Algumas crianças com problemas de aprendizagem, portam-se mal na escola porque preferem que achem que são “maus” do que “estúpidos”. Em 1983, a American Bar Association sinalizou que existe um vínculo inequívoco entre os problemas de aprendizagem não diagnosticados a tempo, e a delinquência juvenil.
Os psiquiatras de crianças e adolescentes indicam que os problemas de aprendizagem podem ser tratados. Tais problemas merecem uma avaliação compreensiva de um especialista que possa analisar todos os diferentes fatores que afetam a criança. Um psiquiatra de crianças e adolescentes pode ajudar a coordenar a avaliação e as provas na escola, e assim clarificar se existe um problema de aprendizagem.
Tratamento dos problemas na aprendizagem
O tratamento inclui uma conversa com a criança e a família, avaliação da situação, revisão das provas educativas, e reunião com a escola. O psiquiatra de crianças e adolescentes fará suas recomendações sobre onde posicionar a criança na escola, a necessidade de ajudas especiais, tais como terapia da fala e os passos que devem seguir os pais para acompanhar a criança e ajudá-la para que possa atingir o máximo do seu potencial na aprendizagem.
Algumas vezes, recomenda-se psicoterapia individual ou em família. Os medicamentos podem ser receitados para a hiperatividade ou para a distração. É importante reforçar a confiança da criança consigo mesma, tão vital para um desenvolvimento saudável, e também ajudar os pais e outros membros da família que compreendam melhor e possam fazer frente à realidade de conviver com uma criança com problemas na aprendizagem.
Os gênios e os problemas de aprendizagem
Na história, podemos encontrar vários personagens que apesar de terem apresentado problemas na aprendizagem, destacaram-se com êxito em suas vidas. Estas pessoas contribuíram significamente para o desenvolvimento da raça humana. Servem de modelo e nos indicam o potencial que nossos estudantes podem alcançar se os diagnosticam e lhes proveem remediação a tempo. Algumas destas pessoas são: Thomas Alva Edison, Alexander Graham Bell, Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Beethoven, Winston Churchill, John F Kennedy, Walt Disney, Tom Cruise...
Problemas de aprendizagem das crianças
A criança com problemas específicos de aprendizagem tem padrões pouco usuais em perceber as coisas no ambiente externo. Seus padrões neurológicos são diferentes das outras crianças da mesma idade. No entanto, têm em comum algum tipo de fracasso na escola ou em sua comunidade.
Não é nada difícil detectar quando uma criança está tendo problemas para processar as informações e a formação que recebe. Os pais devem estar atentos e conscientes dos sinais mais frequentes que indicam a presença de um problema de aprendizagem, quando a criança:
- Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e instruções.
- Apresenta dificuldade para relembrar o que alguém acaba de dizer.
- Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração, escrita e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar.
- Apresenta dificuldade para distinguir entre a direita e a esquerda, para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever as letras, palavras ou números ao contrário.
- Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer esportes ou completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar o cordão do sapato.
- Apresenta facilidade para perder ou extraviar seu material escolar, como os livros e outros artigos.
- Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o 'ontem', com o 'hoje' e/ou 'amanhã'.
- Manifesta irritação ou excitação com facilidade.
Características dos problemas de aprendizagem
As crianças que têm problemas de aprendizagem, com frequência apresentam, segundo a lista obtida do “When Learning is a Problem/LDA (Learning Disabilities Association of America)”, características e/ou deficiências em:
1- Problemas de Leitura (visão)
- A criança se aproxima muito do livro;
- diz palavras em voz alta;
- assina, substitui, omite e inverte as palavras;
- vê duplicado, pula e lê a mesma linha duas vezes;
- não lê com fluidez;
- tem pouca compreensão na leitura oral;
- omite consoantes finais na leitura oral;
- pestaneja em excesso;
- fica vesgo ao ler;
- tende a esfregar os olhos e queixar-se de que coçam;
- apresentam problemas de limitação visual, soletração pobre, entre outras.
2- Escrita
- A criança inverte e troca letras maiúsculas;
- não deixa espaço entre palavras e não escreve em cima das linhas;
- pega o lápis desajeitado e não tem definido se é destro ou canhoto;
- move e coloca o papel de maneira incorreta;
- trata de escrever com o dedo;
- tem o pensamento pouco organizado e uma postura pobre, etc.
3- Auditivo e verbal
- A criança apresenta apatia, resfriado, alergia e/ou asma com frequência;
- pronuncia mal as palavras;
- respira pela boca, queixa-se de problemas do ouvido;
- sente-se enjoado;
- fica branco quando lhe falam;
- depende de outros visualmente e observa o professor de perto;
- não pode seguir mais de uma instrução por vez;
- põe a televisão e o rádio em volume muito alto, etc.
4- Matemáticas
- O aluno inverte os números;
- tem dificuldade para saber a hora;
- pobre compreensão e memória dos números;
- não responde a dados matemáticos, etc.
5- Social / Emocional
- Criança hiperativa, com baixa auto-estima e atenção.
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