SEQUÊNCIA DIDÁTICA A CASA DE VINÍCIUS DE MORAES
A CASA
Não tinha teto, não tinha nada
Porque na casa não tinha chão
Porque na casa não tinha parede
Porque penico não tinha ali
Na rua dos bobos, número zero
- Exibir o vídeo do poema cantando com as crianças;
- Conversa na rodinha – Perguntar às crianças se eles já ouviram o poema antes? se gostaram? Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de Vinícius de Moraes? Conversar com elas sobre que foi Vinícius de Moraes (Bibliografia), apresentar uma fotografia do escritor; e dizer a elas que por um período estaremos trabalhando com alguns poemas escritos por ele e que muitas coisas irão aprender ao estudar estes poemas.
- Escrever o poema com letras garrafais (na classe, junto com as crianças) A casa – em papel metro com o formato de casa;
- Pedir para que as crianças ilustrem o cartaz pintando com: tinta guache, ou giz de cera – afixá-lo na classe;
- Exibir o vídeo ou música do poema novamente, cantando com as crianças – apontando as palavras no cartaz (fazer isso algumas vezes);
- De posse do cartaz; colocar a música para as crianças ouvirem, primeiro ler, depois cantar com elas várias vezes – apontando as palavras no cartaz;
- Interpretando oralmente o poema: Questionar às crianças quanto:
- Fazendo arte: dar às crianças uma folha de papel com apenas dois riscos e pedir para que elas, usando tinta guache e o dedo, completem o desenho da casa colocando as partes que faltam nela de acordo com o poema: teto, chão, paredes, o pinico, o número da casa e o nome da rua;
- Contação de história – os três porquinhos
- Ao assistirem ao vídeo – em relação às casas dos Três Porquinhos, os que puderam perceber? São iguais? São feitas dos mesmos materiais?
- Na rodinha – conversar com as crianças sobre que materiais são necessários para a construção de uma casa onde se compra esses
- Construindo coletivamente uma lista de materiais que usamos para construir uma casa; “Para construir uma casa eu necessito de alguns materiais”:
- Ao observar as casas durante o passeio o que elas puderam perceber?
- As casas são todas iguais? Por quê?
- Todas são feitas com os mesmos materiais?
- Será que todas as pessoas vivem em casas? Ou existem outros tipos de moradias?
- Trabalhar com as crianças sobre os diferentes tipos de moradias: casas, apartamentos, barracos, palafitas, ocas indígenas, casas de pau a pique, e outras.
- Escrever a palavra CASA – em tiras de papel usando diferentes tipos de letras: cursiva e de imprensa e apresentá-lo para as crianças e pedir para que elas observem;
- Entregar a letra do poema impressa para as crianças e pedir para que elas localizem no poema a palavra casa, circulem e pintem;
- Escrever a palavra CASA na lousa e pedir para que as crianças leiam primeiro rapidamente, depois pausadamente: CA – SA batendo palmas;
- Quantas letras? Quantas sílabas?
- Qual a primeira letra? Qual a última letra? Quais as letras intermediárias?
- Pedir para que as crianças escrevam a palavra CASA na mesa usando o dedo;
- Escrever a palavra casa no papel usando o dedo e tinta;
- Pedir para que tentem escrevê-la na lousa da forma que souberem;
- Traçar a 1ª letra da palavra CASA na caixa de areia; sobre a mesa; na folha de papel usando tinta guache;
- Colar barbante sobre a letra: C
- Modelar a letras da palavra CASA (com massinha);
- Montar a palavra CASA usando letras móveis
- Fazer bolinhas de papel crepom e ilustrar a letra: C;
- Na classe – retomar a atividade que passou para casa e
- – Contextualizando – escrita das letras da palavra casa: C; A; S; A. (de vez e uma de cada vez;
- Ensaio coreográfico do poema a CASA para no final ser apresentado no SARAU dos pequenos poetas Fonte: Gil Nunes Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário