terça-feira, 31 de março de 2015



Projeto “NO MUNDO ENCANTADO DAS HISTÓRIAS”


EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA: Desde pequenas, as crianças interessam-se pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para o seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

As obras literárias nos possibilitam estabelecer relação entre a teoria e a prática, para atingir determinadas finalidades educativas. Sendo assim, através deste projeto “No mundo encantado das histórias”, busco atingir o objetivo de criar leitores, bem como, desenvolver os conhecimentos da língua escrita.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar oportunidades de aprendizagens ‘as crianças e desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Entrar em contato com diversas histórias infantis;

·         Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;

·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;

·         Ampliar a expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens;

·         Avançar na hipótese de escrita e leitura;

·         Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos textos e nos nomes dos personagens;

·         Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

CONTEÚDOS:

¯ Conto e reconto de histórias;

¯ Interpretação r dramatização;

¯ Práticas de escrita e leitura;

¯ Produção textual coletiva;

¯ Bilhete;

¯ Carta;

¯ Expressão oral e corporal;

¯ Gêneros literários;

¯ Expressividade;

¯ Valores;

¯ Fazer artístico;

¯ Recorte e colagem;

¯ Contagem;

¯ Números e operações;

¯ Raciocínio lógico;

¯ Construção de gráfico;

¯ Agrupamentos;

¯ Brincadeiras e jogos;

¯ Seres vivos;

¯ Alimentação

METODOLOGIA:

$ Leitura das histórias

$ Interpretação oral e escrita;

$ Dramatizar histórias;

$ Construir textos coletivos, utilizando figuras sequenciadas

$ Cruzadinhas;

$ Recorte e colagem de palavras e imagens;

$ Listagem de palavras;

$ Desenhos e pinturas relacionadas com a leitura;

$ Dobradura;

$ Criação e continuação de histórias;

$ Confeccionar fantoches;

$ Brincadeiras que envolvam lateralidade e corporeidade;

$ Construir um quebra-cabeça da história;

$ Escrita espontânea dos nomes dos personagens;

$ Visita a biblioteca;

$Escrever um bilhete para os pais sobre o produto que cada criança deverá trazer para sanduíche;

$ Dia do sanduíche (cada criança fará o seu próprio sanduíche)

$ Escrita de uma carta, contando a história da turma;

$ Construir um animal de sucata e apresentar suas características;

$ Construir um gráfico de quantidades de letras das palavras estudadas;

$ Completas as palavras com as letras que faltam;

$ Construção das quantidades 5, 6,7, 8, 9, 10;

$ Resolução de situações problemas de adição e subtração;

$ Trabalhas com os fonemas e grafemas das letras:          S, R, T, G, L, N, V, Z, X, Q.

 CRONOGRAMA: setembro a dezembro

AVALIAÇÃO:

Será observado se a criança:

·         Participa das atividades, interagindo com o grupo;

·         Demonstra iniciativa;

·         Elabora perguntas respostas de acordo com o contexto;

·         Reconta histórias com as características próximas a original;

·          Participa de atividades de escrita e leitura;

·         Constrói e quantifica números;

·         Associa os sons das letras contidas nas palavras;

·         Evoluiu na hipótese de escrita e leitura;

·         Respeita as regras de convivência social.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário