No dia de realizamos o nosso primeiro encontro de formação PNAIC 2015 pós seminário inicial. Foi muito interessante observar e analisar cada semblante e concepções dos professores em relação a formação continuada.
A princípio, por recebermos em nossa turma novos professores alfabetizadores do 1º ano, realizamos uma dinâmica de apresentação, a partir de uma maleta com vários tipos de objetos, na qual descrevo como aconteceu:
Conforme os professores foram chegando, eu enquanto orientadora disponibilizei uma maleta com diversos tipos de objetos na qual cada um deles iam selecionando um objeto de acordo com seus interesses;
ao iniciar a dinâmica, com as carteiras dispostas em círculo, um de cada vez foi falando seu nome, escola e porque escolheu determinado objeto e como poderia associar este objeto a sua vida pessoal e profissional.
Foi muito interessante ouvir os anseios e expectativas das professoras, que foi desencadeando algumas considerações acerca do que fora tratado no seminário e das situações ocorridas dentro da escola e salas de aula.
Após a dinâmica de apresentação, passei uma mensagem para recepcionar nosso novo grupo Flor e Lis com o texto e vídeo: "O laço e o abraço" de Maria Beatriz Marinho dos Anjos.
Fui fazendo a leitura oral do poema enquanto entregava pedaços de fitas coloridos para que os mesmos faziam um laço sentindo-se assim ao final da mensagem abraçados e que este laço seja harmônico durante todos os nossos encontros neste semestre.
Como registro e lembrança, receberam um lápis com lacinhos de boas vindas à formação.
Assim, em um clima agradável iniciamos os trabalhos apresentando a estrutura da formação, o cronograma com as datas que estaremos juntas, a carga horária e fomos seguindo com o slide dialogado, conforme exposto abaixo:
Conforme exposto no slide foi proposto um avaliação dos anos anteriores e novas expectativas. Esta tarefa veio como proposta da universidade como avaliação geral da formação.
Em seguida, demos sequencia na leitura do texto do caderno 01 de Carlos Eduardo Ferraço, em que as cursistas fizeram a leitura silenciosa e foram marcando as partes que mais lhe chamaram atenção para debatermos em roda de conversa após a leitura.
Este debate foi muito interessante, pois foram apontadas diversas questões locais do município, na qual envolve nossa perspectiva de currículo e o texto analisado. Dentre os questionamentos, cito:
Saúde do escolar;
A "Culpa" do professor (expressão utilizadas pelas professoras);
O discurso feito no seminário inicial e o currículo vivido;
A ausência de materiais essenciais a um trabalho diferenciado;
A dificuldade em sair com os alunos para passeios e acesso cultural;
Dados mostrados e apontados ao conselho de classe. O que se faz com os dados coletados?
O perfil do novo professor, a formação inicial, estagiário nas escolas....
Seguimos adiante com a proposta de um vídeo do Programa Salto para o Futuro: "A construção do currículo no ciclo e alfabetização, levando em consideração alguns pontos, como:
Por que assegurar o direito de aprendizagem se este é inerente a educação?
Currículo: importância do documento norteador, mas não é único e absoluto;
Conteúdo X Metas a serem alcançadas;
Currículo como metáfora da coluna dorsal;
Ludicidade e arte no encantamento pela leitura e escrita;
O instrumento avaliativo e diagnóstico é importante, mas o que se fazem com tais dados é essencial;
Simetria invertida: dicotomia entre a teoria e a prática.
O vídeo foi pausado para as devidas discussões e destarte não houve tempo disponível para encerramos, mas voltaremos a este debate e sistematização deste encontro no próximo dia 31/08.
Como tarefa não presencial (exposto em slide) foi proposto a busca, análise e reflexão da proposta curricular nas escolas para devidas considerações em nosso próximo dia de formação.
Avaliação do encontro: debates fervorosos e essenciais na busca pelo desafio de qualificarmos nosso sistema educativo e processo de ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário