terça-feira, 12 de maio de 2015

EXERCITE SUA LEITURA !

Fixe seus olhos nos textos abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito. 

Texto 1:
De aorcdo com uma peqsiusa 
de uma uinrvesriddae ignlsea, 
 
não ipomtra em qaul odrem as 
 
Lteras de uma plravaa etãso, 
 
a úncia csioa iprotmatne é que 
 
a piremria e útmlia Lteras etejasm 
 
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser 
 
uma bçguana ttaol, que vcoê 
 
anida pdoe ler sem pobrlmea. 
 
Itso é poqrue nós não lmeos 
 
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa 
 
cmoo um tdoo. 
 
Sohw de bloa.

Texto 2:
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Algum tempo atrás li um texto que falava sobre leitura e fiz algumas anotações que vou transcrever abaixo. O autor é Kenneth S. Goodman, mas infelizmente não anotei o nome do texto. Compartilho aqui as ideias por julgar que são importantes para o conhecimento de professores, para que pensem em atividades que desenvolvam as estratégias que utilizamos para realizar uma leitura.

1)Visão de leitura apenas como entendimento de palavras: decodificação de letras em sons ou identificação de palavras na medida em que elas ocorrem na sequência do texto.

2)Leitura como construção de significado a partir do texto: é uma transação com o texto e com o autor por parte do leitor. Leva-se em consideração as características do texto, as informações que o leitor traz para o texto (que são tão importantes quanto o próprio texto para a sua compreensão). É busca de significado, é especulativa, é seletiva, é construtiva. Os esquemas conceituais do leitor, bem como seus valores, são alterados através da compreensão da leitura. Isso se dá através de inferências, referências e predições do leitor (estratégias para leitura).

3)Por que as pessoas lêem? Leitura do ambiente (placas, sinais, avisos,...)por necessidade; leitura profissional; leitura para informação; leitura para lazer; leitura ritualística (religiões).

4)Propósito e intenção: o mesmo leitor pode extrair diferentes significados de um mesmo texto lido em momentos diferentes com diferentes intenções.

5)Compreensão é o produto final de todo ato de leitura. Pode ser "medido" logo após o término da mesma. Isso é diferente de compreender como um processo construtivo. Nesse caso o leitor faz o sentido do texto durante e após a leitura, enquanto ele reconsidera e reconstrói o que foi compreendido, modificando a compreensão inicial. O que alguém sabe após uma leitura é o resultado daquilo que ele já sabia antes, mais o quão bem ele leu o texto.

6)Sistema de pistas/indícios para compreensão:
     a- Sistema grafofônico (ortografia, fonologia e fonética)
     b- Sistema sintático (gramática)
     c- Sistema semântico (significado)
     
Aprender a ler é conseguir o controle parcial destes sistemas.

7)Estratégias cognitivas utilizadas para leitura (todas interagem entre si):
     * Iniciação ou reconhecimento da tarefa: decisão de ativar as estratégias e esquemas apropriados para ler.
      * Amostragem ou seleção: seleção de dados relevantes (pelos olhos) para não sobrecarregar os processos de pensamento.
         * Inferência: adivinhação com base no que já é conhecido, especulação que depende do quão confiante o leitor é na sua habilidade de compreender um texto (se tem pouca confiança não se arrisca, não faz inferências e isso dificulta a compreensão). Essas inferências se confirmam ou não durante a leitura do texto.
       * Predição ou antecipação: antecipar o que está por vir baseado em informações explícitas ou inferidas.
      * Confirmação e desconfirmação (verificação/controle): com relação às estratégias anteriores, assimilando e/ou acomodando as informações não confirmadas.
         * Correção: para recuperar o sentido do que está sendo lido, voltar atrás.
       * Finalização: decisão de encerrar a leitura (por falta de interesse, incapacidade de compreender, aborrecimento, falta de tempo ou mudança de circunstâncias) em qualquer momento.
     Observação: o uso de um esquema de pensamento é sempre especulativo, sendo determinado e mantido enquanto for útil e rapidamente modificado ou abandonado se for desconfirmado.

O QUE FAZER COM OS ALUNOS?
1)Oferecer textos significativos para leitura;
2)Não exigir, para o aprendizado da leitura, que o sujeito oralize o texto;
3)Levar para a sala de aula textos que mobilizem pela sua relevância, relacionados a situações concretas;
4)Possibilitar a vivência de estratégias necessárias para ler;
5)Ler para os alunos todos os dias textos diversificados (histórias, notícias, propagandas,...);
6)Possibilitar que os alunos elaborem hipóteses sobre o conteúdo dos textos antes de lerem efetivamente os textos.

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