Aprendendo os números de forma criativa
Carimbo dos dedos
Materiais:
★: cartolina colorida★ guache colorido | |
A professora oferece guache e cartolina para as crianças – e pronto! É diversão e matemática na certa. Veja como:
Desenvolvimento
1. Distribua as cartolinas para os alunos e dê um pote de guache para cada um. 2. Peça para que eles pintem as mãozinhas e, com os dedos, desenhem um número na cartolina. 3. Oriente-os a espalharem números variados. 4. Eles também podem carimbar as mãos e escrever, ao lado, a quantidade de dedos carimbada ali. |
Palitinhos coloridos Materiais: ★ tinta guache na cores verde, azul, vermelha, amarela, rosa, preta, marrom, roxa, cinza e laranja ★ palitinhos de sorvete ★ fitas de cetim nas mesmas cores ★ canetinha preta ★ cola branca |
1. Separe os palitos em 10 montes: o primeiro monte com 1 palito, o segundo com 2 palitos e assim por diante. 2. Cole os palitos (um sobre o outro) de cada monte e deixe secar. 3. Com o guache, pinte cada monte de uma cor. 4. Após secar, amarre as fitas de mesma cor em torno dos montes. 5. Com a canetinha preta, escreva em cima dos montes o número de palitos que eles contêm. Desenvolvimento Mantenha os conjuntos de palitos sempre na sala. Eles servirão de auxílio para muitas atividades, pois, sempre que o aluno precisar de ajuda para relacionar a quantidade ao número, pode recorrer a eles. Por exemplo, a professora pede para a criança separar 4 brinquedos. Antes de pegá-los, ela pode conferir nos palitos o que, concretamente, são 4 objetos. |
Caixa de coleção Materiais: ★ caixa de sapato ★ papel de presente ★ fita adesiva ★ objetos da escolha do aluno | |
Cada aluno deve ter a sua. E todos aprendem brincando! A meta aqui é contar e relacionar as quantidades aos números. 2. Peça para os alunos trazerem objetos que queiram colecionar, como tampinhas, lápis, bonequinhos, figurinhas, carrinhos etc. Desenvolvimento Com criatividade, pode-se partir para diversos caminhos a partir das caixas. Conforme as crianças forem trazendo os objetos, peça para elas irem contando os seus e o dos coleguinhas. Quem já conseguiu juntar mais? Oriente-as a compararem as quantidades. | |
Observação: Esta atividade ensina também a importância de colecionar e guardar. |
Dica! Envie um bilhete para os pais comunicando a atividade, para que eles auxiliem as crianças na coleta de materiais em que vão colecionar. |
Jogo da memória Materiais: ★ papel cartão ★ canetas hidrocor coloridas ★ adesivos ou desenhos ★ tesoura |
Desenvolvimento 1. Distribua os alunos ao redor de uma mesa. 2. Embaralhe as cartas e organize-as de forma em que todos as vejam. 3. Um aluno deve começar escolhendo uma carta. 4. O par é aquele que tiver a quantidade correspondente ao número, ou vice versa. Vá mediando o raciocínio dos alunos. 5. Se ele não conseguiu achar o par, é a vez do próximo ao seu lado, e assim por diante. 6. A brincadeira acaba quando todas as cartas estiverem viradas. |
Coordenação motora Muitas atividades que envolvem contagem de objetos e, principalmente, desenhos e colagens são muito bem-vindas na faixa etária da Educação Infantil. Isso porque elas estimulam o desenvolvimento da coordenação motora e da coordenação motora fina (em tarefas mais minuciosas, como recortes), essencial para a escrita, que será trabalhada com mais afinco no Ensino Fundamental I. |
Plaquinhas com números Materiais: ★ papel-cartão amarelo e preto ★ barbante ★ cola branca | |
1. Recorte quadrados no papel cartão amarelo. 2. Recorte números de 0 a 10 no papel cartão preto. 3. Cole os números no centro dos quadrados. 4. Faça furos laterais nos quadrados. 5. Corte tiras de barbante e amarre nos furos, para que os quadrados possam ser pendurados como plaquinhas; Desenvolvimento Esta atividade pode ser desenvolvida de duas maneiras. Na primeira, a quantidade de alunos da sala deve ser menor ou igual à de plaquinhas. 1. Distribua uma plaquinha para cada aluno colocar no pescoço. 2. Peça para os alunos se misturarem e, em seguida, formarem uma fila. 3. Pergunte a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência numérica correta, ele está no lugar certo da fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar com um coleguinha e ir para sua posição certa. 4. A brincadeira continua até cada um ocupar se lugar certo na ordem numérica. A segunda forma de desenvolver a atividade é adequada para classes de mais de 11 alunos. Ela é aplicada da mesma maneira, mas os alunos que ficarem de fora é que devem perguntar aos coleguinhas se eles estão nos lugares certos e os ajudarem a mudar de posição na fila. |
Contagem de alunos | |
A contagem é simples, mas funcional: todos os dias, quando os alunos chegam à sala, um é escolhido para contar quantos são os presentes. O número é escrito na lousa, e a professora ainda escreve, ao lado, quantos são os alunos que estão faltando. Trata-se, ainda, de uma introdução às operações matemáticas. |
Colagens Materiais: ★ folhas sulfite, de revista e jornal ★ cola branca ★ tesoura sem ponta |
Desenvolvimento 1. Distribua para os alunos as folhas com os números, as folhas de revista, a cola e a tesoura sem ponta. 2. Peça para eles colarem nas folhas papéis picados na quantidade indicada por número escrito por você nas folhas, ou numa determinada quantidade falada em voz alta. |
Plantação divertida Plantar não é apenas uma atividade ecológica, como pode ajudar os pequenos a desenvolverem a noção de cuidado. Além disso, eles aprendem a contar os grãos. Cada criança coloca uma determinada quantidade de feijões em seu copinho com algodão. Depois, ao longo do crescimento das plantinhas, as crianças também contam a quantidade de brotos que nascem e, mais tarde, de folhas. |
Dica! Deixe os alunos se oferecerem para contar os coleguinhas. |
Números de 1 a 10 Materiais: ★ cartolina ★ tesoura ★ cola ★ jornal | ★ purpurina ★ retalhos de TNT ★ papel de presente ★ revistas ★ fôrmas de doce ★ papel de seda |
Para aprender os números, nada melhor do que entrar em contato com eles. Confeccione-os para que as crianças manuseiem sempre que possível. 1. Recorte os números conforme os moldes. 2. Enfeite os números com jornal, revistas, purpurina etc. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário