Família e escola de mãos dadas com a prática pedagógica.
Apresentação
Este projeto tem a finalidade de ampliar o universo da leitura e escrita dos educados a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula relacionando as datas comemorativas deste mês, tendo em vista a participação dos pais e do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, as atividades propostas serão de grande valia, pois possibilitará aos educandos a troca de experiência e a socialização de saberes, através de reflexões e questionamento acerca dos assuntos estudados.
Assim, por intermédio de pesquisa, o aluno poderá vivenciar o processo de formulação de problemas, elaboração de hipóteses com base nas leituras levantamento de dados, para posterior formação de sínteses individuais e coletivas.
Portanto, diante das necessidades que circundam o cotidiano escolar, enfatiza-se os desafios que permeiam a prática docente e que precisa ser superados dia a dia. No entanto, as sementes que estão sendo lançadas precisam dar bons frutos, mas para isso é necessário empenho e compromisso, pois nada acontece sem esforço e perseverança
Objetivo Geral
- Desenvolver estratégias que contemplem a leitura e a escrita e datas comemorativas deste mês incluindo a participação dos pais na escola e em atividades extraclasse numa construção coletiva de experiências e descobertas.
Objetivo Específico
- Propor leitura de gêneros textuais relacionando as datas comemorativas deste mês.
- Discutir alternativas para que haja a participação dos pais na escola.
· Refletir sobre a importância da interação entre família e escola.
Área de conhecimento
· Artes visuais
· Língua Portuguesa
· Ciências
· História
· Geografia
· Religião
· Filosofia
· Inglês
Metodologia
· Apresentação do projeto
· Roda de conversa
· Pesquisa em livros, jornais, revistas, etc.
· Leitura de gêneros textuais.
· Desenvolvimento das atividades planejadas com a participação do professor (a), alunos e pais.
· Produção individual e coletiva acerca dos conteúdos trabalhados.
· Apreciação das produções (leitura e escrita, desenho, pintura, cartezes).
· Socialização.
Execução
Duração: 19 dias
Público alvo: Educando da 1º e 2º etapa, pais e comunidade local
Escola contemplada: ______________
Cronograma
Fases
|
Período
|
Turno: matutino vespertino
|
Avaliação
|
Planejamento
|
02 A 27 de Agosto DE 2015
|
Processual
| |
Atividades extraclasses
|
A critério
| ||
Vídeo, gincana e/ou torneio
| |||
Apresentação dos trabalhos realizados
| |||
Socialização e culminância
|
27/08/2015
|
Avaliação
A avaliação é processo continuo e dinâmico que propicia momentos de reflexão sobre a pratica educativa.
Contudo será feito mediante os seguintes critérios:
· Pontualidade
· Interesse
· Participação oral e escrita
· Trabalho individual e coletivo
· Assiduidade
Considerações finais
É de extrema importância realizar na escola um trabalho que estabeleça uma participação ativa dos pais, e possibilite diferentes situações comunicativas com as quais venham a se deparar na vida cotidiana. Portanto, compreender a sociedade em quer vivemos através do processo histórico e o espaço por ele produzido com resultado das relações sociais é imprescindível para o enriquecimento do educando. Tudo isso deve ser levado em conta no que se refere a uma educação qualitativa que prime por uma aprendizagem que propicie a ampliação das potencialidades numa reciprocidade entre família, escola e comunidade local.
Assim, as atividades desenvolvidas apontadas como caminhos que iram reforçar o objetivo contemplado neste projeto. Cabe lembrar que as sugestões aqui contidas podem ser modificadas e/ou recriadas de acordo com as necessidades dos educados e do meio em que estão inseridos
Referências Bibliográficas
Nova escola. Edição especial alfabetização. Fundação Victor Civita, São Paulo.
Bonini, luci Mendes de Melo
Alfabetização, volume único e livro do professor. São Paulo Ática, 2004 série Brasil
MATERIAL DE APOIO
· CARTAZES
· PAPEL XAMEX
· LIVROS
· PINCEL ATÔMICO
· LÁPIS DE COR
· PAPEL PARDO
· ALFABETO MÓVEL
· QUADRO DE GIZ
· TEXTOS
· REVISTAS
· JORNAIS