quarta-feira, 12 de agosto de 2015
DANÇA PARA A FESTA JUNINA
Unknown
15:35
OBJETIVOS:
Desenvolver a expressão oral, o ritmo e a adição;
Trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora;
Resgatar a coreografia tradicional da ciranda para preservar nossa cultura.
CONTEÚDO:
A LINDA ROSA JUVENIL
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil,
A linda Rosa juvenil, juvenil.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar,
Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
Mas uma feiticeira má, muito má, muito má,
Mas uma feiticeira má, muito má
Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim,
Adormeceu a Rosa assim, bem assim.
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais,
Não há de acordar jamais, nunca mais.
O tempo passou a correr, a correr, a correr,
O tempo passou a correr, a correr.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor,
E o mato cresceu ao redor, ao redor.
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei,
Um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a Rosa assim,
bem assim, bem assim,
Que despertou a Rosa assim, bem assim.
RECURSOS:
CD com a música;
Cópias da música;
Vestimentas de rosa, feiticeira e rei para três crianças. As demais vestidas de flores ou com matinhos na mão.
PROCEDIMENTOS:
Distribuir cópias da música para os alunos acompanharem.
Cantar com as crianças a música e verificar a compreensão do texto.
Pedir para eles ilustrarem a música.
Explicar que a música é uma cantiga de roda e que eles vão dançá-la na Festa Junina.
Explicar a coreografia.
Organizar as crianças em roda. No centro fica a Rosa. Outras duas crianças serão o rei e a feiticeira.
Colocar o CD com a música.
As crianças cantam a cantiga de roda representando alguns trechos.
Quando chegam ao verso "Adormeceu a Rosa assim...", a feiticeira entra no círculo e joga um feitiço na Rosa, que "dorme" deitando no chão.
Ao cantarem "E o mato cresceu ao redor...", as que estão na roda mostram o mato crescido esticando os bracinhos sobre a Rosa.
No final, a Rosa e o rei saltam ou fazem um corrupio mostrando o quanto estão felizes.
AVALIAÇÃO:
Será contínua, observando o interesse e a participação dos alunos..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário