segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PROJETO DE LEITURA: CONTA QUE EU CONTO

CONTA QUE EU CONTO: PROJETO DE LEITURA
Projeto de Leitura

1. INTRODUÇÃO
  • A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e reconhecer, para sonhar viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; lê-se para questionar e resolver problemas. O individuo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano e sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Vê-se então que o projeto Conta que eu Conto vem ao encontro com o domínio da habilidade de leitura proficiente garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
  • A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante do habito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: CONTA QUE EU CONTO.
2. OBJETIVO DO PROJETO:
  • Pretendemos, ao trabalhar com o reconto de histórias infantis, que as crianças desenvolvam o prazer pela leitura, apreciando as histórias, compreendendo seu enredo, identificando personagens, memorizando as histórias e o vocabulário nelas envolvido e assumindo o desafio de tornarem-se contadoras de histórias, gravando seus recontos. A apresentação dos livros, a percepção de que os livros trazem histórias, informações e conhecimentos, e que estimulam a imaginação completará o incentivo à leitura.
3. Objetivos Específicos (as crianças deverão ser capazes de):
  • Memorizar as histórias trabalhadas;
  • Recontar as histórias, do modo mais fiel possível ao texto fonte;
  • Aprender e apreciar as rimas e músicas pertinentes a cada história;
  • Compreender o enredo da história, e a seqüência começo-meio-fim;
  • Dramatizar as histórias;
  • Expressar-se com segurança e autoconfiança ao contar uma história;
  • Identificar personagens e suas características.
  • Consolidar o cuidado e o carinho para com os livros;
  • Escrever historias a partir de imagens sem escrita (apresentação do Livro: Folha)
  • Criar Slides (slide show) com as historia escrita na ferramenta de edição de textos.
  • Postar histórias no blog da turma.
4. METODOLOGIA:
  • Contar os enredos das histórias infantis em livros;
  • Passar as mesmas histórias em vídeos;
  • Fazer rimas que fazem parte da história;
  • Cantar músicas pertinentes à história;
  • Fazer perguntas sobre os personagens, identificação e caracterização.
  • Levar os alunos para sala de tecnologia para acessar sítios com jogos temáticos.
  • Trabalhar com o livro FOLHA de Stepen Michael King. Através deste livro os alunos contarão a história de acordo com que o vêem, utilizando o aplicativo editor de textos ( Word/writer). (livro scaneado e transmitido através do DataShow).
  • Após escreverem suas histórias, buscar imagens relacionadas com suas histórias e fazer slides no slideshow ( www.slide.com.br ).
  • Postar imagens no blog criado para o projeto.
5. PROCEDIMENTOS:
  • Leituras das histórias pelas crianças;
  • Brincadeiras e dramatizações das histórias;
  • Reconto das histórias;
  • Gravação das falas das crianças CD.
  • Atitudes:
  • Prazer em manusear livros;
  • Cuidado e zelo pelos livros;
  • Interesse por ouvir histórias;
  • Respeito ao colega que fala, sabendo aguardar sua vez;
  • Confiança para expressar-se verbalmente, contando uma história;
  • Reconhecimento das características boas ou más das personagens;
6. O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER/FAZER:
  • Pesquisar diversas versões das histórias escolhidas, escolhendo as mais adequadas, com vocabulário rico e figuras de qualidade;
  • Conhecer bem as histórias e o vocabulário envolvido;
  • Pensar estratégias de aprendizagem para trabalhar com as histórias;
  • Encontrar outros recursos para ilustrar a apresentação das histórias (vídeos, músicas, rimas, imagens, etc)
  • Preparar figuras para montar puppets com as crianças;
  • Criar conta no slide show.
  • Criar Conta no blog.
7. AVALIAÇÃO:
  • Observar e anotar a participação individual das crianças nas atividades realizadas.
  • Anotar as questões que surgem e as respostas encontradas pelos alunos.
  • Perceber se as crianças compreendem e utilizam o vocabulário específico do projeto.
8. BIBLIOGRAFIA:
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998.
  • FERRAZ, Beatriz. Construindo competências para o planejamento de Projetos Didáticos e Sequências de Atividades na Educação Infantil. São Paulo, 2002 (mimeo).

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