quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

PLANO DE AULA : DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

Plano de Aula: Despertando o Gosto pela Leitura


TEMA:
Despertando o Gosto Pela Leitura;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Trabalhar com a leitura individual e com a leitura em grupo; 
  • Mostrar a importância da leitura; Promover o desenvolvimento da imaginação e a criatividade;
  • Desenvolver a oralidade e a escrita; 
  • Conhecer as mídias e o que elas oferecem; 
  • Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens; 
  • Desenvolver o raciocínio lógico (matemático); 
  • Entender a importância do respeito às diferenças na sociedade; 
  • Formar leitores apreciadores e críticos; 
  • Estimular a socialização; 
  • Incentivar o hábito da alimentação saudável; 
  • Utilizar adequadamente a biblioteca e o laboratório de informática; 
  • Conhecer autores;
RECURSOS DIDÁTICOS:
  • Quadro;
  • DVD;
  • Rádio (para o fundo musical);
  • Livros;
  • Computador;
  • Internet (programas de leitura);
  • Câmera digital;
  • Impressora;
  • Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papeis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, agulha, linha de costura, TNT, cola, tesoura e pincel;

ETAPAS/AÇÕES:
  • Momentos diários de leitura;
  • Fundos musicais;
  • Escolha de um local confortável e agradável;
  • Confecção de uma boneca e de um caderno de história que irá acompanhá-la nas visitas diárias nas casas dos alunos Relatos dos passeios feitos com a boneca nas casas dos alunos;
  • Organização da mala de leitura e do fichário (retiradas de livros semanalmente);
  • Fazer uso de livros virtuais para estimular a leitura;
  • Sorteio do aluno que vai relatar a história na semana;
  • Dramatização de histórias;
  • Confecção de personagens para reescrever a história;
  • Filmes que contam histórias dos livros;
  • Ilustração de histórias utilizando programas de computador;
METODOLOGIA

Plano de Aula: Despertando o Gosto Pela Leitura
Plano de Aula: Despertando o Gosto Pela Leitura

AVALIAÇÃO 

A avaliação ocorrerá de forma dialética e interdisciplinar, envolvendo pesquisa, relatos orais dos trabalhos, atitudes de socialização e participação na biblioteca e sala de informática, observar o processo de leitura (decodificação e compreensão) exigindo interesse e busca pela construção do conhecimento por parte de cada educando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário