segunda-feira, 6 de julho de 2015

Aprendizagem Cognitiva /Acompanhamento Escolar

Apresento aos profissionais que trabalham diretamente em suas salas de aulas e salas afins de reforço escolar/Apoio Pedagógico, uma apostila simples de atividades que tem o objetivo de  oportunizar  e possibilitar os aprendizes de 2º ao 5º ano, quanto à análise e verificação de suas dificuldades de aprendizagem, com enfoque à construção de leitura e escrita alfabética/ortográfica.
A aplicação consiste em apresentar a avaliação como atividades de estudo/sondagem para que cada aprendiz mostre o que já sabe com segurança e no que precisa de intervenção para avançar na aprendizagem cognitiva.
Bom proveito!


Apoio Pedagógico - Oficina de  Leitura e Escrita
Professora:____________________________________________
Estudante:____________________________________________
Data:_____/______a _____/_____/201__
  
Leia o texto prestando muita atenção,pois você vai precisar das informações contidas nele para responder as próximas questões.
                                                              Cláudia
   Cláudia adora a Primavera.
   Na Primavera há muitas flores de várias cores.
   Nos jardins há flores e a temperatura começa a esquentar.
   Ela veste blusas com flores desenhadas e guarda a roupa mais quente do inverno.
   Cláudia também gosta de andar de bicicleta.
   A bicicleta dela é amarela e vermelha.

1)Com as informações do texto responda as seguintes questões:


a) De qual estação do ano o texto fala?
A (  ) Inverno
B (  ) Primavera
C (  ) Verão
D (  ) Outono


b) No trecho “Ela veste blusas com flores desenhadas”. A quem a palavra ELA está se referindo?
A (  ) às flores
B (  ) à temperatura
C (  ) à Cláudia
D (  ) à bicicleta


c)Por que Cláudia guarda a roupa mais quente do Inverno?
A (  ) Porque comprou roupa nova
B (  ) Porque está velha
C (  ) Porque ela quer blusas com flores
D (  ) Porque a temperatura aumentou


d)No último parágrafo, a palavra “Dela” se refere a quem?
A (  ) a bicicleta
B (  ) ao jardim
C (  ) às flores
D (  ) à Cláudia
2)Complete:
a)A ______________ adora a ________________ porque há ______________   de várias__________.
Veste ____________ com  __________ e guarda a _____________mais quente.
Gosta de _____________ de _________________
b)Copie do texto as palavras com:
bl
cl
fl







3)Responda corretamente.
a)Como se chama a menina do texto?
R._______________________________________________________________________
b)Porque é que ela gosta da Primavera?
R._______________________________________________________________________
c)Como estão os jardins?
R._______________________________________________________________________
d)O que  a Cláudia veste?
R._______________________________________________________________________
e)O que ela guarda?
R.________________________________________________________________________
f)O que gosta de fazer?
R.________________________________________________________________________
4)Complete as palavras com :
cl    dl  fl   pl  tl  gl  

cl    dl  fl   pl  tl  gl
cl    dl  fl   pl  tl  gl
___oresta
___antação
___asse
____aro

____áudia
____aridade
____ória
a____ito

a____etismo
a____icar
nu____ado
bici____eta


5)Coloque as palavras em ordem alfabética.
a)Claudia, adora, primavera, flores , bicicleta, esquentar.

b)veste,inverno,quente,desenhadas,amarela,roupa.

6) Caça palavras:
F
L
O
C
O
S
M
N
F
L
A
V
I
A
U
Y
T
R
F
A
L
Q
D
R
G
U
I
K
L
Ç
B
I
C
L
P
S
D
H
T
R
A
B
C
C
A
B
W
T
I
B
L
I
P
B
I
C
I
C
L
E
T
A
B
L
D
F
T
S
B
I
B
L
I
A
N
U
B
P
Ç
T
Y
B
V
D
A
E
L
E
A
O
I
P
L
H
T
R
E
V
C
B
N
X
E
W
W
R
G
O
D
A
T
L
A
S
F
L
F
L
O
R
M
U
O
P
Ç
G
I
T
R
J
X
D
I
A
C
S
A
D
I
A
T
R
B
E
O
U
L
D
Y
E
U
C
L
A
U
D
I
A
M
K
L
O
P
L
Ç
O
I
O
A
A
S
Y
V
R
T
E
W
Q
Y
M
T
E
C
L
A
D
O
P
B
D
S
T
K
Z
A
T
L
E
T
A
P
O
L
K
I
D
H
Y
T
O
E
X
A
L
Y
T
L
E
G
L
O
T
E
C
L
B
O
F
L
O
M
flocos  -   atleta    -  atlas   -  Cláudia    -  teclado -  bíblia Flávia - bicicleta - globo  -  claridade -  nublado - floresta - flor

7)Separe as sílabas das seguintes palavras.
Bicicleta:___________________________________________
Nublado:___________________________________________
Floresta:___________________________________________
Vermelha:_________________________________________
Desenhada:________________________________________
Guarda:___________________________________________

8)Coloque as palavras na coluna certa:

Som nasal
marcado por M
Som nasal
marcado por N
Som nasal
marcado por til
samba



pranto






campo



elefante



anão



bombom



pente



limão



xampu



tanque


Aprendizagem Cognitiva /Acompanhamento Escolar

Apresento aos profissionais que trabalham diretamente em suas salas de aulas e salas afins de reforço escolar/Apoio Pedagógico, uma apostila simples de atividades que tem o objetivo de  oportunizar  e possibilitar os aprendizes de 2º ao 5º ano, quanto à análise e verificação de suas dificuldades de aprendizagem, com enfoque à construção de leitura e escrita alfabética/ortográfica.
A aplicação consiste em apresentar a avaliação como atividades de estudo/sondagem para que cada aprendiz mostre o que já sabe com segurança e no que precisa de intervenção para avançar na aprendizagem cognitiva.
Bom proveito!
Rosangela Vali

Apoio Pedagógico - Oficina de  Leitura e Escrita
Professora:____________________________________________
Estudante:____________________________________________
Data:_____/______a _____/_____/201__
  
Leia o texto prestando muita atenção,pois você vai precisar das informações contidas nele para responder as próximas questões.
                                                              Cláudia
   Cláudia adora a Primavera.
   Na Primavera há muitas flores de várias cores.
   Nos jardins há flores e a temperatura começa a esquentar.
   Ela veste blusas com flores desenhadas e guarda a roupa mais quente do inverno.
   Cláudia também gosta de andar de bicicleta.
   A bicicleta dela é amarela e vermelha.

1)Com as informações do texto responda as seguintes questões:


a) De qual estação do ano o texto fala?
A (  ) Inverno
B (  ) Primavera
C (  ) Verão
D (  ) Outono


b) No trecho “Ela veste blusas com flores desenhadas”. A quem a palavra ELA está se referindo?
A (  ) às flores
B (  ) à temperatura
C (  ) à Cláudia
D (  ) à bicicleta


c)Por que Cláudia guarda a roupa mais quente do Inverno?
A (  ) Porque comprou roupa nova
B (  ) Porque está velha
C (  ) Porque ela quer blusas com flores
D (  ) Porque a temperatura aumentou


d)No último parágrafo, a palavra “Dela” se refere a quem?
A (  ) a bicicleta
B (  ) ao jardim
C (  ) às flores
D (  ) à Cláudia
2)Complete:
a)A ______________ adora a ________________ porque há ______________   de várias__________.
Veste ____________ com  __________ e guarda a _____________mais quente.
Gosta de _____________ de _________________
b)Copie do texto as palavras com:
bl
cl
fl







3)Responda corretamente.
a)Como se chama a menina do texto?
R._______________________________________________________________________
b)Porque é que ela gosta da Primavera?
R._______________________________________________________________________
c)Como estão os jardins?
R._______________________________________________________________________
d)O que  a Cláudia veste?
R._______________________________________________________________________
e)O que ela guarda?
R.________________________________________________________________________
f)O que gosta de fazer?
R.________________________________________________________________________
4)Complete as palavras com :
cl    dl  fl   pl  tl  gl  

cl    dl  fl   pl  tl  gl
cl    dl  fl   pl  tl  gl
___oresta
___antação
___asse
____aro

____áudia
____aridade
____ória
a____ito

a____etismo
a____icar
nu____ado
bici____eta


5)Coloque as palavras em ordem alfabética.
a)Claudia, adora, primavera, flores , bicicleta, esquentar.

b)veste,inverno,quente,desenhadas,amarela,roupa.

6) Caça palavras:
F
L
O
C
O
S
M
N
F
L
A
V
I
A
U
Y
T
R
F
A
L
Q
D
R
G
U
I
K
L
Ç
B
I
C
L
P
S
D
H
T
R
A
B
C
C
A
B
W
T
I
B
L
I
P
B
I
C
I
C
L
E
T
A
B
L
D
F
T
S
B
I
B
L
I
A
N
U
B
P
Ç
T
Y
B
V
D
A
E
L
E
A
O
I
P
L
H
T
R
E
V
C
B
N
X
E
W
W
R
G
O
D
A
T
L
A
S
F
L
F
L
O
R
M
U
O
P
Ç
G
I
T
R
J
X
D
I
A
C
S
A
D
I
A
T
R
B
E
O
U
L
D
Y
E
U
C
L
A
U
D
I
A
M
K
L
O
P
L
Ç
O
I
O
A
A
S
Y
V
R
T
E
W
Q
Y
M
T
E
C
L
A
D
O
P
B
D
S
T
K
Z
A
T
L
E
T
A
P
O
L
K
I
D
H
Y
T
O
E
X
A
L
Y
T
L
E
G
L
O
T
E
C
L
B
O
F
L
O
M
flocos  -   atleta    -  atlas   -  Cláudia    -  teclado -  bíblia Flávia - bicicleta - globo  -  claridade -  nublado - floresta - flor

7)Separe as sílabas das seguintes palavras.
Bicicleta:___________________________________________
Nublado:___________________________________________
Floresta:___________________________________________
Vermelha:_________________________________________
Desenhada:________________________________________
Guarda:___________________________________________

8)Coloque as palavras na coluna certa:

Som nasal
marcado por M
Som nasal
marcado por N
Som nasal
marcado por til
samba



pranto






campo



elefante



anão



bombom



pente



limão



xampu



tanque





9)Atividades complementares/lúdicas:
Bingo das palavras do texto.
Confecção de trilhas com regras, com as palavras estudadas.
Caça-palavras - Criar a partir de uma palavra chave estudada.
Quebra-cabeças de palavras.
Painel de recortes conforme regra ortográfica.


9)Atividades complementares/lúdicas:
Bingo das palavras do texto.
Confecção de trilhas com regras, com as palavras estudadas.
Caça-palavras - Criar a partir de uma palavra chave estudada.
Quebra-cabeças de palavras.
Painel de recortes conforme regra ortográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário