Por que brincar?
Por que amplia:
- Noções matemáticas;
- Capacidade corporal;
- Consciência do outro;
- Percepção do espaço que o cerca;
- Exploração do espaço.
Brincando a criança:
Descobre o mundo;
Vivencia leis e regras;
Experimenta sensações;
Defronta com desafios e problemas/ busca soluções;
Obtêm informações e respostas;
Adquire flexibilidade, vontade de experimentar novos caminhos, ter confiança, raciocinar, descobrir, persistir, perseverar, aprender a perder e convívio social.
As brincadeiras infantis nas aulas de matemática...
Algumas justificativas:
Localização no tempo de espaço;
Abre canal para explorar ideias referentes a números de modo bastante diferente do convencional;
Oportunidade de reconhecer distâncias, noções de velocidade, duração, tempo, força, altura e fazer estimativas envolvendo estas grandezas.
Realiza contagens, comparação de quantidades, identifica algarismos, adiciona ou subtrai pontos, percebe intervalos numéricos, etc.
Toda brincadeira:
Tem que ser interessante e desafiadora;
Que todos possam participar ativamente;
Deve ter um objetivo a ser alcançado;
Permitir que as crianças usem estratégias, usem planos;
Possibilitar algum tipo de conversa e registro através de desenhos, textos, dicas de como brincar, etc.
Tipos de brincadeiras para Educação Infantil:
Nenhum comentário:
Postar um comentário