O desafio é Conviver
Professor, que efeitos têm as palavras que dizes?
Fiquei aqui pensando sobre os assuntos que venho falando no blog neste tempo e relacionei estes pensamentos à minha profissão, que por coincidência - ou não - tem amanhã um dia para ser comemorada.
Com sutileza, Pessoa traz à memória a luta que é fazer nossa presença e nossas vozes serem notadas na sala de aula.
Ouvir e ter respostas são passos importantes para uma grande transformação.
Pela vida e pelas crianças
Um gênio ou um mau aluno?
A escola que sempre sonhei...
E vocês, acham que é possível uma escola assim?
Ética e moral
Alfabetização socioconstrutivista®
Ler cuidadosamente antes de usar.
Uso pediátrico e adulto.
Composição:
Planejamento ................................................100 mg Dedicação......................................................100 mg
Intervenção-mediação ................................100 mg Credibilidade.................................................100 mg Mobilização....................................................100 mg
Diversidade de textos ................................100 mg
Amor ..............................................................100 mg
O uso da letra cursiva
Na Educação Infantil, as crianças ainda não têm a destreza motora para fazer uma letra redondinha, por isso iniciamos a alfabetização com a letra bastão, além de ter um traçado mais fácil, ela não confunde as crianças na hora da identificação da letra. Com a letra cursiva , a distinção entre a terminação de uma letra e o começo da seguinte é problemática.
Dependendo da atividade, o objetivo é a escrita, o levantamento de hipóteses, e isso ele faz com a letra que lhe dê mais segurança. Saber ou não escrever com letra cursiva não é requisito para alfabetizar, nos vestibulares a letra cursiva não é cobrada, pede-se uma letra legível.
Professora e Pedagoga Melissa Machado
Dia Mundial de Conscientização do autismo
COMUNICAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E COMPORTAMENTO.
Seu impacto pode ser grande na estrutura de uma família, uma vez que não existe cura.
Mas existe tratamento!
O Autismo exige tratamento terapêutico multidisciplinar ao longo de toda a vida (nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicomotricidade, fisioterapia, educação física adaptada, pedagogia especializada, psicopedagogia).
Há diversos modos de manifestação do autismo (que são designados por Transtornos do Espectro Autista, também conhecido como TEA).
Alguns indivíduos apresentam fala e inteligência intactas, outros apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem ou do cognitivo; alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos.
Porém em cada caso há um perfil a ser tratado, a ser estudado e um prognóstico a se esperar, pois cada indivíduo pode responder aos tratamentos terapêuticos de forma diferente!
Todos os tratamentos são importantes e imprescindíveis para atingir o máximo resultado em termos de progressos e desenvolvimentos para o Autista, mas o tratamento mais eficaz para todos os tipos e gradientes do AUTISMO sem dúvida até hoje, não tem outro melhor que ainda se tenha descoberto:
CARINHO - ATENÇÃO - AMOR!
Com estes três ingredientes, os outros tratamentos terapêuticos com certeza serão muito bem aproveitados e potencializados para o melhor desenvolvimento do indivíduo!
(Kátia P. Coutrim)
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