Possibilidades Pedagógicas e Sequência Didática
A Festa no Céu
Atividade elaborada e apresentada no 2º Seminário PNAIC Matemática em Nova Iguaçu, RJ - 2014, pelas professoras:Carine Guedes, Milca dos Reis, Simone de Jesus, Márcia Bucci, Ana Cláudia e Simone Correa.
Orientadoras de estudos:
Mônica Valéria Pinheiro e Jaqueline Ornelas.
Possibilidades Pedagógicas
Matemática:
- Pesos e Medidas - estimar o peso do violão com e sem a tartaruga, distância percorrida até o céu e na queda.
- Velocidade - subida e descida
- Maior e Menor
- Medida de tempo - dia/noite - Calendário
História:
- Linha do tempo - o antes e o depois da tartaruga; sequência dos eventos.
Ciências:
- Modo de locomoção dos animais
- Tipo de alimentação
- Habitat
Geografia:
- Localização
Temas Transversais:
- Valores - amizade, mentira e seus efeitos, solidariedade e etc
Língua Portuguesa:
- Listas de convidados
- Listas de animais que voam e que não voam
- Ordem Alfabética
- Ortografia
- Sílabas iniciais e finais dos nomes dos animais
- Jogo da memória
Sequência Didática
- Listar os animais que voam/não voam
- Listar os nomes dos alunos
- Ordenar alfabeticamente as listas produzidas
- Dos aimais mais leves/pesados;
- Dos animais que caberiam dentro do violão (maior/menor);
- Da duração do dia e da noite e da duração da festa
Utilizei este texto na reunião do Conselho de Pais para provocá-los a participar ativamente na comunidade escolar.
Um Rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite. Então pediu para que cada um de seus súditos levasse apenas um copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido.
O Rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi a sua surpresa no outro dia pela manhã quando viu o lago cheio de água e não de leite.
Consultou o seu conselheiro que o informou, que as pessoas do povoado tiveram todas o mesmo pensamento:
"No meio de tanto copo de leite, se só o meu for de água, ninguém vai notar"
estado piorava. Os médicos tentaram de tudo, mas
nada parecia funcionar. Estavam a ponto de perder
a esperança quando a velha criada falou:
- Eu sei uma forma de salvar o rei. Se vocês puderem
encontrar um homem feliz, tirar-lhe a camisa e
vesti-la no rei, ele se recuperará.
Ao ouvir tal afirmativa, o rei enviou seus mensageiros
a todos os cantos do reino a procura de um homem feliz.
Eles cavalgaram por todos os lugares e não encontraram
um homem feliz. Ninguém estava satisfeito; todos tinham
uma queixa a fazer.
"Aquele alfaiate estúpido fez as calças muito curtas!
Ouviram um homem rico dizer."
"A comida está péssima, este cozinheiro não
consegue fazer nada direito!" - Outro reclamava.
"O que há de errado com os nossos filhos?
Resmungava um pai insatisfeito."
"O teto está vazando!"
"A situação financeira está péssima"
"Será que o Rei não pode dar um jeito nessa situação?"
Essas e outras tantas queixas eram o que os mensageiros
do rei ouviram por onde passaram. Se um homem era rico,
não tinha o bastante; se não era rico, era culpa de alguém.
Se era saudável, havia uma sogra indesejável em sua vida.
Se tinha uma boa sogra, a gripe o estava infelicitando.
Enfim, naquele reino todos tinham algo do que reclamar.
O rei já tinha perdido a esperança de ficar bom, quando
numa noite, seu filho cavalgava pelos campos e, ao passar
perto de uma cabana ouviu alguém dizer:
"Obrigado Senhor! Concluí meu trabalho diário e ajudei
meu semelhante. Comi meu alimento, e agora posso
deitar-me e dormir em paz.
O que mais poderia desejar, Senhor?"
O príncipe exultou de felicidade por ter, finalmente,
encontrado um homem feliz. Retornou e mandou que seus
homens fossem até lá e levassem a camisa do homem ao rei e
lhe pagassem o quanto pedisse.
Mas quando os mensageiros do rei entraram
na cabana para despir a camisa do homem feliz, descobriram
que ele era tão pobre que sequer possuía uma camisa.
Indira Mahatma Gandhi
Indicação de literatura
Esta coleção é simplesmente um espetáculo para as turmas do ciclo de alfabetização.
Além de recontar de forma divertida alguns clássicos da literatura infantil por meio de personagens que as crianças adoram (Turma da Mônica), apresenta ilustrações com características de gibi e texto em caixa alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário