domingo, 22 de março de 2015

ATIVIDADES PARA PROFESSORES

Projeto de Incentivo à Leitura: Era Uma Vez


Público-Alvo: Para crianças não alfabetizadas ou não letradas.
Duração: Todo o ano letivo.
Objetivo Geral:
- Desenvolver a leitura para crianças ainda não alfabetizadas.
Objetivos Específicos:
- Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica.
- Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com início, meio e fim.
- Proporcionar um ambiente integrador e estimulador em que a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade.
- Aplicar atividades para casa, de modo que os pais tenham como auxiliar as crianças no desenvolvimento de suas atividades.
Plano de ação:
1. Nosso Livro de desenhos de Histórias:
O professor ficará responsável por confeccionar uma caderno de desenhos, no qual cada dia o dará a uma criança para levá-lo para casa.
Sempre deverá ser a mesma história. Esse caderno ficará fazendo rodízio nas casas das crianças e os pais terão que contar a história aos seus filhos.
Depois disso, os filhos terão que desenhar numa página do caderno.

2. A Hora do Conto:
Uma vez por mês, os professores terão que escolher um tema para montagem e apresentação de teatro para as crianças.
Também uma vez por mês, os pais terão que participar do momento de leitura com as crianças, mas eles mesmos poderão escolher o tema e um livro para ler e desenvolver atividades com elas, tendo o auxílio e acompanhamento do professor.
O bom mesmo é que o pai dê essa aula numa sala que seja diferente da sala do seu filho, pois, muitas vezes, eles ficam enciumados e não permitem aos pais a execução do seu plano de aula, mas isso fica a critério dos professores.
Avaliação:
No processo avaliativo, todas as observações são válidas perante o desenvolvimento da criança.
Dependendo da situação, o professor poderá desenvolver atividades que estimulem determinadas habilidades que necessitarão ser trabalhadas durante a execução do projeto.
O processo avaliativo da criança é continuado, observe os seguintes pontos:
- Ela participa das atividades de leitura?
- Está desenvolvendo suas habilidades motoras, e seus desenhos estão evoluindo?
- Presta atenção nas histórias e argumenta suas dúvidas?
- É questionadora?
- Seu comportamento perante as histórias é de entusiasmo?
Dicas
1. É sempre bom trabalhar com massinha de modelar.
Após contar uma história, dê à criança um momento de lazer para representar os personagens nas massinhas.
2. Após o conto, que tal uma roda para conversar com a criança sobre a história?
Peça que ela conte a sua versão, vai sair cada história! Esse momento proporciona segurança aos alunos.
3. Inove sempre, traga objetos, coisas novas para sala de aula.
Leve insetos, passarinho e tudo mais que você achar interessante, trabalhe o tema, elas adoram novidades.
3. Evite passas filmes longos.
4. Evite histórias complexas que sejam tristes, pois podem frustrar a criança e deixá-la com medo de determinadas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário