terça-feira, 12 de maio de 2015
LETRAMENTO
Unknown
16:31
Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser.” (Magda Soares)
"A leitura do mundo precede
a leitura da palavra”.(Paulo Freire)
Letrar é mais que alfabetizar. É ensinar a ler e escrever dentro de um contexto. É saber interpretar o mundo e o que está em sua volta.
A criança compreende o que lê. Participa de práticas sociais de leitura e escrita e entende que essa leitura poderá trazer algo para si.
Na pesquisa de especialistas como Magda Soares, Emília Ferreiro, Piaget, Vygotsky entre outros, é comprovada a importância do aluno ser um cidadão que entenda, reflita e que transforme a leitura, a escrita e o mundo que está ao seu redor, tornando-se um cidadão consciente e crítico, e não apenas ser àquele que decodifica sílabas, palavras e que faça reproduções do que foi solicitado.
O projeto que pretendo desenvolver nesta Unidade de Ensino buscará ações pedagógicas planejadas de acordo com a realidade, com a necessidade e com o interesse dos alunos, proporcionando aos mesmos, momentos de prazer, alegria e de conhecimento através do lúdico, possibilitando-os a serem agentes críticos e participativos em seu cotidiano.
JUSTIFICATIVA
· Estimular a auto – estima do aluno;
· Oferecer atividades diversificadas, dinâmicas e lúdicas;
· Fazer o aluno refletir, observar, analisar e realizar as atividades diferenciadas propostas;
· Buscar recursos e estratégias significantes e motivadoras para o processo de ensino aprendizagem;
· Interagir e ser um mediador entre o aluno e o conhecimento, para que possam expressar suas idéias e o respeito à fala do outro;
· Desenvolver habilidades e o prazer para a leitura, escrita e o raciocínio lógico-matemático;
· Desenvolver desafios intelectuais através de jogos e situações problemas;
· Utilizar materiais concretos para o ensino de Matemática;
· Viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinando-os a produzi-los e a interpretá-los;
· Valorizar a função social da língua;
· Exercer a prática da leitura, escrita e a matemática;
· Participar e compartilhar de situações cotidianas que estimulem o conhecimento e aprendizagem através do letramento, como: compras no supermercado, notícias de nossa cidade, confecção e criação do jornal em nossa escola ou comunidade, etc.;
· Questionar a realidade levando-os a perceber as dificuldades existentes para facilitar o convívio com a mesma e assim, buscar meios para possíveis soluções;
· Estimular pelo gosto da leitura;
· Desenvolver e estimular o raciocínio lógico matemático;
· Auxiliar e instigar na realização de operações matemáticas e a entender os enunciados de situações problemas de acordo com a sua necessidade ou realidade;
· Reconhecer os numerais e o valor que eles representam;
METODOLOGIA
O educando enfrentará grandes desafios participando de atividades desenvolvidas com as múltiplas inteligências como um grande apoio e trabalho diferenciado. Os recursos metodológicos que utilizarei são:
· Material Dourado e material concreto (palitos, tampinhas, ábaco, etc..) para efetuar operações;
· Leitura Individual e coletiva de livros diversos, poemas, músicas, gibis, folhetos de propaganda, fábulas, contos, etc.;
· Interpretação oral e escrita de textos;
· Jogos educativos, Brincadeiras e Carimbos que estimulem a formação do raciocínio lógico e matemático;
· Caça-palavras, Dominós e cruzadinhas; Bingo de Letras, palavras e números; Alfabeto; Textos diversos; Produções de textos; Músicas;
· Ortografia; Formação de palavras e frases;
· Recorte de revistas para classificar e formar: letras, palavras ou elementos;
· Conjuntos, contagem oral e escrita; Situações problemas, gráficos e tabelas; Associação, quantidade, seqüência e correspondência;
· Valor posicional, leitura e escrita dos algarismos;
· E outros recursos que forem necessários para uma aprendizagem de qualidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário