Nível alfabético: ao atingir este ponto, a criança já domina o sistema de escrita, uma vez que já compreendeu que para cada som existe uma sílaba, ou conjunto de letras correspondentes. Ao reconstruir o sistema lingüístico, experimentando seu funcionamento na prática, é possível escrever tudo o que a criança deseja, sendo necessários apenas ajustes relacionados à ortografia, à separação de palavras, às regras de pontuação, entre outras.
Nível conceitual – alfabético
· Reconhecimento pela criança dos sons das letras.
· A criança consegue estabelecer uma vinculação mais coerente entre leitura e escrita.
· A criança concentra-se na sílaba para escrever.
· Surge a adequação do escrito ao sonoro.
· As unidades lingüísticas (palavras, letras, sílabas) são tratadas como categorias estáveis (antes não tinham para a criança nenhuma relação entre si).
· A criança escreve do jeito que fala (presença da oralidade na escrita).
· A criança compreende que cada um dos caracteres da escrita (letras) corresponde a valores sonoros menores que a sílaba.
· Leitura sem imagem e com imagem.
· Surgem os problemas relativos à ortografia.
Objetivos no nível alfabético:
· Proporcionar aos alunos lidar com vários tipos de fontes, aprender a ler e interpretar diferentes tipos de linguagens e diferentes portadores de textos: jornais, revistas, entrevistas, coleta de dados, objetos, gravuras, fotografias e outros.
· Propor atividades que levem o aluno a pensar e a desenvolver o raciocínio, o questionamento, a curiosidade e a autocrítica e a estabelecer relações.
· Proporcionar aos alunos atos de leitura e escrita em situações reais.
· Desenvolver trabalhos em grupo para gerar conhecimento, cooperação, socialização, conflitos, discussão de hipóteses e desenvolvimento das potencialidades dos alunos.
· Levar os alunos a compreender a escrita como representação da fala, a perceber a constituição silábica da palavra e a constituição alfabética da sílaba, compreendendo assim a segmentação da escrita em relação à fala.
· Dar oportunidade aos alunos de vivenciar diferentes possibilidades de grafar as letras e de realização de manifestações orais e escritas para a expressão de suas experiências e vivências.
· Estimular a leitura de pequenos textos para buscar informações, decodificar e interpretar.
· Trabalhar textos poéticos e lúdicos interessantes, que levem os alunos ao prazer de ler.
· Estimular o interesse dos alunos para o uso normativo da língua (separação de palavras, uso de letras maiúsculas, ortografia e pontuação), que garante a “comunicabilidade” da mensagem escrita (histórias, cartas, avisos, murais, quadro de avisos, álbuns de adivinhações, anedotas, músicas, etc).
Sugestões de atividades para o trabalho com textos:
· Produção de texto a partir do desenho do aluno.
· Sugerir a escrita de textos a partir de outros textos já conhecidos pelos alunos.
· Produção de textos coletivos sobre acontecimentos ou interesses dos alunos naquele momento.
· Atividades a partir de um texto:
- reconhecimento de palavras, frases ou letras no texto;
- análise de palavras do texto quanto ao número de sílabas e de letras, quanto à letra inicial ou final etc.;
- ditado de palavras e frases relativas ao texto trabalhado;
- remontagem do texto com fichas de frases ou palavras;
- produção de um desenho para ilustrar o texto;
- completar lacunas de palavras;
- escolher palavras do texto e elaborar pequenas frases.
Nível Silábico-alfabético
Nível silábico-alfabético: são inúmeras as possibilidades de trabalhar a linguagem oral e escrita no nível silábico-alfabético, pois, nesse nível, as crianças apresentam um desenvolvimento acelerado, já iniciando a leitura e a escrita de forma independente.
NÍVEL CONCEITUAL – SILÁBICO-ALFABÉTICO
· Conflito entre a hipótese silábica e a exigência de quantidade mínima de caracteres.
· A criança descobre que a sílaba não pode ser considerada como unidade, mas que ela é composta de elementos menores – as letras. Enfrenta novos problemas:
- no eixo quantitativo, percebe que uma letra apenas não pode ser considerada sílaba porque existem sílabas com mais de uma letra. Assim, sem nenhum critério, vai aumentando o número de letras por sílabas.
- No eixo quantitativo, a criança percebe que a identidade do som não garante a identidade das letras, nem a identidade das letras, a do som. Existem letras com a mesma grafia e vários sons. Descobre que existem sons iguais com grafias diferentes e que, na maioria das vezes, não se fala o que se escreve e não se escreve o que se fala.
· A criança procura acrescentar letras à escrita da fase anterior (silábica).
· Grafar algumas sílabas completas e outras incompletas (com uma só letra por sílaba).Usa as hipóteses dos níveis silábico e silábico-alfabético ao mesmo tempo.
· A ausência de letras em sua escrita não pode ser considerada pelo professor como omissão ou retrocesso.
· As crianças esbarram na leitura e escrita de palavras que são iniciadas por vogais. Como saída, elas podem fazer a inversão das letras tanto na leitura como na escrita.
Objetivos no nível silábico-alfabético:
· Propiciar aos alunos um trabalho eficiente, rico e prazeroso na aquisição da escrita e leitura, através de atividades lúdicas e jogos.
· Valorizar as escritas espontâneas das crianças, permitindo-lhes escrever de acordo com suas hipóteses, valorizando o processo e o resultado das produções.
· Propiciar atividades que levem as crianças a perceber a vinculação fala-escrita e como ela é representada na linguagem escrita.
Sugestões de atividades:
· Caça-palavras;
· Cruzadinhas;
· Jogos de memória, bingo, dominós diversos;
· Análise e síntese de palavras significativas;
· Escritas espontâneas, autoditado;
· Classificação e seriação de palavras;
· Jogos e atividades orais que permitam à criança brincar e recriar com a linguagem (rimas, acrósticos, entre outros);
· Transcrição de receitas, brincadeiras, piadas;
· Reestruturar frases de poesias, parlendas ou músicas que os alunos já sabem de cor;
· Localizar palavras num texto, copiá-las separando suas sílabas.
Nível Silábico
Nível silábico: a criança encontra uma nova fórmula para entrar no mundo da escrita, descobrindo que pode escrever uma letra para cada sílaba da palavra e uma letra por palavra na frase.
Objetivos no nível silábico:
· No trabalho com palavras:
- enfatizar a análise da primeira letra no contexto da primeira sílaba;
- provocar contrastes entre palavras memorizadas globalmente e a hipótese silábica;
- propiciar a contagem do número de letras, desmembramento oral de sílabas e hipóteses de repartição de palavras escritas.
· No trabalho com letras:
- estimular o reconhecimento dos sons das letras, através da análise da primeira sílaba das palavras;
- dar continuidade ao estudo das formas e da posição das letras em seus dois tipos – cursiva e maiúscula de imprensa.
· No trabalho com textos:
- priorizar, para leitura, textos cujo conteúdo já esteja memorizado de antemão;
- estimular a pesquisa e a análise das palavras do texto, incluindo verbos e partículas pequenas, como artigos, preposições etc.
Nível conceitual:
· as crianças não vislumbram que a escrita tem a ver com a pronúncia das partes de cada palavra.
· Produzem riscos e/ou rabiscos típicos da escrita que tem como forma básica a letra de imprensa ou a cursiva, podendo então realizar rabiscos separados com linhas curvas ou retas ou rabiscos ondulados e emendados.
· A leitura é global.
· As crianças não separam números de letras, já que ambos os caracteres envolvem linhas retas ou curvas.
· Acham que os nomes das pessoas e das coisas têm relação com o seu tamanho ou idade as pessoas, animais ou objetos grandes devem ter nomes grandes; os objetos ou pessoas pequenas, nomes pequenos. Presença marcante do realismo nominal.
Objetivos no nível pré-silábico:
· Possibilitar que as crianças vivenciem, desde o início do seu processo de alfabetização, atividades que envolvam textos, palavras, letras significativas.
· Promover atividades que visem fazer a vinculação do objeto ou figura com a palavra escrita.
· Propiciar aos alunos vivenciarem situações que os levem à compreensão das diversas funções da escrita.
· Propiciar atividades que possibilitem aos alunos fazer a distinção entre letras e numerais e entre texto e desenho.
· Proporcionar atividades didáticas que promovam o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos.
ATIVIDADES PARA O NÍVEL PRÉ-SILÁBICO
As atividades sugeridas abaixo irão preparar a criança para um melhor desempenho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.
· Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais - atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel.
· Contato com farto e variado material escrito - revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.
· Audição de leitura com e sem imagem - notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes etc.
· Hora de leitura - livros, revistas e jornais à escolha da criança.
· Atividades de escrita espontânea - listas, relatórios, auto-ditado.
· Atividades para distinção de letras e numerais.
· Manipulação intensa do alfabeto móvel.
· Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura.
· Caixa com palavras ou nomes significativos - de cada aluno ou da classe.
· Classificação de palavras ou nomes que se parecem - as que começam com a mesma letra, as que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas etc.
· Memorização de como se escrevem algumas palavras (fonte de conflito).
· Jogos diversos.
· Bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros.
· Memória de letras, nomes, desenhos.
· Dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras.
· Baralho de nomes, figuras.
· Quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras.
· Pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.
· Jogos com cartões: parear cartões com nomes iguais, parear cartões com desenhos, parear cartões com letras.
· Jogos com o alfabeto móvel: cobrir fichas ou crachás, formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo, separar e agrupar letras iguais, classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.
· Álbuns: de rótulos e embalagens, de nomes e retratos ou auto-retrato, da história de vida da criança.
· Jogos e brincadeiras orais: com rimas, adivinhações, telefone sem fio, hora de surpresa, recados orais, jornal falado.
· Outras atividades e brincadeiras: leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.
· Planejamento da rotina do dia.
· Avaliação dos trabalhos do dia.
· Relatório oral de experiências.
· Histórias mudas.
· Produção de texto oral – coletivo.
· Conversa informal.
· Estudo e interpretação de gravuras;
· Jogos de atenção.
· Análise e síntese de palavras.
· Interpretação oral de textos.
· Reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado.
· Reconto e reescrita de histórias.
· Autoditado e escritas espontâneas.
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