Projeto Leitura e Escrita
As discussões mais recentes de como ensinar os códigos formais de escrita tem levado educadores à produção de estratégias para proporcionar aos alunos a memorização das estruturas do texto. Mas será que a metodologia pensada para essas aprendizagens não poderia provocar excessiva padronização no uso língua? Como propor, no trabalho de redação, um ensino que leve ao texto inventivo e não à mera copia de modelos?
A classificação das escritas pelos gêneros textuais (textos semelhantes usados em situações semelhantes) tem sido de grande valia para o avanço no ensino da redação. As informações sobre o uso social de determinado texto, a adequação em relação ao assunto tratado, o leitor a que se dirige e o meio ao qual está relacionado, ficam melhor definidas quando se focaliza um gênero, seja ele convite, cartas, revista, notícia ou poema.
Dentro dessa perspectiva o projeto propõe o trabalho com diversos textos contextuais a fim de aprimorar a leitura e a escrita.
JUSTIFICATIVA
Considerando que a alfabetização proporciona ao cidadão o poder de se comunicar numa linguagem de possibilidades infinitamente mais amplas que a oral, então produzir textos originais, transmitindo suas próprias idéias por meio da escrita, é multiplicar essa capacidade para se fazer ouvir além da voz e provocar mudanças efetivas no mundo onde vivemos.
A escrita é fundamental para o desenvolvimento deste cidadão, formando-o como uma pessoa ativa na sociedade, sendo participativo, agindo de maneira critica no contexto a qual está inserido. Isto é importante porque a escrita auxilia na alfabetização, contribui para a organização das idéias, ajuda na comunicação aumentando o seu vocabulário, na vida profissional e no registro de sua própria história. Já a leitura, estimula a criatividade, fazendo com que o cidadão sonhe e solte sua imaginação, aumenta a sua criatividade, facilita a escrita, desenvolve seu senso critico, ampliando assim o seu conhecimento geral.
OBJETIVOS
• Desenvolver a escrita e a oralidade;
• Conhecer as definições sobre coerência e coesão;
• Capacitar a produzir textos coerentes;
• Ordenar idéias;
• Conhecer os diversos gêneros textuais;
• Estruturar o pensamento para conseguir se expressar oralmente;
• Aperfeiçoar o aprendizado da escrita.
DESENVOLVIMENTO
A aplicação do Projeto deverá acontecer nos dias destinados ao Projeto Institucional, durante os devocionais, rodinha de bate papo e debates, palestras, filmes e atividades desenvolvidas e orientadas pelos educadores de turma e das oficinas.
METODOLOGIA
• Trabalhar a história da ESCRITA e do LIVRO;
• Trabalhar a caligrafia e a ortografia;
• Ditado;
• Diversos gêneros textuais (receitas, notícias, poemas, história em quadrinhos, cartas,...);
• Reconto e Dramatização por teatro;
• Dar sequência em história;
• Conte o final da história;
• “Se você fosse o autor, o que mudaria da história?”;
• Desenhar a parte mais importante da história;
• Dinâmica das Palavras (colocado um tema onde o educando terá que desenvolver sua idéia sobre o mesmo);
• Dinâmica dos Objetos (a história terá sequência através de objetos que serão mostrados);
• Cantinho da Leitura / Momento da Leitura;
• Uso da Biblioteca através do empréstimo do livro;
• Organização da Biblioteca e levantamento de livros (MQV);
• História Muda;
• Hora do Conto;
• Jogo: Sequência Lógica de Histórias;
• Debates: “Qual a importância da escrita e da leitura?”, “O que a leitura pode fazer por você?”, “Escrita coloquial, culta, (gírias) informatizada, onde usar?”;
• Produção de textos;
• Atividades: “Soletrando”, Confecção de Jornal, Confecção de histórias e troca entre a turma.
• Filmes: “Soletrando”, “Como as estrelas”.
• Leitura da Bíblia e interpretação.
CULMINÂNCIA
Promover um Concurso de Redação e Desenho, onde o educando apresentará o conhecimento adquirido ao longo do Projeto, fazendo a exposição das redações e dos desenhos e sendo feita a premiação dos destaques com Livro.
BIBLIOGRAFIA
EDUCAR PARA CRESCER: Acesso em www.educarparacrescer.com.br
Revista PRODUÇÃO DE TEXTO – MANUAL ESCOLAR ESPECIAL nº 3
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