segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PROJETO - CONTADORES DE HISTÓRIAS

Conheça um pouco do trabalho de Contadores de Histórias desenvolvido em Teotônio Vilela:

H I S T Ó R I C O


O projeto dos Contadores de Histórias surgiu em 2006 como uma das atividades do projeto: Ações Educativas Complementares, desenvolvido pela Secretaria de Educação, tinha como objetivo principal despertar nos alunos o gosto pela leitura através da arte de contar histórias.

A seleção dos contadores foi feita através do concurso: Incentivo à leitura e a produção literária no qual, puderam participar alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas municipal e estadual. Os estudantes participaram de um momento cultural, onde tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades enquanto contadores de histórias. Entre eles foram escolhidos os dez alunos que mais se destacou, cada contador recebia mensalmente uma bolsa equivalente a R$ 60,00 (sessenta reais).

A principio o projeto tinha como meta atender dez escolas, no entanto, a aceitação do público superou as expectativas, sendo assim surgiu a necessidade de estender para outras instituições, que, além de contar histórias foi desenvolvido várias atividades de final de ano, onde a equipe visitou, hospitais, creches, banco e escolas para levar mensagens de otimismo, poemas musicalizados e dinâmicas com o objetivo de elevar a auto-estima, partilhar a amizade e a solidariedade, tornando, assim, o momento de pura confraternização.

A experiência causou um grande impacto positivo na prática de incentivo à leitura e a escrita. O trabalho dos contadores de histórias vai muito além de uma ação de leitura. É uma paixão! Por isso, se faz necessário a sua continuação.


J U S T I F I C A T I V A



As histórias sempre fascinam o ser humano. Nas palavras ditas ou escritas de um bom narrador, os episódios adquirem vida. Somos então transportados para um outro mundo real. Lá acompanhamos os personagens em suas aventuras e em seus dramas, compartilhamos suas alegrias e tristezas.

A arte de contar histórias é milenar. Após a invenção da imprensa a narrativa oral perdeu o status de principal maneira de transmitir saberes. No entanto, há sociedade que durante século utilizaram a palavra para manter a sua cultura, geração após geração.

Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe? Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história?

As histórias são patrimônios da humanidade. E sabendo que , ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o público, é que elaboramos o projeto contadores de histórias visando , assim, oferecer aos ouvintes um conjunto de ações que proporcionarão um encontro mágico com a leitura e com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita nos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).

O B J E T I V O


Objetivo Geral:

Desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, através da leitura e contação de histórias.

Específicos:
  • Despertar nos alunos o gosto pela leitura através de textos literários;
  • Desenvolver as potencialidades artísticas e culturais através da poesia, contos, novelas, etc.
  • Elevar a auto-estima através dos textos e dinâmicas e melhorar sua capacidade de se comunicar, de conviver e de respeitar as diferenças;
  • Estimular nos alunos a reflexão e a revisão de valores, atitude e comportamentos;
  • Resgatar a tradição da arte de contar histórias;
  • Partilhar a amizade, o companheirismo e a solidariedade entre os membros do grupo de contadores de histórias;
  • Promover a diversão e o lazer nos espaços escolares e públicos.

A Ç Õ E S
  • Organização de roda de leitura;
  • Dramatizações de história;
  • Momento de leitura livre;
  • Apresentação do teatro de fantoche;
  • Utilização de um banco de personagens para contação;
  • Organização de oficinas de artes – confecção de elementos da narrativa;
  • Exposição de livros;
  • Momento de desenho livre;
  • Apresentação com mímicas e músicas;
  • Reconto de histórias;
  • Montagem de varal literário;
  • Desenvolvimento de oficinas de desenhos e pintura;
  • Apresentações de painéis de leitura;
  • Concurso de leitura (reconto e produção de poemas);
  • Organização da hora do conto com personagens caracterizados;
  • Exposição do mural de poesias;
  • Realização da caravana da alegria e da caravana do natal;
  • Arraial da leitura.
P R O C E D I M E N T O S M E T O D O L Ó G I C O S


A proposta de trabalho do Projeto Contadores de Histórias está dividido em duas etapas: no primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas na Biblioteca Infantil do Centro Cultural, onde as escolas poderão trazer os alunos para participarem das ações de leitura contidas na programação. No segundo momento, os contadores de histórias visitarão as escolas e outras instituições do município.

O trabalhos dos contadores fundamenta-se na utilização da tradição da palavra falada a partir de atividades lúdicas e atrativas. Coerente com a proposta em vista, será desenvolvida várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes oportunidades de poder ler por prazer, compartilhar histórias com os amigos, ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.

A V A L I A Ç Ã O



Durante as apresentações observando:


  • Envolvimento do público;
  • Solicitações das escolas;
  • Exposição das opiniões;
  • Atitudes e comportamentos relacionados a busca de mais leitura.

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