Sequência didática
Como trabalhar com as fases de aquisição da escrita
Hipóteses da escrita das crianças
A criança:
- não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
- usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra;
- caracteriza uma palavra como letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;
• Nível 2: Intermediário I
A criança:
- começa a ter consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita;
- começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
- conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
• Nível 3: Hipótese Silábica
A criança:
- já supõe que a escrita representa a fala;
- tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba;
- em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
• Nível 4: Hipótese Silábico-Alfabética ou Intermediário II
A criança:
- inicia a superação da hipótese silábica;
- compreende que a escrita representa o som da fala;
- passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global)
- consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável. Por exemplo, CAL para cavalo.
• Nível 5: Hipótese alfabética
A criança:
- compreende que a escrita tem função social;
- compreende o modo de construção do código da escrita;
- omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
- não tem problemas de escrita no que se refere a conceito;
- não e ortográfica e nem léxica.
Sequência didática
Avaliação diagnóstica de 3º, 4º e 5º anos
Exemplos:
1. Leitura e Interpretação de texto:
Era uma vez uma árvore que amava um menino.
E todos os dias
o menino
vinha,
juntava
suas
folhas
e com elas fazia
coroas de rei;
com elas brincava
de rei da floresta.
Subia em seu grosso tronco,
balançava-se em seus galhos,
comia suas maçãs.
E brincavam
de esconder.
quando ficava cansado,
o menino repousava
à sua sombra fresquinha.
O menino amava a árvore...
profundamente.
e a árvore era feliz.
Shel Silverstein ( tradução Fernando Sabino)
1. De que fala o texto?
_______________________________________________________
2. Quem o escreveu?
_______________________________________________________
3. Quem o traduziu para nossa língua?
______________________________________________________
4. Onde o menino repousava?
_____________________________________________________
5. Por que a árvore era feliz?
_____________________________________________________
6. É possível um ser humano ser amigo da Natureza? Como podemos fazer isso?
_________________________________________________________
7. Por que é importante cuidarmos da Natureza?
_________________________________________________________
2. Produção de texto
OBSERVE O DESENHO E ESCREVA UMA HISTÓRIA:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Avaliação diagnóstica
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE PORTUGUÊS - 2º ANO
Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica deve ser feita em todos os anos do ensino fundamental I, especificamente em Português e Matemática, mas deve estar de acordo com os conteúdos específicos de cada série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário