Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: vídeo/música Meu galinho; Apresentar o tema Meio Ambiente -
|
projetor;
computador;
caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – Ensaiar a música com os alunos - dividir em grupos de 4 para fazer o coral;
Construir banner artístico – Impressão sobre o meio ambiente;
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando da oralidade dos alunos, bem como trabalhar o lúdico e a leitura por meio da música, desenhos e pinturas;
Procedimentos
· Produzir um banner com pinturas e “Ateliê de pintura” (em grupo);
· Escrever o nome e pequenas frases;
|
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Lápis de cor;
Textos da musica fatiados;
Folhas de cartolina branca;
Cola;
Tintas coloridas;
Retalhos de tecidos;
Fita gomada;
Fichas com palavras;
Imagens de recortes;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Vídeo da turma da Monica – Um plano pra Salvar o Planeta
· Atividade escrita – pintar o planetinha e escrever o nome;
|
Atividade rodada.
| |
10:15
|
Apresentação de cada grupo de alunos;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: vídeo da turma da Mônica;
|
projetor;
computador;
caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – Cartaz com imagens do meio ambiente, cheios de objetos que degradam o meio. Pedir que os alunos retirem do cartaz o que estar errado no meio ambiental;
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a questão ambiental para sensibiliza os alunos quanto a coleta seletiva dos recicláveis;
Procedimentos
· Cantar a música da reciclagem;
· Realizar a reciclagem – colocar cada objeto no seu devido lugar ( exemplo: papel no cesto azul)
· Em seguida, colocar o que deve estar no meio ambiente;
|
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Caixas com as cores da reciclagem;
Lixo pra coleta;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Finalização da atividade;
· Fazer um acróstico com palavra RECICLAGEM;
· Fazer um plano pra salvar o planeta, cartazes com as dicas;
|
Lápis;
Cartolinas;
Cola;
Tesoura;
| |
10:15
|
Apresentação de cada grupo de alunos;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Teatro de fantoches – João e Maria em versos;
|
Casinha de teatro;
Avental literário;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria) encenação da historinha por parte dos alunos com narração.
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a história de João e Maria em versos, para que os alunos produzam pequenos textos com rimas.
Procedimentos
· Produção textual oral – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria);
· Leitura e Produção de texto – Leitura de João e Maria em versos / Distribuição de versos por duplas – Pedir para destacar as palavras que rimam com o lápis de cor de sua preferência, depois ilustrar com desenhos, recortes e etc... a estrofe recebida.
|
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Recortes dos versos;
Caixa surpresa;
Rimas em recortes;
Fantoches;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Finalização da atividade;
· Construir bonecos de João e Maria com colheres de pau;
· Apresentação teatral e encenação dos versos dos alunos;
|
Lápis permanente de cor;
Tecidos;
Cola;
Colheres de pau;
| |
10:15
|
Apresentação de cada grupo de alunos;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Xote ecológico – Luiz Gonzaga
|
Computador;
Projetor;
Caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – construir um banner artístico
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a música regional e sensibilizando os alunos quanto as questões ambientais.
Procedimentos
· Apresentação da música O xote ecológico;
· Atividade de interpretação do texto ( xote ecológico);
· Roda de conversa sobre detalhes da música e seus elementos principais;
· Dividir a turma em grupos para executar vários Trava-línguas no tema meio ambiente e/ou cultura popular;
|
Projetor de multimídia, cópias da pauta, da lista com nomes de participantes,Atividade mimeografadas com questões interpretativas;
Recortes com trava-línguas;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Finalização da atividade de interpretação;
· Construir o banner artístico com desenhos e pequenos textos abordando o ambiente local, como se encontra ou como gostaria que fosse;
|
Lápis permanente de cor;
Tecido de pintura;
Tinta e pincel;
| |
10:15
|
Apresentação de cada parte do banner individualmente;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Xote das meninas – Luiz Gonzaga
|
Computador;
Projetor;
Caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – escrever parodia e criar mural de recados do amor
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto por meio do gênero parodia, os alunos irão produzir uma parodia a partir da música com elementos de sua vida cotidiana, além de produzir um moral de recadinhos e mensagens.
Procedimentos
· Mostrar uma paródia para os alunos;
· Criar uma paródia a partir da música trabalhada;
· Criar o mural de recadinhos e mensagens;
|
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes, folhas de papel oficio e
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
Finalização da atividade e ilustração da parodia;
Mural de parodias;
Produzir mural de recadinhos;
|
Lápis coloridos.
Cartolina;
Eva;
Tesoura;
Cola;
| |
10:15
|
Apresentação e encenação dos grupos;
| ||
11h
| |||
Nenhum comentário:
Postar um comentário