terça-feira, 12 de maio de 2015

LETRAMENTO


Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser.”(Magda Soares)



"A leitura do mundo precede
a leitura da palavra”.(Paulo Freire)


Letrar é mais que alfabetizar. É ensinar a ler e escrever dentro de um contexto. É saber interpretar o mundo e o que está em sua volta.
A criança compreende o que lê. Participa de práticas sociais de leitura e escrita e entende que essa leitura poderá trazer algo para si.
Na pesquisa de especialistas como Magda Soares, Emília Ferreiro, Piaget, Vygotsky entre outros, é comprovada a importância do aluno ser um cidadão que entenda, reflita e que transforme a leitura, a escrita e o mundo que está ao seu redor, tornando-se um cidadão consciente e crítico, e não apenas ser àquele que decodifica sílabas, palavras e que faça reproduções do que foi solicitado.
O projeto que pretendo desenvolver nesta Unidade de Ensino buscará ações pedagógicas planejadas de acordo com a realidade, com a necessidade e com o interesse dos alunos, proporcionando aos mesmos, momentos de prazer, alegria e de conhecimento através do lúdico, possibilitando-os a serem agentes críticos e participativos em seu cotidiano.


 JUSTIFICATIVA

 A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece.
Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir e participar ativamente da aprendizagem, questionando, dialogando sobre o que está sendo estudado e propondo soluções. Para que isso ocorra, deve-se incentivar a pesquisa, a reflexão e o raciocínio lógico em tarefas de solução de problemas.
Sendo assim, faz-se necessário, o letramento divertido, para estimular através de jogos, cartazes, jornais, brincadeiras, músicas, teatros e outros meios o conhecimento e a aprendizagem dos alunos de forma lúdica e prazerosa no contexto que faz parte de seu cotidiano.



OBJETIVOS GERAIS


·        Estimular a auto – estima do aluno;

·        Oferecer atividades diversificadas, dinâmicas e lúdicas;
·        Fazer o aluno refletir, observar, analisar e realizar as atividades diferenciadas propostas;
·        Buscar recursos e estratégias significantes e motivadoras para o processo de ensino aprendizagem;
·        Interagir e ser um mediador entre o aluno e o conhecimento, para que possam expressar suas idéias e o respeito à fala do outro;
·        Desenvolver habilidades e o prazer para a leitura, escrita e o raciocínio lógico-matemático;
·        Desenvolver desafios intelectuais através de jogos e situações problemas;
·        Utilizar materiais concretos para o ensino de Matemática;


 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinando-os a produzi-los e a interpretá-los;
·        Valorizar a função social da língua;
·        Exercer a prática da leitura, escrita e a matemática;
·        Participar e compartilhar de situações cotidianas que estimulem o conhecimento e aprendizagem através do letramento, como: compras no supermercado, notícias de nossa cidade, confecção e criação do jornal em nossa escola ou comunidade, etc.;
·      Questionar a realidade levando-os a perceber as dificuldades existentes para facilitar o convívio com a mesma e assim, buscar meios para possíveis soluções;
·        Estimular pelo gosto da leitura;
·        Desenvolver e estimular o raciocínio lógico matemático;
·        Auxiliar e instigar na realização de operações matemáticas e a entender os enunciados de situações problemas de acordo com a sua necessidade ou realidade;
·        Reconhecer os numerais e o valor que eles representam;

METODOLOGIA
O educando enfrentará grandes desafios participando de atividades desenvolvidas com as múltiplas inteligências como um grande apoio e trabalho diferenciado. Os recursos metodológicos que utilizarei são:
·        Material Dourado e material concreto (palitos, tampinhas, ábaco, etc..) para efetuar operações;
·        Leitura Individual e coletiva de livros diversos, poemas, músicas, gibis, folhetos de propaganda, fábulas, contos, etc.;
·        Interpretação oral e escrita de textos;
·        Jogos educativos, Brincadeiras e Carimbos que estimulem a formação do raciocínio lógico e matemático;
·        Caça-palavras, Dominós e cruzadinhas; Bingo de Letras, palavras e números; Alfabeto; Textos diversos; Produções de textos; Músicas;
·        Ortografia; Formação de palavras e frases;
·        Recorte de revistas para classificar e formar: letras, palavras ou elementos;
·        Conjuntos, contagem oral e escrita; Situações problemas, gráficos e tabelas; Associação, quantidade, seqüência e correspondência;
·        Valor posicional, leitura e escrita dos algarismos;
·        E outros recursos que forem necessários para uma aprendizagem de qualidade.
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário