sexta-feira, 10 de abril de 2015

DINÂMICAS PARA O INÍCIO ÀS AULAS

Vamos nos preparar para receber as crianças na escola? Aqui trago algumas sugestões de dinâmicas de grupo para os primeiros dias de aula.

DINÂMICA DO NOME
Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

DINÂMICA: RECREIO COM CORES
Objetivo: Interação entre os colegas Preparação: A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Desenvolvimento: Propõe um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.

DINÂMICA: DO 1, 2, 3
Objetivo: Quebra-gelo na volta às aulas
Procedimentos: 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente. 3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar. 4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma "reboladinha". A situação fica bem divertida.

DINÂMICA: O PRESENTE
Objetivo: Adaptação dos alunos na volta às aulas.
Preparação: Os alunos devem sentar-se em círculo. Cada um vai passar o presente para quem acha que corresponde às qualidades ditas. A professora deve preparar uma caixa bonita de presente, sem contar aos alunos, o que tem dentro. O presente é composto de balas que serão distribuídas para todos os alunos da classe.
Desenvolvimento: 1- Geralmente o professor inicia a brincadeira, passando para um (a) aluno(a), dizendo:- Este presente está abençoado! Passe-o para a pessoa que você acha mais BONITA. 2- Parabéns! Pena que sua BELEZA não fará que o presente permaneça com você. Passe-o para quem você acha mais ALEGRE no momento. 3- Parabéns! Pena que o presente ainda não ficará com você. Você está demais! Mesmo assim, passe o presente para quem você acha mais CHIC. 4- Você está com a bola toda, menos com o presente. Passe-o para a pessoa mais INTELIGENTE. 5- Como você é inteligente! Logo deve saber que o presente ainda não é seu. Passe-o para quem você acha mais EXTROVERTIDO(A). 6- O que será que tem aí dentro? Pena que você ainda não vai saber! Passe-o para quem você acha mais VAIDOSO (A). 7- Vaidade não é qualidade, nem defeito. Você ainda não foi eleito. O presente não é seu, talvez será de quem você ache mais TÍMIDO (A). Entregue o presente para ele (a). 8- Poderia ser seu, se não houvesse entre nós uma pessoa mais DEDICADA a tudo que faz. Dê o presente a ela 9- Você é muito dedicada, porém saberá reconhecer que há uma pessoa SIMPLES e HONESTA nesta sala. Entregue o presente a ela. 10- Com tanta HONESTIDADE, você saberá reconhecer que todos queriam o presente. Portanto, você não vai querê-lo só para você. Abra-o e distribua a TODOS OS COLEGAS.

DINÂMICA: PENSE BEM
Objetivos: Não fazer com o outro aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.
Desenvolvimento: Em círculo cada pessoa irá receber um papel e escrever seu nome. Misturar todos e pegar aleatoriamente (não pode ser o próprio). Escrever o que gostaria que a pessoa, a qual está o nome em cima, fizesse no centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que escreveu, o animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá fazer...

DINÂMICA DO AMOR
Objetivo: Moral: Devemos desejar ao outro o que queremos para nós mesmos.
Procedimento: Para início de ano ler o texto ou contar a história do "Coração partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."
Desenvolvimento: Após contar o texto distribuir um recorte de coração (sulfite rosa dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.

DINÂMICAS VOLTA ÀS AULAS


Algumas sugestões de dinâmicas de grupo para os primeiros dias de aula:

1. DINÂMICA DO NOME
Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

2. DINÂMICA DAS BALAS
Objetivo: Essa dinâmica destina-se a coletar informações sobre seus alunos logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo” em grupos que ainda não tiveram contato.
Procedimentos:
Escreva uma pergunta (algumas sugestões abaixo) em cada tirinha de papel, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno.
Compre balas de vários sabores e coloque-as numa caixa. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.
Desenvolvimento:
Com os alunos em círculo, apresente a caixa ao primeiro aluno à sua esquerda. Ele deverá pegar uma bala e ler a pergunta em voz alta para toda a classe e depois respondê-la.
Veja abaixo algumas sugestões de perguntas.
Pessoais
Como é a sua família? / Você tem animal de estimação? Fale sobre ele. / Quais são seus programas de TV favoritos? / De que tipo de música você gosta? / Quem é seu melhor amigo e por quê? / Qual seu gênero favorito de filmes?
Hábitos
O que você faz no final de semana? / Você coleciona alguma coisa? / O que faz em seu horário livre durante a semana? / Pratica algum esporte?
Escola
Você gosta de ir à escola. Por quê? /Você faz sua lição de casa em dia. Se não, por quê? / O que você quer ser quando crescer?

3. DINÂMICA: “DA HISTORINHA”
Objetivo:  Facilita o entrosamento do grupo
Procedimento:  Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
Desenvolvimento:
O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um ….. (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido…), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda . Cria-se cada história engraçada.

4. DINÂMICA: “PARA QUEM VOCÊ TIRA O CHAPÉU?”
Objetivo:  Melhora a auto-estima
Materiais: um chapéu e um espelho. O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento:
O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa.  Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.

5. DINÂMICA: BOM DIA!
Esta dinâmica é para alunos que já se conhecem.
Procedimento:
As crianças de mãos dadas formam um círculo.
No centro ficará um jogador com os olhos vendados.
Dado o sinal de início, rodara o círculo para direita ou para esquerda.
Em dado momento, o jogador do centro baterá palmas e a roda deverá parar.
Em seguida apontará para o círculo e o jogador indicado dirá:
_ Bom dia!
O do centro terá que reconhecer a voz, proclamando seu nome. Caso erre poderá ainda proclamar dois nomes. Acertando o que for apontado ocupará o centro e o outro o substituirá na roda.



Dinâmica com os pais dos alunos


Colcha de Retalhos

Para fazer uma colcha de retalhos, precisamos juntar vários pedacinhos, cada pedacinho possui uma cor, uma largura, uma altura, uma forma, um estilo...

Se usarmos a criatividade juntos, as diferentes formas se misturam e resplandece a beleza, a beleza das diferenças.

Entre um conjunto de cores cada pedacinho depende do outro para chegar ao objetivo de construir uma bela colcha de retalho.

Assim são as crianças, cada uma possui uma característica, uma habilidade, um toque, uma prática...

Assim como a colcha de retalhos precisa de vários pedaços para ser construída, nós também precisamos uns dos outros (profissionais, pais, amigos, família, etc) para atingirmos nossos objetivos e contemplarmos a beleza dos resultados.

Pode-se fazer uma dinâmica de integração com os pais
construindo juntos uma colcha de retalhos de panos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário