O que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
Duração das atividades
Estratégias e recursos da aula
http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor / .
Basta digitar "História de Amor" no campo "Faça uma busca":
O professor deverá mostrar slide por slide das imagens sem dizer nada.
Ao final os alunos estranharão o fato de não ter palavras no texto.
O professor então deverá dizer que é possível fazer a leitura do livro pelas imagens.
Ele deverá organizar os alunos em duplas.
Cada dupla deverá escrever, de maneira resumida, o que é mostrado em cada uma das imagens. Para fazer a correção, o professor mostrará as imagens novamente e solicitará as duplas que leiam o que escreveram.
Assim, o professor construirá uma história coletiva com toda a classe.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos o vídeo animado do livro "História de Amor".
http://www.youtube.com/watch?v=VVCb9zMm39
Depois de assistirem ao vídeo, o professor fará uma análise mais profunda da história por meio de perguntas que serão sorteadas entre os alunos.
O professor poderá colocá-las em uma caixinha que será passada entre a turma.
Uma música será colocada e o professor a pausará em algum momento.
O/a aluno/a que estiver com a caixinha em mãos retira uma pergunta e a responde.
Sugestões de perguntas:
1.Podemos afirmar que, no início da história, os dois lápis estavam felizes e apaixonados.
Dê exemplos que justifiquem essa afirmação.
2.Quais cores são utilizadas no momento inicial da história?
3.Quem são as personagens principais da história? É possível supor o sexo delas? Justifique.
4.Em um momento da história uma nova personagem aparece. Quem é ela?
5.O que o aparecimento dessa nova personagem significa para a história?
6.Podemos afirmar que no desenrolar da história a personagem lápis vermelho vive momentos difíceis. Como isso é mostrado durante a narrativa?
7.Depois de sair com o lápis amarelo, o lápis azul retorna para casa. Como ele se sente?
8.Em sua opinião por que o lápis vermelho sentiu-se abandonado?
9.Para você, qual é o significado da última ilustração que mostra o mar azul e vermelho?
10.Justifique o título da história.
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, os alunos escreverão uma outra versão para a história.
Para isso, é importante que o professor relembre a história com a turma.
Ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem do livro:
http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor /
Em duplas os alunos deverão dar continuidade a histó ria (diferente da original) a partir do momento em que o lápis amarelo aparece.
Eles deverão fazer cinco desenhos até finalizar a história.
Os desenhos poderão compor um livro e ficar na biblioteca da escola.
Recursos Complementareshttp://www.unincor.br/pos/cursos/MestreLetras/arquivos/dissertacoes/VANEIDE%20DAMASCENO%20CUNHA%20ARANTES.pdf
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante as atividades.
É importante observar a coerência nas produções textuais e o desenvolvimento da história produzida (situação inicial, conflito, desfecho)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27320
Um Leão pediu a filha de um lenhador em casamento.
O pai, contrariado por não poder negar, já que o temia, viu também na ocasião, um excelente modo de livrar-se de vez daquele incômodo.
Ele disse que concordaria em tê-lo como genro, mas com uma condição;
Este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha tinha muito medo dessas coisas.
Feliz da vida o Leão concordou.
Feito isso, ele tornou a fazer seu pedido, mas o lenhador, que já não mais o temia, pegou um cajado e expulsou-o de sua casa.
Assim, vencido, ele retornou à floresta.
Autor: Esopo
Moral da História:
I) O amor é capaz de amansar a mais selvagem criatura.
II) Todos os problemas, quando examinados de perto, acabam por revelar sua solução.
Moral da história para sua vida prática
Para resolver um problema, primeiramente, busque a maior quantidade possível de informações para ter certeza do que está acontecendo e, só então, o enfrente, de forma conveniente.
Nunca confie demais, principalmente se tiver de deixar suas convicções e defesas próprias em segundo plano.
Analise bem a situação antes, para que você não se arrependa depois.
Seja flexível, mas com um pouco de cuidado e quando for realmente possível agir assim.
Analise adequadamente os fatos para não se deixar prejudicar em virtude de sua flexibilidade
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/fabula25a.htm
Análise da fábula
Abordagem em sala de aula
Questões sobre o texto
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/610-2.pdf
O que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
Duração das atividades
Estratégias e recursos da aula
Basta digitar "História de Amor" no campo "Faça uma busca":
O professor deverá mostrar slide por slide das imagens sem dizer nada.
Ao final os alunos estranharão o fato de não ter palavras no texto.
O professor então deverá dizer que é possível fazer a leitura do livro pelas imagens.
Ele deverá organizar os alunos em duplas.
Cada dupla deverá escrever, de maneira resumida, o que é mostrado em cada uma das imagens. Para fazer a correção, o professor mostrará as imagens novamente e solicitará as duplas que leiam o que escreveram.
Assim, o professor construirá uma história coletiva com toda a classe.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos o vídeo animado do livro "História de Amor".
Depois de assistirem ao vídeo, o professor fará uma análise mais profunda da história por meio de perguntas que serão sorteadas entre os alunos.
O professor poderá colocá-las em uma caixinha que será passada entre a turma.
Uma música será colocada e o professor a pausará em algum momento.
O/a aluno/a que estiver com a caixinha em mãos retira uma pergunta e a responde.
Sugestões de perguntas:
1.Podemos afirmar que, no início da história, os dois lápis estavam felizes e apaixonados.
Dê exemplos que justifiquem essa afirmação.
2.Quais cores são utilizadas no momento inicial da história?
3.Quem são as personagens principais da história? É possível supor o sexo delas? Justifique.
4.Em um momento da história uma nova personagem aparece. Quem é ela?
5.O que o aparecimento dessa nova personagem significa para a história?
6.Podemos afirmar que no desenrolar da história a personagem lápis vermelho vive momentos difíceis. Como isso é mostrado durante a narrativa?
7.Depois de sair com o lápis amarelo, o lápis azul retorna para casa. Como ele se sente?
8.Em sua opinião por que o lápis vermelho sentiu-se abandonado?
9.Para você, qual é o significado da última ilustração que mostra o mar azul e vermelho?
10.Justifique o título da história.
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, os alunos escreverão uma outra versão para a história.
Para isso, é importante que o professor relembre a história com a turma.
Ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem do livro:
Em duplas os alunos deverão dar continuidade a história (diferente da original) a partir do momento em que o lápis amarelo aparece.
Eles deverão fazer cinco desenhos até finalizar a história.
Os desenhos poderão compor um livro e ficar na biblioteca da escola.
Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante as atividades.
É importante observar a coerência nas produções textuais e o desenvolvimento da história produzida (situação inicial, conflito, desfecho)
Um Leão pediu a filha de um lenhador em casamento.
O pai, contrariado por não poder negar, já que o temia, viu também na ocasião, um excelente modo de livrar-se de vez daquele incômodo.
Ele disse que concordaria em tê-lo como genro, mas com uma condição;
Este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha tinha muito medo dessas coisas.
Feliz da vida o Leão concordou.
Feito isso, ele tornou a fazer seu pedido, mas o lenhador, que já não mais o temia, pegou um cajado e expulsou-o de sua casa.
Assim, vencido, ele retornou à floresta.
Autor: Esopo
Moral da História:
I) O amor é capaz de amansar a mais selvagem criatura.
II) Todos os problemas, quando examinados de perto, acabam por revelar sua solução.
Moral da história para sua vida prática
Para resolver um problema, primeiramente, busque a maior quantidade possível de informações para ter certeza do que está acontecendo e, só então, o enfrente, de forma conveniente.
Nunca confie demais, principalmente se tiver de deixar suas convicções e defesas próprias em segundo plano.
Analise bem a situação antes, para que você não se arrependa depois.
Seja flexível, mas com um pouco de cuidado e quando for realmente possível agir assim.
Analise adequadamente os fatos para não se deixar prejudicar em virtude de sua flexibilidade
Análise da fábula
Abordagem em sala de aula
Questões sobre o texto
Nenhum comentário:
Postar um comentário