Criado por Sabrina L. Furtado, Revisões wikiHow
Ser um bom professor pode ser o trabalho mais gratificante e fascinante do mundo – no entanto, ser um professor que não trabalha de maneira eficaz pode ser estressante, difícil e exaustivo. Aqui estão algumas dicas excelentes para te ajudar a ser o melhor professor que puder.
Método 1 de 2: Controle de classe
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1
Dê o exemplo. Lembre-se de que você é o professor. É importante que você seja uma figura importante aos olhos dos seus alunos. Lembre-se de que eles te admiram e irão tentar imitar seus modos. Se você for rude ou tiver atitudes inapropriadas, os estudantes terão um modelo de comportamento impróprio. É vital que os alunos te vejam como uma pessoa confiante, para que eles sigam a sua liderança e se sintam bem confiando em você. Todos os alunos, independente da idade, precisam de alguém em quem possam se apoiar, admirar e confiar.
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2
Tenha consequências bem definidas. Estabeleça consequências específicas para quando as normas forem quebradas. Decida quais serão estas consequências e então implemente-as de maneira consistente. Elas devem seguir um modelo que comece com um sinal não verbal (como apenas olhar para um aluno), indo para um sinal verbal (pedir ao aluno para parar de conversar), passando por um aviso verbal (se isto continuar haverá consequências) e chegando à aplicação da consequência. Você é quem escolhe tipo de consequência, dependendo do programa da escola. Muitos colégios têm um sistema de detenção (os alunos detestam as detenções), ou talvez escrever redações, ou sentar-se longe dos colegas.
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3
Seja solidário. Bons educadores criam relações sólidas com seus estudantes e demonstram se importar com eles como pessoas. Eles são afetuosos, acessíveis, entusiasmados e atenciosos. Esteja disposto a ficar na escola após o horário de aula para ajudar os alunos ou para participar dos comitês e atividades, e demonstre compromisso com a escola.
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4
Estabeleça algumas regras básicas. Você deve ter de três a cinco regras básicas. Estas são as normas que, quando desobedecidas, dão motivo para o esquema de consequências esboçado acima. Experimente deixar que a turma sugira tais regras: faça com que os alunos discutam e escrevam ideias, pois isto contribui para que eles sintam que são ouvidos e que você se importa com suas opiniões e ideias. Ao mesmo tempo, você estará estabelecendo uma base diante da qual eles serão leais, por a terem criado. Aja como um mediador para garantir que as normas determinadas são adequadas. Algumas delas podem ser, por exemplo, ficar quieto quando o professor estiver falando, respeitar uns aos outros e terminar o dever de casa e de aula.
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5
Tente manter um ambiente criativo.
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6
Mantenha a paz dentro de sala de aula.
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7
Nunca desaponte seus alunos quando eles trouxerem problemas até você.Mesmo que eles não estejam no programa escolar, tente ajuda-los usando a Internet ou a biblioteca. Isto fará com que vocês dois ganhem um pouco mais de conhecimento.
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8
Faça perguntas sobre o básico antes de se aprofundar em um tópico. Deixe claro os pontos básicos que os alunos pareçam não conhecer.
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9
Faça novas perguntas básicas à turma, em vez de perguntar sobre algo que foi ensinado hoje. Todos precisam de algum tempo para aprender.
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10
Crie uma competição positiva.
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11
Seja esperto para desviar a atenção dos alunos de tudo que não esteja relacionado à aula.
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12
Atraia o interesse dos alunos para o tópico em vez de mandá-los estudar.
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13
Compreenda que todos os tópicos presentes no livro têm uma aplicação prática. Não se esqueça de discutir esta parte, pois ela é a mais importante.
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1
Tenha um objetivo. Ao planejar uma aula, o objetivo é a parte mais importante. O que você quer que seus alunos assimilem com esta lição? Se o objetivo for profundo, forte e refletir o que você realmente deseja que os estudantes aprendam, isto se estenderá para a lição. [[Image:Be a Good Teacher Step 5.jpg|center|550px]
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2
Crie um plano sólido para as suas aulas. Todas e cada uma das lições devem ser divididas em três partes simples que reflitam o seu objetivo.
- A primeira parte da lição deve ser a do “discurso”. Aqui é quando você ensina algo novo para a turma (permitindo perguntas ou comentários quando forem relevantes, claro).
- Dedique a segunda parte da aula a uma atividade que envolva um trabalho em grupo onde os alunos possam escolher seus parceiros. Próximo ao final, você pode criar uma sessão de discussão para os grupos expressarem suas descobertas/opiniões, e dê uma nota para participação adequada.
- A parte final de toda lição deve ser onde os estudantes retornam aos seus lugares e trabalham EM SILÊNCIO em uma tarefa final, como responder perguntas específicas escritas no quadro, ou desenhar uma figura relacionada ao que eles aprenderam naquela lição. Os alunos somente devem falar com você (caso tenham uma dúvida sobre o que/como fazer) ou com a pessoa sentada diretamente ao lado. Esta é a parte final onde os estudantes têm a chance de trabalhar e entender o material sozinhos.
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3
Escolha um dever de casa relevante. Em vez de pedir algo diferente todas as aulas, é interessante passar um ou dois deveres mais volumosos na segunda e depois recolhê-los na sexta.
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4
Considere aplicar pequenos testes. Você pode querer dar um teste todas as sextas para verificar como os estudantes estão assimilando o material. Você pode avaliar a eficácia do seu método de ensino de acordo com o desempenho dos alunos nestes testes.
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5
Faça pequenas anotações. Revise-as antes de dar suas aulas.
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6
Experimente utilizar um estudo de caso.
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7
Se você tiver alguma dúvida com relação ao conteúdo, pule. É melhor revisar o básico em aula do que ensinar algo confuso ou errado.
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8
Assim que você tiver desenvolvido um plano de aula excelente, o seu trabalho está terminado. Certifique-se de atualizar os planos das lições regularmente para cobrir falhas no currículo e incorporar novas tecnologias.
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