terça-feira, 31 de março de 2015

PROJETO: VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA

Projeto de leitura



JUSTIFICATIVA:
·         COM BASE NOS RESULTADOS DO RENDIMENTO ESCOLAR DO PRIMEIRO DIAGNÓSTICO DESTE ANO LETIVO, DECIDIMOS DESENVOLVER ESTE PROJETO PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM AVANÇAR NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA, E QUE AS MESMAS     VENHAM A CONHECER OS VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS.
OBJETIVO GERAL:
·         AVANÇAR NO CONHECIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA E DO SISTEMA;
·         APROXIMAR OS ALUNOS AOS VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS.

PÚBLICO ALVO:
·         CIRAÇAS DE 04 E 05 ANOS

DURAÇÃO:
·         06 MESES

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         LER E RELER TEXTOS QUE OS ALUNOS CONHECEM DE MEMÓRIA, FAZENDO CORRESPONDENCIA ENTRE A ORALIDADE E A ESCRITA;
·         RECONHECER O USO FUNCIONAL DO TEXTO;
·         PROPORCIONAR AOS ALUNOS, CONDIÇÕES DE CONHECEREM E VALORIZAREM OS CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL E SEUS CRIADORES;
·         ESTABELECER VÍNCULO PRAZEROSO COM A LEITURA E ESCRITA, ASSIM COM DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL;
·         DESENVOLVER O GOSTO POR DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS;
·         TRABALHAR A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL ATRAVÉS DE POEMAS E CANTIGAS DE RODAS;
·         PROPORCIONAR AOS ALUNOS A COMPARAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS;
·         UTILIZAR DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE LEITURA;
·         OUVIR COM INTERESSE A LEITURA DE DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS FEITA PELA PROFESSORA;
·         DESENVOLVER COMPORTAMENTOS DE LEITOR;
·         LER, MESMO QUE DE FORMA NÃO CONVENCIONAL;
·         FAMILIARIZAR-SE COM A ESCRITA POR MEIO DO MANUSEIO DE MATERIAIS DIVERSOS;
·         PRODUZIR, AINDA QUE NÃO CONVENCIONALMENTE, ESCRITAS EM SITUAÇÕES QUE SE APROXIMAM DO USO SOCIAL, DE ALGUNS TEXTOS QUE CONHECER DE MEMÓRIA E DE OUTRAS AUTORIAS (COMO BILHETES E CONVITES).
CONTEÚDOS E ÁREAS DE CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·         PARTICIPAÇÃO NAS SITUAÇÕES DE LEITURA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS FEITA PELO PROFESSOR;
·         AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA CAPACIDADE DE MANTER-SE ATENTO DURANTE A LEITURA DO PROFESSOR;
·         ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE O QUE ESCUTA COM AS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS;
·         ELABORAÇÃO DE COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS OUVIDOS;
·         LEITURA DE TEXTOS POÉTICOS, TRECHOS DE CONTOS, LISTAS, MÚSICAS, MESMO QUE AINDA NÃO LEIA CONVENCIONALMENTE;
·         EXPLORAÇÃO DE LIVROS REVISTAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, JORNAIS ETC.
·         IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM LISTAS QUANDO SOUBER DO QUE SÃO AS LISTAS;
·         VALORIZAÇÃO DA LEITURA COMO FONTE DE PRAZER E ENTRETENIMENTO;
·         RECONHECIMENTO DOS DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS (REVISTAS, JORNAIS, FOLHETOS, POSTAIS ETC);
·         OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE LIVROS, REVISTAS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ETC;
·         ESCRITA DE TÍTULOS DE HISTÓRIAS E LIVROS;
·         ESCRITA DE POEMAS, PARLENDAS PREFERIDOS;
·         ESCRITA DE INGREDIENTES PARA REALIZAR UMA RECEITA CULINÁRIA;
PROCEDIMENTOS:
·         APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO;
·         CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE O QUE ELES SABEM SOBRE O ASSUNTO;
·         CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE O QUE ELES SABEM SOBRE O ASSUNTO;
·         SELECIONAR MATERIAS PARA SEREM USADOS DURANTE O PROJETO, ANTECIPADAMENTE;
·         RODA DE LEITURA PARA PROMOVER O CONTATO DAS CRIANÇAS COM BONS LIVROS E OUTROS MATERIAIS ESCRITOS;
·         SITUAÇÕES EM QUE AS CRIANÇAS DEVEM COMENTAR OS LIVROS LIDOS NA ESCOLA;
·         LEITURA PERMANENTE EM VOZ AUTA PELO PROFESSOR DE VÁRIOS TIPOS DE TEXTOS;
·         PARTICIPAÇÃO EM SITUAÇÕES EM QUE TENHA QUE AJUSTAR O ORAL (O QUE ESTA
ESTÁ LENDO) AO QUE ESTÁ ESCRITO NO TEXTO;
·         LEITURA DE LISTAS DE PALAVRAS DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO;
·         LEITURA EM SITUAÇÕES LÚDICAS QUE ENVOLVEM O JOGO SIMBÓLICO (DIFERENTS ESPAÇOS ORGANIZADOS COM MATERIASI PARA SEREM LIDOS: CATÁLOGO TELEFÔNICO, PANFLETOS DE SUPERMERCADOS, REVISTAS, LIVRO DE RECEITAS, ETC;
·         VISITA À BIBLIOTECA LOCAL E DE RIO BRANCO.
RECURSOS
LIVROS, REVISTAS, JORNAIS, COLETANEA DE PARLENDAS, COLETANES DE ATIVIDADES, COLETANEA DE CANTIGAS DE RODA, COLA, TESOURA, GIZ DE CERA, LÁPIS DE COR, PINCEL, LÁPIS PRETO, HIDROCOR, CARTOLINA, PAPÉL MADEIRA, PAPÉL CARTÃO ÔNIBUS, MICROFONE, CAIXA AMPLIFICADA, APARELHO DE DVD, MICROSISTER, TV, CD, DVD.
AVALIAÇÃO:
OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE COMO AS CRIANÇAS PROCEDEM EM QUANTO REALIZAM AS ATIVIDADES DO PROJETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário