A IMPORTÂNCIA DAS HISTORIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- ser próximas da realidade infantil,
- adequadas, com seqüência que mantenha o interesse;
- falar sobre a vida, animais e plantas,
- estimular o desejo do conhecimento;
- tratar, de modo natural, as situações afetivas, emocionais que venham surgir, tendo o cuidado para que não gerem conflitos ou ansiedades;
- conter aventuras, suspense, descobertas e soluções coerentes, em realidades possíveis ou próximas da criança;
- evitar a utilização de seres fantásticos.
Entretanto, as histórias podem ser narradas, iniciada pelo adulto e terminada pela criança; dramatizada; musicada, com fantoches; com gravuras; desenhada; misturar recursos coerentemente. Devemos proporcionar à criança o contato com diferentes estilos literários, diversificando autores. Assim, é possível, por exemplo, ler três livros dos Três Porquinhos, cada um com um final diferente.
Uma atividade interessante para estimular as crianças na linguagem oral e na criatividade é pedir à elas que façam um desenho e depois contem uma história sobre ele.
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