sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Unknown
09:35
Crianças de 4 a 6 anos
Falar e escutar
Utilização da linguagem como instrumento para ter acesso a informações, compreendê-las e fazer uso delas através da elaboração de perguntas e respostas e da comunicação de impressões e idéias.
A fala das crianças traduz seus modos próprios e particulares de pensar e não pode ser confundida com um falar aleatório. Ao contrário, cabe ao professor ajudar as crianças a explicitarem, para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas valorizando a intenção comunicativa para dar oportunidade aos diálogos.
Práticas de leitura
Entende-se que a criança é capaz de ler na medida em que a leitura é compreendida como um conjunto de ações que transcendem a simples decodificação de letras e silabas. Quando a criança consegue inferir o que está escrito em determinado texto a partir de indícios fornecidos pelo contexto.
A leitura do educador deve ser uma prática constante na educação infantil e pressupõe o trabalho com diversidade de objetos, modalidades e textos que caracterizam as práticas de leitura de fato. As situações propostas às crianças que não dominam a leitura convencional devem dar-lhes oportunidades para que, no contato com diversos textos, possam ler de duas formas: obtendo informação do texto a partir de indicadores presentes no contexto e, no caso de textos memorizados, pelo estabelecimento de correspondência entre partes do falado e partes do escrito.
Práticas de escrita
A criança pode aprender a escrever produzindo oralmente textos com destino escrito, momento em que o educador é o escriba. A criança também aprende ao arriscar-se fazendo como sabe, escrevendo de próprio punho, podendo receber ajuda de quem já sabe, escrevendo de próprio punho, podendo receber ajuda de quem já sabe escrever. Em ambos os casos, é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que se faz da escriba em diferentes circunstâncias.
Esta concepção supõe, uma prática continuada de produção de textos que reproduza contextos cotidianos nos quais escrever tem sentido, buscando a maior similaridade possível com práticas de uso social:
· Escrever para não esquecer alguma informação;
· Escrever para que a mensagem atinja um grande número de pessoas;
· Escrever para identificar um objeto ou uma produção etc.
Orientações didáticas
Ambiente alfabetizador
Quando promove um conjunto de situações de usos reis de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no seu cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo idéias sobre como se lê e como se escreve.
O professor, de acordo com seus projetos e objetivos, pode escolher com que gêneros vai trabalhar de forma mais contínua e sistemática, para que as crianças os conheçam bem.Alguns textos são adequados para o trabalho com linguagem escrita como, por exemplo, regras de jogo, textos impressos em embalagens, receitas culinárias, convites, histórias em quadrinhos, fábulas, relatos históricos, textos de enciclopédia etc.
Organização do tempo
Atividades permanentes: é uma prática diária. Leitura: são organizados com diversos tipos de livros. Jogo de escrita: contém caça-palavras, cruzadinhas, letras móveis etc. Faz-de-conta: traz o cotidiano na interação com a linguagem, como por exemplo, colocar a disposição da criança embalagens diversas, livros de receitas, blocos para escrever etc.
Projetos: Permite conexão aos outros eixos.Os projetos de linguagem oral podem ser propostas através de gravação de conto da família e trazida a sala de aula para pesquisa de reconto de caso ou história da tradição Os projetos de linguagem escrita resulta em diferentes produtos: um livro sobre o tema pesquisado, produção de correspondências etc.
Seqüência de atividade: Pode-se eleger temporariamente, textos quem propiciem conhecer a diversidade possível existente dentro de um mesmo gênero, como por exemplo, ler o conjunto da obra de um determinado autor ou ler diferentes contos sobre dragões ou piratas, ou outras versões do mesmo conto.
Recursos didáticos e sua utilização
A organização do espaço físico deve ser aconchegante, com almofadas, iluminação adequada e livros, revistas etc.organizados de modo a garantir o livre acesso às crianças. Esse acervo deve conter textos dos mais variados gêneros, oferecidos em seus portadores textuais.Também produzidos pelas crianças: coletânea de contos,trava-línguas, jornais,etc.
Gravar conversas da roda de conversas para que o professor possa promover outras situações de interlocução na reformulação de novas perguntas, justificarem as opiniões e expliquem a informação que possuem. O gravador é um excelente instrumento como documento do que aconteceu para reflexão, avaliação e auxilia na prática do professor.
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