ESCOLA
Período:
Carga horária:
Turno:
Professora alfabetizadora:
Componentes curriculares:
Língua portuguesa, ciências, geografia, história e matemática.
Eixos
Números e operações, tratamento da informação.
Apropriação do sistema de escrita, leitura, localização da informação explicita em textos.
Compreensão conceitual e procedimental.
Direitos de aprendizagem contemplados
Elaborar compreensão sobre o mundo condizente com perspectiva atual. Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problema de estruturas aditivas e multiplicativa utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposição numérica e palavras.
Conteúdos
Ordenação e seriação; leitura de números; peso e medidas; adição; cálculo mental e escrito; tabela. Escrita e leitura de palavras; gênero textual;
Objetivos : Geral
Propor situações de reflexão intercalando diferentes situações de ensino e aprendizagem dando continuidade as atividades propostas de modo a ampliar os conhecimentos prévios e consolidar a leitura e a escrita, garantindo assim, os direitos de aprendizagem condizentes com a série e a idade propostos para as series iniciais do ensino fundamental, mais especificamente para o segundo ano do ciclo de alfabetização.
Específicos
=>Associar a contagem de números e objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades;
=>Associar a denominação de números e sua respectivas representações simbólicas;
=>Refletir sobre pessoas com deficiência visual articulando com as medidas a serem tomadas dentro e fora da escola;
=> comparar e identificar cores;
=> explicitar ou representar formalmente e informalmente a posição dos animais e das cores bem como, dos dias da semana;
=> Descrever, comparar e classificar as imagens e os dias da semana, com suas próprias palavras;
=> identificar e descrever a localização e a movimentação dos animais considerando um referencial;
=> Descrever as características da paisagem onde ocorre a historia;
=> Ler interpretar assim como, socializar fábulas;
Recursos didáticos:
Livro de história, Cartolina, tesoura, cola, figura de animais.
=>Sequência didática<=
1º] momento:
Momento deleite: “música” cara de rato. (Aline Barros)
Mostrar para as crianças a capa do livro e questionar sobre o gênero textual apresentado. Quem escreveu a fábula? O que é uma fábula? Para que serve uma fábula. Solicitar um voluntário para fazer a leitura.
2º) momento:
A professora fará uma releitura do texto propondo um intercâmbio oral entre os educandos. Confeccionar o jogo junto com as crianças.
Confeccionando o jogo
Distribuir entre os alunos retângulos de cartolina eles irá recortar em livros e jornais imagens das figuras que aparecem na história Em seguida colará de um lado a figura do outros escreverá o nome da figura seguinte. Formando assim um dominó.
3º momento:
Dividir uma cartolina em quadrados com o nome das figuras.
De posse das figuras o aluno irá procurar o nome e colar a figura ao lado.
4º momento: Atividade xerografada
5º momento
Gincana: dividir a sala em grupo e propor que formem o maior número de possível de palavras da história com o alfabeto móvel e transcrever para uma cartolina. Ganha o grupo que conseguir o maior número de palavras. Atividade xerografada
Escola:- ----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:- ------/-----/---------- Série/ano-----------------------
Professora alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:- ------------------------------------------------------------------------------------------PARA SABER MAIS
1º]Escreva nos quadrados os objetos e os animais que aparecem na história. Em seguida escreva o que se pede.
Objetos
|
|
Animais
|
Nome
|
Quantidade
|
|
Nome
|
Quantidade
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| | | | | |
A] Sobrou quantos quadradinhos vazios?------------
2º] marque com um x a quantidade de letras que tem a palavra CAMUNDONGO
( ) 3 ( ) 5 ( ) 7 10( )
3º]Qual a 1ª silaba da palavra da palavra CAMUNDONGO.
[ ] GO [ ] DON [ ] MUN [ ] CA
A) Quantas silabas tem a palavra camundongo?
[ ] 2 [ ]3 [ ] 4 [ ] 5
Escola:- ----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:- ----/-----/------ Série/ano--------------
Professora alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:- ------------------------------------------------------------------------------------------PARA SABER MAIS
1º] Pinte o quadradinho de acordo com e a posição do camundongo.
1ª dia
|
2º dia
|
3º dia
|
4º dia
|
5º dia
|
6º dia
|
7º dia
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Vermelho
|
Verde
|
Amarelo
|
Roxo
|
Laranja
|
Azul
|
Branco
|
2º) Responda a adivinha.
Sete irmãos, cinco vão a feira e dois não. Quem são?
R =--------------------------------------------------------------------------------------------------
Escreva os nomes deles.
S----------------------- ------------------------T-------------------------- ----------------------Q------------------------ ------------------------Q--------------------------- --------------------S----------------------------- ---------------------S------------------------------ -------------------
D------------------------------- -------------------------
Escola:- ----------------------------------------------------------------------------------------------
Data:- ---------/--------/----------- Série/ano----------------------------
Professora alfabetizadora: Ana Maria de Jesus.
Educando:- ------------------------------------------------------------------------------------------PARA SABER MAIS
5º) desenhe figuras do texto, pinte e escreva o nome.
---------------------------------------- -------------------------------------------------
--------------------------------- ---------------------------------------
-------------------------------------------- -------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário