Técnicas de Alfabetização
São procedimentos de trabalho utilizados em sala de aula para facilitar a aprendizagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEid4Hvra88U_A_6srqWq3UfrT1tRkwZTZlElQKFCwSvOQKttTqol-ivc5SZg0w2TB8U0Q1U1DhH7kQH_bS-nbBVBb_i17cy9GgZoYmKmrnW1P_mVSJfRBe9YJXsMKTj-IuaLq3a23lHArA/s320/3.jpg)
As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
As técnicas são divididas em dois grupos:
- técnicas de leitura
- técnicas de escrita
Técnicas de Leitura
- Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
- Leituras de textos em conjunto.
- Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.
O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita. A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazespara haver contato da classe com estes símbolos gráficos
Técnicas de Escrita
- A criança deve perceber a forma das letras.
- O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
- Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
- Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFca2I8JaIB-0C177qC-JIVsXAlP2SeleWyiYMUZBkL-bELbPE968Dd0CkZ4YQgIQDqafomx3fgzYm9P1iSn0XrV19m2JMCtT7yz0nS7ilv1pRxT-sAyR57fOYTVVQ6uXXh9RMRJPZVZA/s400/4.jpg)
Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,para servir de direção esquerda-direita.
AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.
Autora: Maria de Fátima Saramago Quinet A. de Oliveira
Regina SEMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário