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Projeto de Leitura |
1. INTRODUÇÃO
- A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e reconhecer, para sonhar viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; lê-se para questionar e resolver problemas. O individuo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano e sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Vê-se então que o projeto Conta que eu Conto vem ao encontro com o domínio da habilidade de leitura proficiente garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
- A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante do habito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: CONTA QUE EU CONTO.
2. OBJETIVO DO PROJETO:
- Pretendemos, ao trabalhar com o reconto de histórias infantis, que as crianças desenvolvam o prazer pela leitura, apreciando as histórias, compreendendo seu enredo, identificando personagens, memorizando as histórias e o vocabulário nelas envolvido e assumindo o desafio de tornarem-se contadoras de histórias, gravando seus recontos. A apresentação dos livros, a percepção de que os livros trazem histórias, informações e conhecimentos, e que estimulam a imaginação completará o incentivo à leitura.
3. Objetivos Específicos (as crianças deverão ser capazes de):
- Memorizar as histórias trabalhadas;
- Recontar as histórias, do modo mais fiel possível ao texto fonte;
- Aprender e apreciar as rimas e músicas pertinentes a cada história;
- Compreender o enredo da história, e a seqüência começo-meio-fim;
- Expressar-se com segurança e autoconfiança ao contar uma história;
- Identificar personagens e suas características.
- Consolidar o cuidado e o carinho para com os livros;
- Escrever historias a partir de imagens sem escrita (apresentação do Livro: Folha)
- Criar Slides (slide show) com as historia escrita na ferramenta de edição de textos.
- Postar histórias no blog da turma.
4. METODOLOGIA:
- Contar os enredos das histórias infantis em livros;
- Passar as mesmas histórias em vídeos;
- Fazer rimas que fazem parte da história;
- Cantar músicas pertinentes à história;
- Fazer perguntas sobre os personagens, identificação e caracterização.
- Levar os alunos para sala de tecnologia para acessar sítios com jogos temáticos.
- Trabalhar com o livro FOLHA de Stepen Michael King. Através deste livro os alunos contarão a história de acordo com que o vêem, utilizando o aplicativo editor de textos ( Word/writer). (livro scaneado e transmitido através do DataShow).
- Após escreverem suas histórias, buscar imagens relacionadas com suas histórias e fazer slides no slideshow ( www.slide.com.br ).
- Postar imagens no blog criado para o projeto.
5. PROCEDIMENTOS:
- Leituras das histórias pelas crianças;
- Brincadeiras e dramatizações das histórias;
- Gravação das falas das crianças CD.
- Prazer em manusear livros;
- Cuidado e zelo pelos livros;
- Interesse por ouvir histórias;
- Respeito ao colega que fala, sabendo aguardar sua vez;
- Confiança para expressar-se verbalmente, contando uma história;
- Reconhecimento das características boas ou más das personagens;
6. O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER/FAZER:
- Pesquisar diversas versões das histórias escolhidas, escolhendo as mais adequadas, com vocabulário rico e figuras de qualidade;
- Conhecer bem as histórias e o vocabulário envolvido;
- Pensar estratégias de aprendizagem para trabalhar com as histórias;
- Encontrar outros recursos para ilustrar a apresentação das histórias (vídeos, músicas, rimas, imagens, etc)
- Preparar figuras para montar puppets com as crianças;
- Criar conta no slide show.
7. AVALIAÇÃO:
- Observar e anotar a participação individual das crianças nas atividades realizadas.
- Anotar as questões que surgem e as respostas encontradas pelos alunos.
- Perceber se as crianças compreendem e utilizam o vocabulário específico do projeto.
8. BIBLIOGRAFIA:
- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998.
- FERRAZ, Beatriz. Construindo competências para o planejamento de Projetos Didáticos e Sequências de Atividades na Educação Infantil. São Paulo, 2002 (mimeo).
Regina SEMED
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