quinta-feira, 16 de julho de 2015

PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA

Projeto

Família e escola de mãos dadas com a prática pedagógica.


Apresentação


Este projeto tem a finalidade de ampliar o universo da leitura e escrita dos educados a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula relacionando as datas comemorativas deste mês, tendo em vista a participação dos pais e do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem.

Dessa forma, as atividades propostas serão de grande valia, pois possibilitará aos educandos a troca de experiência e a socialização de saberes, através de reflexões e questionamento acerca dos assuntos estudados.
Assim, por intermédio de pesquisa, o aluno poderá vivenciar o processo de formulação de problemas, elaboração de hipóteses com base nas leituras levantamento de dados, para posterior formação de sínteses individuais e coletivas.
Portanto, diante das necessidades que circundam o cotidiano escolar, enfatiza-se os desafios que permeiam a prática docente e que precisa ser superados dia a dia. No entanto, as sementes que estão sendo lançadas precisam dar bons frutos, mas para isso é necessário empenho e compromisso, pois nada acontece sem esforço e perseverança    

Objetivo Geral

  • Desenvolver estratégias que contemplem a leitura e a escrita e datas comemorativas deste mês incluindo a participação dos pais na escola e em atividades extraclasse numa construção coletiva de experiências e descobertas.

 Objetivo Específico

  • Propor leitura de gêneros textuais relacionando as datas comemorativas deste mês.
  • Discutir alternativas para que haja a participação dos pais na escola.
·         Refletir sobre a importância da interação entre família e escola.

Área de conhecimento

·         Artes visuais
·         Língua Portuguesa
·         Ciências
·         História
·         Geografia
·         Religião
·         Filosofia
·         Inglês


Metodologia

·         Apresentação do projeto
·         Roda de conversa
·         Pesquisa em livros, jornais, revistas, etc.
·         Leitura de gêneros textuais.
·         Desenvolvimento das atividades planejadas com a participação do professor (a), alunos e pais.
·         Produção individual e coletiva acerca dos conteúdos trabalhados.
·         Apreciação das produções (leitura e escrita, desenho, pintura, cartezes).
·         Socialização.
                                                                                                      


Execução

Duração: 19 dias
Público alvo: Educando da 1º e 2º etapa, pais e comunidade local
Escola contemplada: ______________

Cronograma


Fases
Período
Turno: matutino vespertino
Avaliação
Planejamento
 02 A 27 de Agosto DE 2015

Processual
Atividades extraclasses
A critério


Vídeo, gincana e/ou torneio



Apresentação dos trabalhos realizados



Socialização e culminância 
27/08/2015





Avaliação


A avaliação é processo continuo e dinâmico que propicia momentos de reflexão sobre a pratica educativa.
Contudo será feito mediante os seguintes critérios:
·                  Pontualidade
·                  Interesse
·                  Participação oral e escrita
·                  Trabalho individual e coletivo
·                  Assiduidade
                 

Considerações finais

                      É de extrema importância realizar na escola um trabalho que estabeleça uma participação ativa dos pais, e possibilite diferentes situações comunicativas com as quais venham a se deparar na vida cotidiana. Portanto, compreender a sociedade em quer vivemos através do processo histórico e o espaço por ele produzido com resultado das relações sociais é imprescindível para o enriquecimento do educando. Tudo isso deve ser levado em conta no que se refere a uma educação qualitativa que prime por uma aprendizagem que propicie a ampliação das potencialidades numa reciprocidade entre família, escola e comunidade local.
                      Assim, as atividades desenvolvidas apontadas como caminhos que iram reforçar o objetivo contemplado neste projeto. Cabe lembrar que as sugestões aqui contidas podem ser modificadas e/ou recriadas de acordo com as necessidades dos educados e do meio em que estão inseridos                   

          
  
Referências Bibliográficas

Nova escola. Edição especial alfabetização. Fundação Victor Civita, São Paulo.
Bonini, luci Mendes de Melo
Alfabetização, volume único e livro do professor. São Paulo Ática, 2004 série Brasil        

  
MATERIAL DE APOIO


·         CARTAZES
·         PAPEL XAMEX
·         LIVROS
·         PINCEL ATÔMICO
·         LÁPIS DE COR
·         PAPEL PARDO
·         ALFABETO MÓVEL
·         QUADRO DE GIZ
·         TEXTOS
·         REVISTAS
·         JORNAIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário