1 – IDENTIFICAÇÃO
O capitão e os marinheiros somente sobrevivem ao mar quando
atuam de forma harmônica, estabelecendo um ambiente de intercâmbio,
troca, compreensão e auxílio. Numa sala de aula não é diferente...
1.Objetivos
1.1- Geral
Ressignificar o conselho para que ele funcione na análise das condições de ensino.
1.2- Específicos
- Para a direção e a coordenação pedagógica: Focar as reuniões na análise das condições institucionais que interferem na aprendizagem.
- Para os professores: Analisar o percurso de cada criança com base nas metas da escola.
- Para os alunos: Avaliar a própria aprendizagem e se tornar protagonista no processo educativo.
- Para os pais: Acompanhar a aprendizagem.
2. Conteúdos
- Administrativo: Levantamento de indicadores de aprendizagem por meio de fichas e questionários, organização e consolidação das informações para dar visibilidade aos pontos que necessitam de maior atenção.
- Relações interpessoais: Favorecimento da comunicação entre professores, alunos e gestores e criação de momentos de debate coletivo.
- Comunidade: Compartilhamento de dados relevantes entre a escola e a família.
3.Tempo
-Uma vez a cada bimestre , reserve uma semana para a coleta de dados e para a tabulação das informações.
3.1 Material necessário
Folhas de papel com questionário para todos os alunos, fichas para os professores anotarem o desenvolvimento de cada estudante, fichas para a entrevista dos pais, calendário escolar com os dias letivos, dados sobre a frequência de alunos e professores e pastas para organizar o material.
4. Desenvolvimento
1ª etapa Envolvimento da equipe Planeje junto com o coordenador e orientador a realização de uma reunião com toda a equipe (gestora e docente) para avaliar o sentido e a contribuição do conselho de classe para a melhoria da aprendizagem. Apresente propostas para as próximas reuniões e solicite sugestões. Explique que os encontros passarão a ser um fórum de análise sobre as condições que a escola e as aulas devem assegurar para favorecer a melhoria do desempenho dos alunos. Geralmente a coordenação desse trabalho fica a cargo da orientadora educacional. Quando não houver esse cargo, a tarefa pode ser assumida por outro profissional da equipe de gestão e compartilhada com os demais (no caso de escolas grandes), mas sempre sob a supervisão do diretor ou do vice.
2ª etapa Fichas para os professores
Se a escola tem um mecanismo em que os professores entregam informações por aluno ao coordenador pedagógico, esse material pode ser usado para a preparação do pré-conselho - e aí não é necessário outra ficha. Caso ainda não exista esse sistema, peça aos educadores que mantenham uma folha com o nome de cada aluno e façam observações sobre avanços e dificuldades do último período, por disciplina. As fichas deverão ser entregues ao responsável uma semana antes da reunião do conselho para a organização dos dados por aluno.
3ª etapa Sensibilização dos estudantes
Passe pelas salas de aula juntamente com o responsável pelo projeto para esclarecer aos estudantes a finalidade do conselho de classe. Diga a todos que eles começarão a participar também, respondendo perguntas sobre as aulas. Deixe claro que as informações servirão para melhorar o planejamento dos professores e da escola - o que vai ajudá-los a aprender mais e melhor. Aos mais novos, conte que eles terão a ajuda de estudantes de séries mais adiantadas no registro das respostas.
4ª etapa Questionários para os pais e alunos
Os questionários para pais e alunos devem ser elaborados com linguagem simples e questões objetivas. O dirigido para as crianças deve ser dividido em duas partes. Na primeira, inclua perguntas de autoavaliação, como: fez as lições de casa? Prestou atenção nas aulas? Participou das atividades? Na segunda, peça que elas apontem as aulas de que mais gostaram, as mais desafiadoras, as mais difíceis etc. Se possível, faça um pré-teste com um grupo para ver se as questões estão sendo bem compreendidas. Se preciso, reelabore-as. Faça também um questionário para os pais com temas que ajudem a equipe a perceber melhor como o aluno se relaciona com as questões da escola quando está fora dela. Você pode perguntar se o estudante faz as lições de casa, se recebe ajuda de algum familiar, se tem um horário e local específicos para estudar e se faz atividades extras. Também indague se os pais percebem que a criança ou o adolescente tem facilidade ou dificuldade com determinadas tarefas.
5ª etapa Coleta de dados
Uma semana antes da reunião do conselho, escolha com os professores o melhor dia para que as crianças respondam o questionário - o que deve durar de 20 a 30 minutos. Para as classes do 1º e do 2º ano solicite a ajuda dos alunos mais velhos, que serão os escribas dos menores, para que as dificuldades de leitura e escrita não atrapalhem o resultado. Depois do preenchimento da ficha, reserve um tempo para que elas façam oralmente algumas observações e anote-as nas respectivas fichas. As informações dos pais podem ser colhidas durante uma reunião regular com eles, pedindo que respondam o documento ou por meio de entrevista feita por um membro da equipe gestora. Os que não comparecerem podem ser contatados posteriormente.
6ª etapa Leitura e consolidação dos dados
O responsável deve fazer dois tipos de levantamento. O primeiro, geral, vai reunir as respostas dos estudantes, destacando as aulas e as atividades mais citadas - as preferidas ou as mais difíceis. Vale lembrar que nem sempre o que os alunos mais gostam está relacionado à qualidade do ensino. Muitas vezes, eles se lembram dos momentos de mais interação com os colegas ou os que são menos exigidos. Isso deve ser analisado. O segundo é a sistematização por aluno, juntando os formulários preenchidos pelo professor, pelos pais e pela própria criança. Preste atenção em respostas como "não aprendi nada" e em citações parecidas feitas por vários professores a um mesmo aluno. Casos assim devem ser debatidos.
6ª etapa Organização dos índices da escola
Cabe à direção fazer a sua parte, por meio do levantamento de dados sobre os dias letivos programados e os efetivamente realizados, a freqüência de alunos e professores e as avaliações dos bimestres anteriores de cada turma.
7ª etapa Aplicação dos resultados
No dia do conselho de classe, o responsável pela organização da reunião deve apresentar primeiro o panorama geral com as principais conclusões gerais, com quadros que mostrem os principais elementos a destacar. Depois, é preciso cruzá-los com as possíveis variáveis, que estarão na ficha do diretor, para colocar em discussão a real situação da escola e de cada aluno. O ideal é buscar soluções conjuntas para casos de estudantes com resultados abaixo do esperado, com o planejamento de atividades para que as aulas se tornem mais eficazes.
Avaliação
Discuta com a equipe as possibilidades de fazer mudanças significativas para melhorar as condições de ensino em decorrência dos dados recolhidos. Use-os também para aprimorar os próximos questionários e avalie se os formulários trazem os indicadores relevantes para repensar a organização da escola.
Os professores tiveram quantas faltas no decorrer do bimestre?
( ) menos de uma semana ( ) uma semana ( ) quinze dias
( ) um mês ( ) dois meses ( ) ou mais
A escola tomou as seguintes providências em relação aos alunos faltosos: (Orientação)
( ) Conversou com os alunos sobre a importância de sua presença.
( ) Chamou os pais e fez encaminhamentos cabíveis.
( ) Visitou as famílias. ( ) Solicitou ajuda ao Conselho Tutelar.
Quantos dias os alunos foram dispensados pela escola em virtude de: (Coordenação/Orientação)
( ) falta de água ou energia: ____ dias
( ) falta de professores: ____ dias
( ) falta de merenda: ____ dias
( ) reuniões: ____ dias
( ) eventos da Secretaria da Educação: ____ dias
( ) fatores climáticos: ____ dias
( ) outros: ____ dias
Foram garantidos os materiais básicos para aos alunos menos favorecido? (Coordenação/Orientação)
( ) sim ( ) não OBS:______________________________________________________________________________________
Foram garantidos materiais básicos para os professores realizarem as atividades?
( ) sim ( ) não
OBS:______________________________________________________________________________________
Solicitou ajuda para os professores que acabaram de ingressar na escola e na rede de ensino?
( ) sim ( ) não
Acompanhou o cronograma de reuniões de planejamento dos professores? (Diretora)( ) sim ( ) não
Assegurou em seu cronograma reuniões regulares com a equipe gestora para acompanhar o processo de ensino? (Diretora)
( ) sim ( ) não
Análise de situação de matrícula dos alunos de cada turma: (Secretária)
- recebidos por transferência: ____ alunos - retenção de 01 ano: ____ alunos
- retenção de 02 anos: ____ alunos - retenção por mais de 02 anos: ____ alunos
- distorção idade/ serie: ____ alunos - outros
*Faltou?___________________Quantas vezes?________________Chega atrasado frequentemente?_______
( ) Teve a intencionalidade de desafiar os alunos.
( ) Selecionou antecipadamente os materiais de acordo com o propósito da atividade.
( ) Costuma solicitar aos alunos para buscar material que você esqueceu (giz, pincel, livros etc)
Questionário aos pais
Ao terminarmos mais um ano letivo é momento de refletirmos sobre o trabalho realizado pela escola e para isto precisamos da opinião dos pais ou responsáveis.
( ) Vocês acompanham as tarefas e a agenda de seu filho(a) diariamente?
( ) Vocês comparecem à escola sempre que solicitados?
( ) Vocês gostam das reuniões bimestrais e conseguem tirar as dúvidas com os professores?
( ) Vocês acham que os professores mandam pouca tarefa de casa?
( ) Seu filho(a) participa da informática, xadrez e futsal?
( ) Seu filho(a) comenta sobre as atividades realizadas na escola?
( ) Seu filho(a) tem horário e local adequados para realizar a tarefa de casa?
( ) 1 vez por semana ( ) 2 vezes por semana
( ) 3 vezes por semana ( ) 4 vezes por semana
( ) Satisfeito(a) ( ) Muito Satisfeito(a)
( ) Insatisfeito(a) ( ) Preocupado(a)
( ) Fui bem presente ( ) Deveria ter auxiliado mais ( ) Deixei a desejar
( ) Satisfeito(a) ( ) Muito Satisfeito(a) ( ) Insatisfeito(a)
( ) Satisfeito(a) ( ) Muito Satisfeito(a) ( ) Insatisfeito(a)
( ) Bem atendido(a) ( ) Mal atendido(a) ( ) Não consegui resolver meus problemas
( ) Bem atendido(a) ( ) Mal atendido(a) ( ) Não consegui resolver meus problemas
( ) Ótima ( ) Boa ( ) Ruim
( ) Precisa melhorar. Onde?______________________
Projeto: Conselho de classe participativo
Questionário do aluno 1º bimestre
( )Estou achando fácil
( )Estou com dificuldade
( ) Faço todas as tarefas de sala pedidas.
( ) Faço todas as tarefas de casa pedidas.
( ) Gosto de fazer tarefas
( ) Gostaria que tivesse mais tarefa
( ) Gostaria que o professor passasse menos tarefa
( ) Trago os materiais pedidos (livros, cadernos, estojo etc.)
( ) Meu caderno está organizado e em dia.
( ) Colaboro com os colegas fazendo silêncio e não atrapalhando as aulas.
( ) Não brigo com colegas.
( ) Respeito funcionários da escola.
( ) Entrego bilhetes e recados no dia certo
( ) Tenho ajuda na tarefa de casa
( ) Meus pais olham minhas tarefas
( ) Meus pais olham minha agenda diariamente.
2. Qual o dia de aula que seu professor deu este ano que você mais gostou? Por quê?
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
5. Escreva uma observação referente ao desenvolvimento das seguintes aulas:
Arte:
Educação Física:
Matemática:
Geografia:
6. Marque sua opinião sobre:
a) Merenda: ( ) Precisa melhorar ( ) Boa ( ) Ótima ( ) Ruim
Nenhum comentário:
Postar um comentário