DURAÇÃO:
JUSTIFICATIVA:
Brinquedoteca é um espaço criado com o objetivo de proporcionar estímulos para que as crianças possam brincar livremente, interagindo com outras crianças, proporcionando oportunidades para que elas aprendam a jogar,a participar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar, valorizando os sentimentos afetivos e cultivando a sensibilidade e incentivando a valorização do brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social. A presença da brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar às crianças a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável.
OBJETIVO GERAL:
Ter um espaço criativo para a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho;
· Estimular os movimentos da criança, favorecendo assim, o seu equilíbrio emocional;
· Dar oportunidades para a manifestação de potencialidades;
· Alimentar a inteligência e a criatividade;
· Proporcionar maior número de experiências;
· Proporcionar oportunidades para que elas aprendam a jogar,a participar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar;
· Valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade;
· Incentivar a valorização do brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Atividades relativas ao conhecimento da natureza, ao funcionamento dos organismos e das máquinas, buscando despertar toda forma de curiosidade nas crianças e adolescentes;
Atividades criativas envolvendo todas as formas de arte, promovendo um conhecimento maior das técnicas e formas de arte como uma forma de educação dos sentidos para o belo;
Atividades em grupo em forma de jogo ou brincadeira que despertem e desenvolvam habilidades diversas, em particular a capacidade de imaginar e sonhar.
_____________________________________________________________________________
PROJETO - CONTE UMA HISTÓRIA
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
(Bill Gates)
INTRODUÇÃO:
A Literatura Infantil vem crescendo cada vez mais no meio educacional, mas o professor ainda precisa reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância.
Percebendo a importância e a necessidade da turma estar em constante contato com os livros e o mundo magico das histórias infantis, mesmo bem antes da alfabetização, criei um projeto de leitura, que pode ser trabalhado em todas as faixas etárias, basta o professor fazer adaptação.
Área de conhecimento: Interdisciplinaridade
JUSTIFICATIVA:
O projeto pedagógico literatura infantil, oferece a proposta de enriquecer a imaginação dos alunos, proporcionando-lhe a oportunidade de criar, tornando assim uma leitura prazerosa.
Segundo Malamut, “lidas ou contadas ás histórias constitui-se em generosos processos educativo, pois ensinam recriando, dando a criança os estímulos e motivação apropriadas para satisfazer seus interesses, necessidade e sensibilidade”.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos uma forma lúdica de compreender o mundo da literatura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o gosto de ouvir e contar história;
Conhecer os diferentes tipos de histórias;
Resgatar os clássicos da literatura infantil;
Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
Estimular a criatividade e expressão corporal;
Incentivar o manuseio de livros, revistas, gibis e jornais.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Conto e reconto de histórias;
Montagem de livros de histórias;
Dramatizações;
Diferentes técnicas para apresentação da história: contadas, lidas, utilizando fantoches, histórias sem texto, clássicos, avental, DVD, dentre outros;
Modelagem, maquete, máscara;
Músicas;
Desenhos livres;
Pintura com dedos;
Recorte e colagem;
Leitura de imagem;
Atividades contextualizadas integrando os conteúdos.
RECURSOS MATERIAIS
• Giz de cera; giz colorido;
• Tinta guache;
• Massa de modelar;
• Papéis diversos; cola e tesoura;
• Livros, gibis e revistas;
• Dvds
AVALIAÇÃO:
Será continua no decorrer da prática do projeto e será observada a mudança na ação do aluno.
____________________________________________________________________________
PROJETO DE LEITURA - Monteiro Lobato
"Um país se faz com homens e livros".
Introdução:
Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”. Monteiro Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países.
Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas ás crianças, Monteiro Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos.
Uma “viagem” pelo mundo, através das páginas de um livro.
Essa é a proposta do Projeto de Leitura, que será realizado ao longo do ano com alunos.
Objetivo: O Projeto de Leitura tem como objetivo familiarizar as crianças com os livros e estimular o hábito e o interesse pela leitura, buscando cativar e atrair os alunos para terem mais intimidade com o mundo da leitura.
Tendo como tema “Sitio do Pica Pau Amarelo” O Universo de Monteiro Lobato.
Justificativa:
Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo será uma maneira que o CEI, encontrou para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.
Desenvolvimento:
1 - Apresentação do Autor:
Conhecer vida e obra do autor
2 - Apresentação dos principais personagens e suas características:
- Músicas;
- Filmes;
- Cartazes;
- Dobraduras;
- Confecção de bonecos;
- Culinária
3 -Confecção de um livro gigante:
- Produção coletiva
4 – Atividades sugeridas:
Histórias narradas pela professora das mais variadas formas, avental, leitura livre, roda de leitura etc.
Confecção de maquete
Jogos – Cd – rom
Visita ao Sítio do Pica Pau Amarelo em Taubaté
Confecção de livros – receitas e dos personagens
Teatro de fantoche e sombra
Observação do Sítio do Pica Pau Amarelo antigo, primeira versão (DVD) e fotos
Confecção de personagens através de massa de modelar
Construção de uma casinha com caixa de leite para servir de cenário
Exposição de livros
Culminância: Dá se o encerramento do projeto com Primeira Feira do Livro Infantil com participação dos alunos e pais e comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário