- Produzir textos, obedecendo-a ás estruturas e os mecanismos de articulação da língua;
- Reescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letras.
- Leitura da poesia “confusão no jardim” pela professora em um cartaz;
- Questionamentos como: quais as palavras não conhecidas na poesia?
- Debate em circulo de alguns animais que se locomove sobre duas ou quatro patas.
- Reconhecer a finalidade do gênero textual, meio de circulação, suporte, contexto de produção;
- Identificar a adequação da linguagem de um texto aos interlocutores e a formalidade do contexto a qual se destina;
- Adquirir ritmo, entonação e o vocabulário adequado no gênero abordado.
- Estudo do titulo da poesia,
- Análise das partes do texto;
- Análise das rimas e as etapas de ordenação do gênero (sequências tipológicas textuais);
- Eu utilizo a pontuação.
- Eu assino o texto.
- Eu dou o título.
- Eu explico o gênero textual.
- Eu seleciono o vocabulário adequado ao gênero.
- Eu organizo as informações.
- Eu reescrevo a produção com a correção ortográfica.
- Eu ilustro o gênero textual.
- Leitura do gênero textual;
- Planejamento da produção;
- Produção do gênero textual “poesia”;
- Criação do título da produção do gênero;
- Ilustração da produção;
- Análise e correção do gênero trabalhado;
- Exposição da produção revisada e ilustrada em mural na sala de aula.
- Acontecerá no decorrer das cinco aulas planejadas.
- Ler o texto “poesia” com autonomia,
- Saber procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso.
CONFUSÃO NO JARDIM
- Quais palavras não são conhecidas no texto? (usar dicionário)
- Neste texto, há perguntas ou só há afirmações?
- O texto informa alguma coisa?
- Qual é a intenção deste texto? É divertido? É rimado?
- Vocês já leram algum texto como este anteriormente? (do mesmo gênero)
- Identificar os animais macho, fêmea; terrestre, aquático e aéreo.
- Reconhecer os tipos de locomoção de alguns animais.
E A TURMA TODA ANIMADA
VAI TER FESTA NA FLORESTA
VOU CONVIDAR A BICHARADA
RESOLVERAM SE CASAR
OH! QUE FESTA TÃO BONITA
TEMOS QUE COMEMORAR
PARA SER UM DOS PADRINHOS
O ELEFANTE E O COELHO
JÁ ESTAVAM A CAMINHO
QUE NÃO PARAVA DE MIAR
A FORMIGA COM O CAVALO
QUE SÓ VIVE A GALOPAR
COM CHIFRES BEM ENFEITADOS
A GALINHA E O GALO
ESTAVAM BEM ANIMADOS
VIERAM PARA ENFEITAR
A TARTARUGA DE MANSINHO
FOI CHEGANDO DEVAGAR
E O BODE SÓ A BERRAR
A RAPOSA DESCONFIADA
VEIO PRA PARTICIPAR
VEIO FOCA E GUINÉ
SÓ FALTAVA CHEGAR
O CASAL DE JACARÉ
MAS COMEÇARAM A CORRER
QUANDO O LEÃO PERGUNTOU:
Qual é o maior animal? E qual é o menor?
Indique um animal da poesia que se locomove sobre quatro patas e um que se locomove sobre duas patas.
Quais dos animais citados na poesia você já viu?
Por que os animais começaram a correr quando o leão perguntou: “Que temos pra comer?”
- Comparar o dois textos fazendo inferência.
- Aprender a seriar, organizar e classificar informações.
- Dos animais que foram pesquisados tem algum em comum nos dois textos?
- Quais animais aparecem no texto confusão no jardim?
- Conhecer diferentes poesias de diferentes autores;
- Confeccionar dobraduras dos animais ilustrados.
SAPO-CURURU
Da beira do rio.
Oh que sapo gordo!
Oh que sapo feio!
Da beira do rio.
Quando o sapo coaxa,
Povoléu tem frio.
Ó maninha, ó maninha!
Sapo-cururu é o bicho
Pra comer de sobreposse.
Sapo-cururu
Da barriga inchada.
Volte! Brinca com ele…
Sapo-cururu é senador da República.
Manuel Bandeira
O GATO
ATIVIDADE EM GRUPO
- Com o alfabeto móvel, pedir que o grupo escreva as palavras da poesia que rimam e a partir delas forme outras palavras.
- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura;
- Identificar finalidades e funções da leitura;
- Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.
LEITURA DA POESIA LEILÃO DE JARDIM
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
- Organizar os alunos em dupla e solicitar que façam o reconto da poesia “Leilão de jardim”;
- Questionamentos que levante o conhecimento prévio dos alunos;
- Exploração do titulo da poesia;
- Levantamento de hipóteses;
- Leitura coletiva com ritmo e entonação de voz;
- Leitura individual por versos e estrofes;
- Ilustração da poesia;
- Produção da poesia;
- Revisão da produção;
- Exposição em mural na sala de aula com os nomes dos autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário