Oficinas de Produção de Texto
- Faça um personagem com massa de modelar;
- Num papelzinho de um nome para ele;
- Corte o personagem e o nome ao meio;
- Troque uma metade do nome e do personagem com um colega (dessa troca surgirá um personagem diferente com um nome diferente);
- Junte a sua metade com a do colega e forme um novo personagem;
- Junte a sua metade do nome com a do outro e forme um novo nome para seu personagem;
- Faça uma ficha com o novo personagem:
Nome.......................................
Idade.......................................
Onde mora...............................
Com quem...............................
O que gosta de fazer...............
Que brincadeiras faz...............
- Exponha no fundo da sala o personagem e sua ficha ( neste momento permitir que cada aluno visite os personagens dos colegas)
- Forme trios, peguem os personagens da cada um com as fichas e analisem;
- Imaginem um cenário onde poderiam se encontrar os três personagens e criem uma história;
- Apresente com o seu grupo a história e os personagens para a turma;
- Expor os trabalhos.
METODOLOGIA
- Distribua quebra-cabeças para os alunos (pode ser individual ou em grupo);
- Peça que montem o quebra-cabeça;
- Mande o aluno ou grupo apresentar o seu quebra-cabeça para a turma e converse com eles sobre os elementos que compõe a figura;
- Peça que cada aluno ou o grupo faça uma história envolvendo o cenário e personagens que aparecem na figura;
- Apresentar as produções para a turma;
- Trocar com os colegas para corrigir;
- Expor os trabalhos.
METODOLOGIA
- Pendure na sala de aula 5 poemas;
- Peça que os alunos passem lendo cada poema e escolham o que mais gostaram;
- De volta à classe distribua folhas de ofício e peça que ilustrem o poema que escolheram (MAS não devem dizer aos colegas o que escolheram a penas colocar o nome do aluno)
- Fazer um varal e expor as ilustrações (de preferência no quadro)
- A turma deve olhar os poemas dizer qual o colega ilustrou e porque acham isso;
- O dono da ilustração deve se manifestar dizendo qual é o poema que ilustrou e porque;
- Expor os trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário