.
Dia do Livro Infantil - 18 de abril
O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.
O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades. Uma das maneiras de permitir aos alunos entrarem nesse maravilhoso mundo da leitura é trabalhando com Projetos de Leitura.
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