Aprendizagem Cognitiva /Acompanhamento Escolar
Cláudia
Cláudia adora a Primavera.Na Primavera há muitas flores de várias cores. Nos jardins há flores e a temperatura começa a esquentar. Ela veste blusas com flores desenhadas e guarda a roupa mais quente do inverno. Cláudia também gosta de andar de bicicleta. A bicicleta dela é amarela e vermelha. |
bl
|
cl
|
fl
|
cl dl fl pl tl gl
| cl dl fl pl tl gl | cl dl fl pl tl gl | ||
___oresta
___antação
___asse
____aro
|
____áudia
____aridade
____ória
a____ito
|
a____etismo
a____icar
nu____ado
bici____eta
|
F
|
L
|
O
|
C
|
O
|
S
|
M
|
N
|
F
|
L
|
A
|
V
|
I
|
A
|
U
|
Y
|
T
|
R
|
F
|
A
|
L
|
Q
|
D
|
R
|
G
|
U
|
I
|
K
|
L
|
Ç
|
B
|
I
|
C
|
L
|
P
|
S
|
D
|
H
|
T
|
R
|
A
|
B
|
C
|
C
|
A
|
B
|
W
|
T
|
I
|
B
|
L
|
I
|
P
|
B
|
I
|
C
|
I
|
C
|
L
|
E
|
T
|
A
|
B
|
L
|
D
|
F
|
T
|
S
|
B
|
I
|
B
|
L
|
I
|
A
|
N
|
U
|
B
|
P
|
Ç
|
T
|
Y
|
B
|
V
|
D
|
A
|
E
|
L
|
E
|
A
|
O
|
I
|
P
|
L
|
H
|
T
|
R
|
E
|
V
|
C
|
B
|
N
|
X
|
E
|
W
|
W
|
R
|
G
|
O
|
D
|
A
|
T
|
L
|
A
|
S
|
F
|
L
|
F
|
L
|
O
|
R
|
M
|
U
|
O
|
P
|
Ç
|
G
|
I
|
T
|
R
|
J
|
X
|
D
|
I
|
A
|
C
|
S
|
A
|
D
|
I
|
A
|
T
|
R
|
B
|
E
|
O
|
U
|
L
|
D
|
Y
|
E
|
U
|
C
|
L
|
A
|
U
|
D
|
I
|
A
|
M
|
K
|
L
|
O
|
P
|
L
|
Ç
|
O
|
I
|
O
|
A
|
A
|
S
|
Y
|
V
|
R
|
T
|
E
|
W
|
Q
|
Y
|
M
|
T
|
E
|
C
|
L
|
A
|
D
|
O
|
P
|
B
|
D
|
S
|
T
|
K
|
Z
|
A
|
T
|
L
|
E
|
T
|
A
|
P
|
O
|
L
|
K
|
I
|
D
|
H
|
Y
|
T
|
O
|
E
|
X
|
A
|
L
|
Y
|
T
|
L
|
E
|
G
|
L
|
O
|
T
|
E
|
C
|
L
|
B
|
O
|
F
|
L
|
O
|
M
|
Som nasal
marcado por M
|
Som nasal
marcado por N
|
Som nasal
marcado por til
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
samba
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
pranto
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
lã
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
campo
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
elefante
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
anão
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
bombom
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
pente
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
limão
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
xampu
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
tanque
| Aprendizagem Cognitiva /Acompanhamento Escolar
Apresento aos profissionais que trabalham diretamente em suas salas de aulas e salas afins de reforço escolar/Apoio Pedagógico, uma apostila simples de atividades que tem o objetivo de oportunizar e possibilitar os aprendizes de 2º ao 5º ano, quanto à análise e verificação de suas dificuldades de aprendizagem, com enfoque à construção de leitura e escrita alfabética/ortográfica.
A aplicação consiste em apresentar a avaliação como atividades de estudo/sondagem para que cada aprendiz mostre o que já sabe com segurança e no que precisa de intervenção para avançar na aprendizagem cognitiva.
Bom proveito!
Rosangela Vali
Apoio Pedagógico - Oficina de Leitura e Escrita
Professora:____________________________________________
Estudante:____________________________________________
Data:_____/______a _____/_____/201__
Leia o texto prestando muita atenção,pois você vai precisar das informações contidas nele para responder as próximas questões.
1)Com as informações do texto responda as seguintes questões:
a) De qual estação do ano o texto fala?
A ( ) Inverno
B ( ) Primavera
C ( ) Verão
D ( ) Outono
b) No trecho “Ela veste blusas com flores desenhadas”. A quem a palavra ELA está se referindo?
A ( ) às flores
B ( ) à temperatura
C ( ) à Cláudia
D ( ) à bicicleta
c)Por que Cláudia guarda a roupa mais quente do Inverno?
A ( ) Porque comprou roupa nova
B ( ) Porque está velha
C ( ) Porque ela quer blusas com flores
D ( ) Porque a temperatura aumentou
d)No último parágrafo, a palavra “Dela” se refere a quem?
A ( ) a bicicleta
B ( ) ao jardim
C ( ) às flores
D ( ) à Cláudia
2)Complete:
a)A ______________ adora a ________________ porque há ______________ de várias__________.
Veste ____________ com __________ e guarda a _____________mais quente.
Gosta de _____________ de _________________
b)Copie do texto as palavras com:
3)Responda corretamente.
a)Como se chama a menina do texto?
R._______________________________________________________________________
b)Porque é que ela gosta da Primavera?
R._______________________________________________________________________
c)Como estão os jardins?
R._______________________________________________________________________
d)O que a Cláudia veste?
R._______________________________________________________________________
e)O que ela guarda?
R.________________________________________________________________________
f)O que gosta de fazer?
R.________________________________________________________________________
4)Complete as palavras com :
5)Coloque as palavras em ordem alfabética.
a)Claudia, adora, primavera, flores , bicicleta, esquentar.
b)veste,inverno,quente,desenhadas,amarela,roupa.
6) Caça palavras:
flocos - atleta - atlas - Cláudia - teclado - bíblia Flávia - bicicleta - globo - claridade - nublado - floresta - flor
7)Separe as sílabas das seguintes palavras.
Bicicleta:___________________________________________
Nublado:___________________________________________
Floresta:___________________________________________
Vermelha:_________________________________________
Desenhada:________________________________________
Guarda:___________________________________________
8)Coloque as palavras na coluna certa:
9)Atividades complementares/lúdicas:
Bingo das palavras do texto.
Confecção de trilhas com regras, com as palavras estudadas.
Caça-palavras - Criar a partir de uma palavra chave estudada.Quebra-cabeças de palavras. Painel de recortes conforme regra ortográfica. |
Quebra-cabeças de palavras.
Painel de recortes conforme regra ortográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário